A humanidade, ao longo dos anos, não cuidou da natureza e agora precisa correr atrás do prejuízo e dar o seu melhor para manter os recursos naturais para esta e futuras gerações. 

Há que se conscientizar que esse já é um problema real e que você também tem, além da sua parcela de culpa, a sua cota de comprometimento em cuidar e preservar o meio ambiente. 

Você, por acaso, faz a sua parte? Por menor que seja, é no esforço coletivo que os resultados aparecem. Você recicla o lixo? Já reaproveitou alimentos? Economiza água e energia elétrica?

Ao optar por cursos online sobre o tema, você abrirá um leque de opções em sua carreira profissional. Outro ponto relevante é que poderá usar o que aprender tanto para o seu trabalho na área, na gestão de empresas e na conscientização de outras pessoas do quão importante é cuidar do meio ambiente e garantir um mundo sustentável.

Um pouco da História sobre Desenvolvimento Sustentável

Mas afinal, o que é desenvolvimento sustentável? Essa denominação surgiu oficialmente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, sediada na cidade de Estocolmo. 

A elaboração do conceito visava, na época, juntar questões até então tratadas separadamente: as noções de preservação da natureza e o desenvolvimento econômico

Mas da Conferência de Estocolmo, em 72, até ser tornado de conhecimento público mundial, levou alguns anos. Só em 1987 o termo “desenvolvimento sustentável” foi formalizado e tornado público.

Em 1992, a Eco-92 teve como eixo principal o conceito de que “necessidades presentes deveriam ser satisfeitas, sem que fosse comprometida a capacidade de gerações futuras de conseguir suprir as suas necessidades”. 

Nessa ocasião foi elaborado um documento que versava sobre a diminuição de impactos gerados pelo aumento do consumo, assim como do crescimento da economia mundial – esse documento foi chamado de Agenda 21. 

Desde a Eco-92, mais duas conferências foram realizadas, a Rio+10, em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002 e em 2012, no Rio de Janeiro, a Rio+20. Todas abordaram o desenvolvimento sustentável.

Recentemente, com o título “17 objetivos para transformar nosso mundo”, a ONU criou a Agenda 2030, com a qual os países assumiram, via seus chefes de Estado, o compromisso de implementar o plano, que tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Os 17 ODS, assim como as 169 metas, que também fazem parte da Agenda, equilibram três dimensões do desenvolvimento sustentável: a ambiental, a social e a econômica. O acordo é que os países busquem seguir os objetivos visando resultados até 2015, inicialmente.

Ecologia e desenvolvimento sustentável

Qual a relação entre esses dois termos: ecologia e desenvolvimento sustentável? De forma bem resumida, a ecologia é a ciência que trata da preservação da fauna e da flora no mundo todo. 

O desenvolvimento sustentável é um de seus princípios, e visa conciliar o progresso e a ecologia, ou seja, encontrar meios de desenvolvimento sem que haja a destruição da natureza.

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável

Outros dois termos que podem ser confundidos, mas agora você irá entender de uma vez por todas é a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável.

  • Sustentabilidade é a busca de um equilíbrio entre o que o meio ambiente tem a nos oferecer e o que precisamos para termos uma boa qualidade de vida. Sabendo o que é sustentabilidade, precisamos saber que é ela que visa impor o limite para o consumo dos recursos naturais, ou seja: use apenas o que precisa.
  • desenvolvimento sustentável – a sua função é manter o desenvolvimento econômico, atender as necessidades da população, mas preservando o meio ambiente.

Apesar de significarem coisas distintas, ambos andam sempre juntos, têm uma relação muito estreita e visam o mesmo objetivo: o bem-estar comum.

Por isso, atualmente, se faz necessário conhecer mais sobre os termos e reconhecer a sua importância, uma vez que negócios em todo o mundo tem, de certa forma, uma parcela de envolvimento com o desenvolvimento econômico sustentável.

Da escolha dos tipos de parafusos aos impactos ambientais causados pela construção civil: tudo está relacionado e por isso é necessário entender a importância do tema e qualificar-se.

Cursos e treinamentos ensinam o que é desenvolvimento sustentável

Assim como saber sobre a Agenda 2030 e o compromisso que o Brasil também assumiu, de alcançar os 17 ODS, há que se saber exatamente o que é desenvolvimento sustentável e de que forma os conceitos, práticas e métodos de aplicação de ações sustentáveis devem ser inseridos no nosso dia a dia, assim como os resultados que se espera. 

Cursos online de desenvolvimento sustentável focam nesses aspectos e dão ao aluno a dimensão do que está ao seu alcance, mostrando de que forma a parte feita por ele impactará no todo. Além disso, tudo o que for aprendido no curso servirá como ferramenta de mobilização, porque certamente, ao fazer o curso, você sentirá que é um importante agente de mudanças.

Por que estudar sobre desenvolvimento sustentável?

Temos alguns motivos para te convencer de que esses cursos online de desenvolvimento sustentável vão de encontro ao que você busca:

  • comprometimento social: não adianta fugir, há que se ter consciência de que criamos o problema e cabe a nós resolvermos, é preciso que haja a consciência do papel do cidadão no desenvolvimento sustentável;
  • cursos online enriquecem o seu currículo, podendo aproximá-lo ainda mais da vaga pretendida, uma vez que medidas sustentáveis também fazem parte da pauta de muitas empresas;
  • cursos online permitem que você programe o seu próprio tempo de estudo, além disso, você tem acesso ao material 24 horas por dia e pode revê-lo quando quiser;
  • você já pensou que esse pode ser o passo que falta para a sua vida profissional dar aquela guinada? Pois deveria pensar, pois cursos online com certificado podem ser determinantes no seu sucesso profissional.

Este texto foi escrito pela equipe do Educamundo. O seu site de cursos online.