O omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo de vários canais, ligados entre si, que possuem o objetivo de aproximar a relação do online e do offline, melhorando dessa forma a experiência de compra do cliente. Essa tendência mais usada entre os varejistas visa à convergência do virtual e do físico em comércios.

Essa estratégia é tanto uma inovação quanto uma resposta à demanda dos clientes, voltada para oferecer uma mais completa e melhor experiência de compras. É um investimento que as empresas estão desenvolvendo em meios digitais, com aplicativos mobile e investimento em SEO.  

Quer saber mais sobre o omnichannel e como ele funciona? Continue a leitura e entenda o porquê dessa estratégia ser tão conhecida atualmente.

Como funciona o omnichannel?

A experiência omnichannel baseia-se no uso interligado de diversos canais de comunicação. O conceito de omnichannel é constituído pelo prefixo “omni” que, em latim, transmite o sentido de completude ou algo inteiro e o termo “channel”, traduzido para português como “canal”. 

Juntando essas duas partes, temos um significado próximo de “todos os canais”. Porém, apenas nos limitando à semântica da palavra, não podemos abranger o significado da estratégia, podendo até confundi-la com multichannel e cross channel, outros termos também muito utilizados e que se referem à experiência do usuário com os canais.

Por que o omnichannel é tão popular?

As estratégias de venda que buscam criar uma experiência única para o consumo e cada vez mais prática é um desafio que muitas empresas querem alcançar, principalmente porque os consumidores estão mais exigentes e procuram uma maior comodidade. Portanto, estes canais de venda tornaram-se um requisito para as marcas diante do mercado.

Quais são os benefícios de oferecer uma experiência omnichannel?

Investir em uma melhor estratégia para os seus clientes é fundamental e traz inúmeras vantagens, afinal, todo esse trabalho tende a aumentar a satisfação deles. Sendo isso realizado, a empresa tem mais chances de:

  • Melhorar os serviços oferecidos e as vendas;
  • Progredir no processo de fidelização;
  • Desenvolver mais a imagem de sua marca.

Sendo assim, por meio desse processo, os pontos de contato com o cliente são totalmente desenvolvidos, otimizando assim estes procedimentos, o que representa um ganho para a organização, que tende a crescer depois de toda essa análise.


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Qual a melhor forma de transformar seu negócio em omnichannel?

O omnichannel tem sempre o objetivo de aumentar o sentimento de satisfação do cliente. Para isso, é preciso conhecer a persona do seu negócio, ou seja, um personagem fictício criado com a finalidade de representar um cliente ideal para suas vendas.

Com ela criada, é possível obter um grande número de informações, como os hábitos de compra. A partir deste conhecimento, pode-se compreender melhor as demandas dos clientes e personalizar as vendas com base em suas características.

Depois disso, o próximo passo é integrar os canais da empresa. Com eles definidos, é preciso personalizá-los com base nas informações obtidas depois da construção da persona. Essa inclusão alinha o meio online com o offline, eliminando falhas entre as áreas da empresa (de vendas, marketing e suporte, por exemplo).

O passo final, então, é testar tudo o que já foi feito: verificar o funcionamento e avaliar a qualidade da integração e dos canais.

Seguindo estes passos, você diminui riscos e possíveis falhas da estratégia omnichannel e aproveita uma experiência mais completa, trazendo vantagens e muitos benefícios para a sua companhia.

Este artigo foi desenvolvido por Natasha Tochini, redatora da MadeInWeb, onde você encontra tudo sobre aplicativos, dicas e novidades na tecnologia.