Se você está disposto a montar o seu próprio negócio online, saiba que estruturar um plano de negócio é um dos primeiros passos a se fazer. E antes que você pergunte, sim, ter um negócio online é seguir as mesmas tradições de um negócio físico. 

Saiba que vale a pena investir algum tempo para pensar em seu negócio com cuidado e definir, ao mesmo tempo, suas ferramentas de e-commerce, por exemplo. Isso pode te poupar bastante tempo e dinheiro no futuro. 

Neste artigo, vamos aprofundar nos principais elementos de um plano de negócios de e-commerce, que é muito diferente de escrever um plano de negócios tradicional. Ele será um norte para futuramente você saber como gerenciar um e-commerce.

O objetivo de um plano de negócios é ajudá-lo a colocar suas ideias no papel, por isso, não se preocupe em fazer um plano de negócios bonito ou excessivamente longo.  Você só precisa se preocupar com a apresentação, caso vá mostrá-lo para um investidor, por exemplo.  

Passo a passo para montar seu plano de negócio para e commerce 

O primeiro passo para começar a elaborar seu plano de negócio para e-commerce é criar uma proposta de valor curta e direta, isso será um bom indicador do quão clara está sua ideia. 

Escreva de maneira objetiva destacando os benefícios do seu produto como se estivesse explicando para um investidor ou cliente. 

Coloque os benefícios do produto ou benefícios emocionais, mostre o quão seu produto pode ajudar a resolver alguma dor ou necessidade de uma pessoa. 

Modelo de negócio 

Existem várias maneiras de vender um produto na internet e vários modelos de negócios diferentes que podem ser usados. Dependendo do que você pretende vender, um pode ser melhor do que o outro. É importante pensar em qual faz mais sentido para seu produto. 

Dessa forma, alguns elementos importantes são, o que esta sendo vendido e como está sendo anunciado.

Defina quais seus produtos, como:

  • Roupas, calçados, móveis;
  • Serviços de software, cursos online, e-books;
  • Serviços de reparos e consertos, limpeza doméstica, etc.

Para quem você está vendendo?

Business to Business (B2B), aquele direcionado para organizações, corporações e organizações sem fins lucrativos. Business to Consumer (B2C), diretamente para o consumidor final Marketplace é intermediário, faz a ponte entre empresas e clientes (B2B ou B2C) para um determinado site.

Qual a origem do seu produto? 

Fabricação Interna, a empresa faz seu próprio produto. Terceirizado, a fabricação é feita por outra empresa. Parceria, um fabricante produz seu produto, empacota e envia diretamente para o cliente.  

Atacado, você compra produtos ou serviços de outras empresas em grande quantidade para revender.

Vendas

Com seu produto pronto e site estruturado você  deve pensar em maneiras de como vender o seu produto. E nada melhor do que direcionar tráfego para o seu site. 

Porém, é válido lembrá-lo que primeiro você irá precisar conhecer seu cliente, sendo ideal criar uma persona do seu público. 

Feito isso, é hora de definir quais canais de comunicação vai usar para atrair a atenção do seu cliente: Facebook, Instagram, Pinterest, Google, entre outros.

Outro detalhe importante é saber o quanto você deve gastar para adquirir um cliente. Para isso, é preciso saber qual é o valor do cliente ou Lifetime Value(LTV).

Como você está começando, ainda não terá muitos dados, mas é importante que você já comece a se familiarizar com isso para não gastar mais do que ganha com seu cliente.


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Finanças 

Essa parte do seu plano de negócios para e-commerce é usada para prever vendas, despesas e receita líquida do negócio. O ideal é criar um cronograma mensal de planilhas mostrando os seguintes pontos:

  • Receita: quanto se espera vender;
  • Despesas fixas: são aquelas despesas que não importa o quanto você movimente, todo mês você as terá, como aluguel, assinaturas mensais, salários de funcionários;
  • Despesas variáveis: são aquelas que mudam em proporção direta ao valor de venda. Por exemplo: custo das mercadorias vendidas.

Isso ajuda a entender melhor o que você precisa alcançar para atingir suas metas de lucro. 

Questionários

Criar questionário ajuda na elaboração de um plano estratégico de comércio eletrônico, a fim de aumentar as chances de sucesso das lojas virtuais.

Alguns requisitos são considerados como ponto de partida para a elaboração de um plano estratégico de e-commerce.

A preparação para elaboração de um plano envolve responder às perguntas listadas a seguir. Algumas questões se referem ao mercado e setor, e outras se referem a características de sua empresa.

Características do mercado e do setor

  • Quais as características do mercado on-line para os seus produtos?
  • Que parcela das vendas dos produtos é representada por e-commerce?
  • Em que países encontra-se concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas on-line desses produtos?
  • Que tipos de clientes compram por esse meio e quais são os seus hábitos de compra?
  • Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual é o seu tamanho e quais são suas características?
  • Quais são os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas on-line?

Se, inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas.

Desta maneira fica muito mais claro compreender e definir como o plano montado para seu negócio deve seguir.

Esperamos ter ajudado com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar.