Além de um site institucional responsivo e que atenda as necessidades do seu cliente, investir na instalação de chatbots é um passo fundamental rumo ao crescimento das pequenas e médias empresas. Afinal, essa ferramenta é capaz de aprimorar a experiência de navegação do consumidor, assim como sua jornada de compra.   

Sabendo da sua importância no meio corporativo, decidimos trazer esse artigo explicando o que são esses bots e como eles podem contribuir para o desenvolvimento do seu negócio.

O que é um chatbot?   

O chatbot é um robô capaz de interagir com as pessoas e responder a diferentes questionamentos via mensagem de texto. Sendo assim, ele fica incumbido de tirar as dúvidas dos usuários de forma rápida e precisa, trazendo soluções efetivas e aumentando o grau de satisfação do seu público.

O nível de popularidade dessa ferramenta tem crescido ano após ano, dado sua extrema eficácia no que se refere ao atendimento ao cliente.  Com os chatbots fazendo parte do dia a dia da sua empresa, seus funcionários poderão direcionar seus esforços para atividades mais complexas, já que todo serviço burocrático e maçante ficará por conta do software.

E quais são os principais benefícios dos chatbots para as pequenas e médias empresas?  

Embora muitos ignorem esse fato, a verdade é que os chatbots já estão presentes na vida das pessoas há muito tempo. Quando você pede um delivery ou busca pelos melhores preços de um determinado produto, adivinha quem te ajuda com essas informações?!  

Dentro das organizações, os bots podem ser alocados em diversos setores e contribuir de diferentes formas. Fora isso, eles funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que seus clientes consigam entrar em contato com a sua empresa sempre que acharem necessário. A seguir, listaremos algumas das vantagens provenientes dessa tecnologia. Confira: 

Use os bots para aperfeiçoar as ações do seu time de vendas

Você pode usar os chatbots para auxiliar o seu time de vendas. Afinal, o software é capaz de realizar funções como o envio de promoções via e-mail, captar leads de qualidade, nutrir o seu cliente com materiais educativos sobre o seu produto, entre muitas outras coisas.

Aliás, é normal algumas pessoas ficarem em dúvida com relação à eficiência dos formulários e dos chatbots.  De modo geral, podemos dizer que os bots são mais vantajosos, pois eles adotam uma atitude ativa, buscando trazer soluções para o seu cliente assim que ele entra no seu site.   Já os formulários funcionam de maneira passiva, exigindo que os usuários preencham seus dados manualmente, o que pode reduzir a efetividade do processo.   

Aumento na geração de leads   

Conforme já falamos no texto, a captação de dados dos usuários contribui diretamente para a geração de leads de qualidade. Fora isso, através do envio de conteúdos educativos você consegue manter os seus clientes informados, o que por sua vez aumenta a credibilidade da sua marca.

Automatização de processos

Uma coisa é certa: ninguém gosta de esperar para receber informações sobre determinado produto ou serviço, seja via telefone ou caixa de mensagens.  

Veja que, com o advento da internet, as pessoas se acostumaram a obter informações quase que de maneira instantânea, não havendo a necessidade de aguardar dezenas de minutos para resolver os seus problemas.  Sendo assim, automatize os processos de interação da sua empresa e aumente sua carteira de clientes. 


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Melhora na comunicação com a equipe

Realizar trabalhos repetitivos e cansativos é um problema para qualquer equipe. Logo, os bots automatizam tarefas que precisam ser realizadas frequentemente, além de concluí-las no momento correto.

Isso reduz – e muito – a quantidade de erros cometidos, bem como eleva o nível de produtividade da equipe. Como se não bastasse, você ainda consegue melhorar a comunicação entre os setores, garantindo que todos tenham acesso aos mesmos dados. 

Personalize o software 

A tecnologia por trás dos chatbots faz com que ele seja capaz de processar uma quantidade imensa de informações com bastante agilidade. Logo, é possível personalizar os atendimentos e gerenciar as ligações telefônicas, enriquecendo ainda mais as etapas de interação com seus leads.

Confira como você pode usar os chatbots na sua pequena/média empresa 

Agora que você viu as vantagens do chatbot, vamos ver como ele pode ser usado na prática.

Agendamento de reuniões

O agendamento de reuniões é uma excelente maneira de facilitar o dia a dia da sua empresa. Isso porque o seu cliente encontrará um sistema totalmente automatizado, onde ele próprio poderá escolher o melhor horário para marcar a reunião Alguns dos benefícios dessa prática, são: 

  • Economia de tempo, já que você não vai precisar analisar os horários disponíveis para a reunião;
  • O acesso aos horários e dias disponíveis é bastante prático;
  • Os próprios clientes decidem quando vão querer realizar o encontro.

Melhores resultados mesmo com menor investimento 

Com a automatização de processos, vem também a redução de erros. Com a redução de erros, você obtém melhores resultados e consegue elevar a lucratividade da empresa – isso sem falar que os chatbots substituem estratégias de prospecção caríssimas disponíveis no mercado.  

O chatbot consegue criar um fluxo de perguntas automatizado, evitando que seus funcionários precisem responder às questões dos clientes com pressa, ou então deixá-los esperando até conseguir uma solução apropriada.