Resumo: O marketing industrial foca em atrair e manter negócios entre empresas. Com a transformação digital, a necessidade de adequar as estratégias é indiscutível. Veja 4 motivos para investir no seu marketing industrial agora mesmo!

O advento da indústria 4.0 abriu novos caminhos para o marketing industrial. Inegavelmente, a transformação digital proporciona dinamicidade às empresas e isso impacta diretamente a construção de novos negócios.

Quando falamos em marketing industrial, devemos lembrar ainda que, trata-se de de um relacionamento entre empresas. Desse modo, as ações para atrair e manter clientes estão focadas nas organizações como um todo e não, somente, em pessoas físicas.

Nessa modalidade de atuação, também conhecida como B2B (business to business), é preciso pensar em estratégias específicas para divulgar os seus produtos ou serviços, principalmente, no meio digital. 

Assim, é possível chamar a atenção de outras empresas interessadas naquilo que você oferece. Mas, primeiro, vamos entender o que é o marketing industrial?

O que é marketing industrial?

O marketing industrial é o conjunto de estratégias realizadas para atração de clientes, as quais são específicas para o setor da indústria. Isso inclui todo o planejamento de comunicação daquilo que determinada indústria oferece como solução para outros negócios.

Por exemplo, uma fábrica que produz câmaras frias terá como consumidores supermercados, açougues, sorveterias. Para falar com esse público, é preciso lançar mão de técnicas focadas em marketing industrial, de modo que, a comunicação seja efetiva e conecte o problema de uma empresa com a solução oferecida pela outra.

Para auxiliar nessa conexão, a tecnologia deve ser a nossa maior aliada. Portanto, unir o marketing industrial ao digital é uma alternativa que:

  • Coloca sua empresa à frente; 
  • Possui um investimento baixo;
  •  Permite focar especificamente nos segmentos que você quer atingir. 

Dito isso, chegou a hora de descobrir como essas ações acontecem e porque o marketing industrial é uma ótima opção para o seu negócio!

4 motivos para investir em marketing industrial

Toda empresa quer investir o mínimo possível e ter o máximo resultados com isso, certo? Afinal, a matemática básica confirma que essa operação proporciona mais lucro. Porém, para que isso seja possível, é preciso ter estratégias adequadas.

Por isso, selecionamos 4 motivos que vão te mostrar como a aposta em transformação digital e marketing industrial, podem ser o melhor caminho para a sua empresa. Confira:

O ROI (Return on investment) é alto

Quando você aposta em estratégias digitais para marketing industrial, o indicador de eficiência ROI (em português, retorno sobre investimento) é elevado. Isso acontece porque você consegue segmentar as suas campanhas, especificamente, para o seu público.

Mas o que isso quer dizer? Significa que você vai falar com as pessoas certas para adquirir o seu produto ou serviço. Em outras palavras: é como se você pudesse falar exatamente com o responsável pelas compras na empresa que você quer como cliente.

E como isso acontece? Pode ser impulsionando a sua marca no google, trabalhando ativamente nas redes sociais e produzindo conteúdos relevantes para o seu público. O que nos leva ao segundo motivo: você pode se tornar uma referência no ramo!

A oportunidade de ser referência

Ao investir digitalmente no marketing industrial, você tem muitas possibilidades e a produção de conteúdo é uma delas. Quando se disponibiliza material relevante sobre o setor que você atua, seus clientes percebem o valor entregue, além do produto ou serviço.

Dessa forma, não só a qualidade do que se vende é importante, mas também daquilo que se comunica. Assim, em momentos que o seu público se depara com situações nas quais não tem conhecimento sobre a melhor forma de agir, ele pode encontrar a resposta no seu blog.

Então, quando isso acontece, você pode receber mais visitas e indicações, até que o seu conteúdo seja tão interessante quanto aquilo que você vende. Além disso, os materiais são caminho para a aquisição de novos negócios, ao mesmo em tempo que servem para manter e auxiliar os clientes.

A interação mais próxima com o público

Já não é mais novidade que as redes sociais são uma das formas de relacionamento mais requeridas entre empresas e clientes, atualmente. Elas servem tanto para interações cotidianas quanto para atendimento, resolução de problemas, avaliação de produtos e, até, geração de vendas.

No entanto, o que pode ainda ser novo para a indústria, em termos de transformação digital, é como usufruir dos dados e das interações a partir desses canais. Aliás, para o marketing industrial, há muitas ações que podem ser realizadas, a fim de entender e engajar a audiência.

A atuação comercial no Linkedin, por ser uma rede profissional, cria oportunidades para interagir com decisores. Outra possibilidade é segmentar posts patrocinados no Facebook, por exemplo, de acordo com região, interesses, idade e sexo do público que você pretende atingir.

A possibilidade de vendas online

Oferecer produtos ou serviços online facilitam – e muito! – a vida dos consumidores. Mas isso não é diferente do outro lado. A chance de implantar redução de custos ao automatizar processos traz muitos ganhos às empresas também.

De fato, saber otimizar os recursos disponíveis dá a chance e a segurança de tentar estratégias diferentes daquilo que a empresa já está acostumada. Assim, implementar vendas online no mercado B2B industrial, pode trazer ótimos resultados.

Além da possibilidade de ter seu próprio e-commerce, você pode optar por anunciar seus produtos em uma plataforma marketplace B2B. Dessa maneira, não é preciso realizar um alto investimento com infraestrutura e pessoal, o que é ótimo para quem está iniciando agora no marketing industrial digital.

O marketing industrial é para a sua empresa?

Nós sabemos que essa dúvida pode ter surgido aí desse lado. E a resposta é sim! Como já falamos, a transformação digital está acontecendo agora. Muitas pessoas já preferem a comunicação por redes sociais, calls, e-mails ao invés do telefone ou pessoalmente.

Isso porque o mundo digital permite uma interação multimodal, ou seja, textos, imagens, gifs, áudios, vídeos e outros recursos, todos em uma única tela. De um lado, são muitas informações ao mesmo tempo. Por outro lado, são muitas oportunidades de mostrar a qualidade dos seus produtos.

Além disso, não podemos esquecer do mais importante: por mais que o marketing industrial esteja voltado ao relacionamento entre empresas e tenha as suas especificidades justamente por essa característica, toda organização é formada por pessoas. 

Por isso, ao pensar nos impactos da sua estratégia de marketing industrial, você precisa, sempre, levar em consideração: eu consigo atingir as pessoas negócios que quero ter como clientes? Se sim, o marketing industrial é para a sua empresa!

Este artigo foi escrito por Marina Casaril, produtora de conteúdo na Checklist Fácil.