Conheça os principais impactos do desenvolvimento de softwares nas empresas e como preparar a sua organização para se beneficiar com a transformação digital.

Os impactos da transformação digital deixam o mercado cada vez mais competitivo. Afinal, com o avanço no desenvolvimento de softwares, as empresas se tornaram ainda mais produtivas e eficientes. 

A verdade é que a tecnologia vem tomando conta das organizações, seja modificando a rotina dos colaboradores, facilitando processos ou transformando a experiência do consumidor.

Observando organizações de sucesso dentro da indústria brasileira, podemos afirmar que, atualmente, para manter-se competitivo e responder com eficiência às novas demandas do mercado, é importante se atualizar sobre as principais tendências da tecnologia. 

Afinal, a criação de soluções digitais tem sido responsável por descomplicar o dia a dia de empreendedores e impulsionar os resultados de muitas organizações.

Procura soluções para otimizar sua gestão e deixar seus processos mais ágeis e eficientes? Continue a leitura para saber mais.

O que é desenvolvimento de softwares?

O desenvolvimento de softwares se tornou um investimento fundamental para as organizações que buscam otimizar seus departamentos e substituir processos manuais por tecnologias de automação.

Em smartphones, tablets, entre outros computadores, por exemplo, existem recursos valiosos que permitem os usuários executarem diferentes atividades. Todos esses “programas” que obedecem comandos são softwares criados por desenvolvedores para te apoiar de alguma maneira.

Podemos dizer que essa cultura de inovação tomou conta do nosso dia a dia e da maior parte das empresas, visto que muitas já não conseguem se enxergar sem o suporte  de ferramentas digitais.

De modo geral, um software, em sua estrutura básica, é composto por uma série de códigos interligados e conectados que geram um produto virtual. 

O papel do desenvolvedor, um dos profissionais mais requisitados no setor de TI, (saiba como recrutar desenvolvedores) é criar sequências de códigos que, quando executados, resultam em uma aplicação de diversos tipos. No fim, em vez do usuário final visualizar códigos, ele verá a solução pronta para uso.

Impactos do desenvolvimento de softwares na indústria

Maior mobilidade

A criação de softwares é um dos principais responsáveis por levar mobilidade para as empresas, afinal, soluções mobile estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, graças a popularização de dispositivos como smartphones e tablets. Ou seja, a tecnologia mobile se consolidou como uma excelente alternativa para as organizações que buscam por agilidade, flexibilidade e otimização de suas operações.

Nesse sentido, a mobilidade e a flexibilidade gerada pelo uso de softwares também se tornaram fundamentais para alavancar resultados em muitos negócios. O uso de aplicativos, por exemplo, tem facilitado a gestão de muitos processos, além de otimizar atividades de atendimento, comunicação, controle, entre outros.


Veja também:


Ferramentas customizadas

A criação de softwares para facilitar a rotina das empresas já se tornou comum ao longo dos anos, entretanto, as necessidades foram ficando cada vez mais específicas e a tecnologia precisou acompanhar as novas demandas.

Atualmente, é cada vez mais comum empresas optarem por soluções customizadas para responderem de forma mais completa as necessidades mais peculiares de seus processos ou clientes.

Com isso, na hora de implementar a transformação digital em uma empresa, é importante considerar a criação de soluções tecnológicas customizadas para ser mais preciso e eficaz. Afinal, nesse caso, o software será criado para atender requisitos específicos para um determinado contexto, modelo de negócio ou estratégia.

Mais agilidade

Com a criação de softwares para facilitar processos específicos dentro da indústria, é possível ganhar mais tempo e, consequentemente, dinheiro. 

Além disso, o investimento em tecnologias gera uma cultura inovadora dentro da empresa, fazendo com que as equipes de trabalho executem suas tarefas de forma cada vez mais descomplicada e criativa, afinal, sem perder tempo com atividades burocráticas, a organização poderá direcionar o foco para ações de maior impacto.

Veja outras possibilidades geradas pela tecnologia na indústria:

  • Otimização de tarefas;
  • Maior nível de interação entre os setores;
  • Fluxo de dados e informações precisas e atualizadas;
  • Maior controle sobre os processos;
  • Maior autonomia para tomada de decisões;
  • Melhoria no atendimento ao cliente;
  • Redução de custos; entre outros.

De modo geral, os impactos do desenvolvimento de software nas empresas estará diretamente ligado à necessidade de quem solicitou o projeto, visto que as tecnologias são moldadas para resolverem problemas específicos. Entretanto, vale lembrar que a escolha de uma tecnologia deve ser coerente com a estratégia usada na gestão.