Quem pretende iniciar a digitalização de um negócio, desenvolver um e-commerce ou iniciar um blog ou site certamente já se deparou com o WordPress entre as opções de plataformas, mas por que ela é tão relevante assim e por que levar essa opção a sério?

64,8% da internet usa WordPress, o que o torna o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português) mais usado no globo. Em números, são mais de 60 milhões de pessoas. Uma informação como essa já mostra a confiabilidade da plataforma, mas não é tudo.

Existem mais de 55.000 plugins integráveis com a plataforma. Isso significa que é possível realizar muitas personalizações e obter inúmeras funcionalidades sem a necessidade da contratação de um programador a cada alteração ou altos investimentos em desenvolvimento.

Embora alguns plugins não sejam gratuitos, o investimento na utilização de um software já desenvolvido pode custar milhares de reais a menos do que o desenvolvimento de uma solução própria.

Abaixo, uma pequena apresentação sobre o que é o WordPress e porque usá-lo para criar seu site ou o site da sua empresa, mas, antes disso, vamos esclarecer o que é CMS.

CMS – Content Management System

CMS ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é o sistema utilizado para administrar a maioria das páginas disponíveis na internet.

Para que os usuários da web tenham acesso a qualquer tipo de conteúdo, como esse que você está lendo, é necessário que alguém o tenha publicado, do “lado de dentro” da vitrine.

O sistema que possibilita que um usuário inclua conteúdo e outro usuário receba através de sua tela é o CMS, que opera em lojas virtuais, blogs, portais, marketplaces e em praticamente tudo que pode ser acessado através do navegador.

Maior CMS do Mundo

Como citado acima, 64,8% dos sites online atualmente utilizam WordPress, segundo dados publicados em abril de 2021 pelo site da W3Techs.

Seus concorrentes figuram com participações muito menores no mercado. 

O Shopify tem uma participação de 5,5%, o Squarespace e Wix contam com 2,5% cada, enquanto os outros contam com participações ainda menores.

Utilizado pelas maiores empresas do mundo

O fato do WordPress ser um CMS gratuito não faz dele, nem de longe, uma opção inferior aos concorrentes pagos. Muito pelo contrário, e uma das provas disso é que o WordPress é utilizado pelas maiores empresas do mundo, entre elas, o  blog da PlayStation, o site da BBC America e o da Forbes.

Segurança Avançada

O WordPress recebe atualizações de seguranças frequentemente, o que faz com que o sistema esteja sempre um passo a frente de qualquer ataque.

Além das próprias atualizações fornecidas pela plataforma, ainda é possível contar com plugins desenvolvidos especialmente para reforçar a segurança do WordPress, tornando qualquer espécie de operação ainda mais segura.

Possibilidades Infinitas

Se pode ser pensado, pode ser feito no WordPress.

Qualquer tipo de visualização que se possa desejar pode ser obtida através da aplicação de um tema.

Qualquer cor, fonte, formato ou estrutura que possa ser pensada para um site pode ser aplicada com um tema pronto, que pode ser gratuito ou pago e que pode ser customizado de acordo com o gosto ou necessidade do seu titular.

Em relação às funcionalidades, as possibilidades são tão infinitas quanto.

Com o WordPress é possível criar um site de conteúdo, um portal de notícias, um e-commerce, um marketplace, um site institucional ou qualquer outro tipo de página.

Entre as funcionalidades integráveis estão e-mail marketing, AntiSpam, ativação ou desativação de comentários, meios de pagamento ou doação, pop-ups, comunicação com marketplaces e outros sites, programas e sistemas de afiliados, área de membros, login social e o que mais sua mente for capaz de imaginar.

O Google “gosta” do WordPress

Um dos objetivos da grande maioria dos sites é ter seus conteúdos posicionados na primeira página do Google organicamente. Se for possível figurar entre as primeiras colocações, melhor ainda.

Para conseguir realizar tal missão é preciso cumprir alguns critérios de SEO (Search Enginee Optimization) ou Engenharia de Otimização de Buscas.

Alguns desses critérios são:

  • Velocidade – O site precisa ser rápido e carregar sem erros.
  • Mobile First – A maior parte dos acessos à internet hoje acontece através de dispositivos móveis e para garantir que o usuário terá a melhor experiência, o site precisa ter excelente usabilidade em celulares e smartphones.
  • Lógica de programação eficiente – Um site sem erros, sem excesso de carregamentos desnecessários e com um código limpo, tem preferência aos olhos do buscador.

Ainda existem diversos outros critérios relacionados à SEO, mas quando o assunto é relacionado ao que uma plataforma pode fazer, o WordPress realmente colabora com a otimização.

Plugins como o W3Total Cache, por exemplo, compactam os arquivos CSS e Javascript, otimizam o uso do cache dos navegadores dos usuários, reduzem as requisições ao banco de dados e ainda realizam outras otimizações.

O Yoast SEO, outro aplicativo desenvolvido para WordPress, oferece, de forma didática, todas as sugestões necessárias para fazer com que um conteúdo chame mais atenção do Google e aumente suas chances de posicionamento nas primeiras páginas.

É importante salientar que, apesar de ter todas as melhores opções de recursos, para obter o melhor do WordPress, a escolha do tema deve ser feita com bastante critério e análise pois suas configurações podem afetar o desempenho do CMS. 

Outro ponto que jamais deve ser ignorado é a escolha da hospedagem, visto que a configuração dos servidores também afeta o desempenho dos sites.

Para escolher o servidor ideal, é importante levar em conta alguns fatores:

  • Quantidade de informações que existirá no site – se será um site com poucas ou muitas páginas, com muitas fotos e vídeos ou apenas de conteúdo de texto;
  • Qual o tráfego médio estimado;
  • Quão sensíveis serão as informações que trafegarão por ele? (se será um site de compras ou de conteúdo, por exemplo);
  • Se o site é estático (atualizado raramente) ou se é um site dinâmico (que sofrerá atualizações e mudanças recentemente, como novas publicações ou aumento da base de clientes).

Considerando essas informações, é possível definir se você deve instalar seu WordPress em um servidor dedicado ou se suas necessidades podem ser atendidas com um servidor compartilhado.

A ISBrasil oferece 30 dias de teste gratuito para que você possa instalar seu site no servidor escolhido e verificar se ele é a opção que melhor atende sua necessidade. Além disso, é possível contar com a ajuda de especialistas com mais de 15 anos de experiência no segmento para auxiliar na tomada de decisão e suporte para o seu projeto.

Conclusão

O WordPress tem a soma dos requisitos mais importantes para o desenvolvimento de um site: confiabilidade, escalabilidade, usabilidade e, além de tudo isso, gratuidade.

Quem quer construir um site moderno, rápido, acessível em todos os dispositivos e facilmente administrável, pode contar com a plataforma sem medo de estar tomando a decisão errada.

Se você gostou desse conteúdo e acredita que ele pode ser relevante para mais pessoas, compartilhe nas suas redes sociais.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados