Conheça as principais práticas de inteligência emocional que devem ser usadas por todo empreendedor que deseja prosperar
O mundo dos negócios é desafiador e, por vezes, instigante. Existem diversos obstáculos que precisam ser superados pelos empreendedores que desejam prosperar. Por isso, a inteligência emocional é necessária no dia a dia. Esse post vai te mostrar as principais práticas de inteligência emocional para o mundo dos negócios. Afinal de contas, para uma marca se tornar referência, é preciso ter algumas habilidades comportamentais, certo?
Seja resiliente
Chamamos de resiliência a capacidade de superar os obstáculos do cotidiano ou se adaptar facilmente às mudanças, sem sofrimentos. Por isso, todo empreendedor deve ser resiliente, já que o mundo dos negócios exige isso. Lembre-se: quem tem resiliência está fortemente “armado” em uma guerra.
Se você não consegue ser resiliente ou tem muita dificuldade de se adaptar diante de situações pouco favoráveis, as chances da sua empresa prosperar serão mínimas. O mundo organizacional é repleto de desafios que precisam ser superados, todos os dias.
Tenha paciência, acima de tudo
Se você não costuma ter muita paciência para esperar as coisas acontecerem e quer resultados positivos logo de imediato, é melhor mudar sua postura. Todo empreendedor que deseja ter sucesso, precisa ser paciente, caso contrário, tudo pode ir pelo ralo em pouco tempo.
Vale dizer que nada acontece da noite para o dia, por isso, ter paciência é uma das principais práticas de inteligência emocional. Quando se está na gestão de um negócio, é preciso ter muita paciência para alcançar os resultados almejados. Desistir logo na primeira dificuldade ou ter impaciência para começar a ter lucro, não vai resolver nada. A pressa é inimiga da perfeição!
Saiba controlar suas emoções
Somos humanos e, vez ou outra, as nossas emoções falam mais alto. Isso é natural. Mas o empreendedor que deseja fazer a sua marca se tornar referência, precisa saber controlar suas emoções, caso contrário, tudo pode sair do controle. Se você é daqueles que se descontrola facilmente diante do menor aborrecimento ou falha alheia, está fadado ao fracasso.
Dessa forma, jamais tome decisões importantes se não estiver emocionalmente estável. A instabilidade emocional do empreendedor pode ser um fator decisivo para qualquer negócio fracassar no mercado. Por mais que seja complicado, saiba controlar as suas emoções. Um curso de PNL também pode ser útil para se alcançar esse objetivo.
Tenha autoconfiança
De nada vai adiantar você decidir se tornar empreendedor se não confiar em si mesmo. A autoconfiança é fundamental para qualquer negócio prosperar. Confiar em suas atitudes e acreditar piamente que elas são as mais sensatas para alcançar os seus objetivos, é fundamental.
Por isso, quanto mais autoconfiança você tiver no dia a dia, maiores serão as chances da sua empresa prosperar. Confie em si mesmo e ignore todo tipo de crítica destrutiva que encontrar pelo caminho, pois elas não agregam nenhum valor. Mantenha a cabeça erguida, o foco e confie em si mesmo!
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Aprenda a lidar com pressão
Essa é uma das práticas de inteligência emocional mais necessárias atualmente. Todo empreendedor precisa saber lidar com pressão no dia a dia, pois o mundo dos negócios certamente vai exigir essa habilidade fundamental. Se você não sabe ou não consegue lidar com isso, é melhor rever essa questão. Conheça a cativante história de Chris Gardner
O mundo está cada vez mais dinâmico e mutável. O imediatismo praticamente domina a mente das pessoas, que querem tudo para ontem. Por isso, você precisa ter maturidade suficiente para entender que, muitas vezes, é preciso lidar com pressão na gestão de uma empresa. Isso é fato!
Conheça seus limites
Outra importante prática de inteligência emocional. Todo empreendedor deve conhecer bem quais são os seus limites e jamais tentar superá-los. Vale ressaltar que somos humanos e que temos limites físicos e mentais. Forçar a barra com isso é a mesma coisa que dar um tiro no escuro.
Antes de mais nada, é preciso conhecer os seus limites e nunca ultrapassá-los, pois o risco de fracassar pode ser alto. Querer bancar o “super homem” ou se achar inatingível não é o mais recomendado. E quando o assunto é o mundo dos negócios, isso pode ser altamente prejudicial.
Saiba trabalhar as emoções negativas
Muitas vezes, as emoções negativas podem invadir a nossa mente e fazer um verdadeiro estrago. Afinal de contas, somos humanos e o pessimismo pode nos dominar, vez ou outra. Mas o empreendedor deve saber trabalhar suas emoções negativas no dia a dia, caso contrário, o seu negócio pode não prosperar.
Não é algo fácil, sabemos disso. Mesmo assim, procure não deixar o negativismo fazer parte da sua rotina diária. Uma gestão eficiente jamais vai combinar com emoções pessimistas, falta de perspectiva ou negativismo constante. Lembre-se disso, fechado?
Tenha empatia
Por fim, mas não menos importante, temos a empatia como uma prática de inteligência emocional. Um empreendedor que não tem essa habilidade fundamental pode fracassar em pouco tempo. Saber se colocar no lugar do outro, entendendo suas emoções e sentimentos, é primordial no mundo dos negócios.
Dessa forma, procure desenvolver a sua empatia com todos os colaboradores, clientes e fornecedores do seu negócio. A empatia, quando colocada em prática de forma constante, pode ser um baita diferencial entre o fracasso e o sucesso de uma empresa. Quando temos mais empatia, tudo pode fluir com mais naturalidade e assertividade. Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece
Agora você deve colocar em prática todas as dicas citadas acima e fazer o seu negócio ser a primeira opção dos clientes. Quando o assunto é inteligência emocional, não podemos titubear. Boa sorte!
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