//Previsão de Demanda: o que é e como aplicar na sua empresa

Previsão de Demanda: o que é e como aplicar na sua empresa

Muitas vezes decisões de negócios são tomadas em meio aos riscos e incertezas. Sendo assim, a previsão de demanda se tornou a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimentos, tendo a capacidade de analisar os dados de vendas e prever tendências. 

Como o nome sugere, trata-se de uma projeção, ou seja, uma previsão de de demandas de acordo com diferentes fatores, como mercado, financeiro e econômico, por exemplo.  Por isso, quando nos referimos a cadeia de suprimentos é preciso planejamento estratégico da empresa

Nesse texto, você entenderá melhor o que é a previsão de demanda futura, a sua importância para o empresa e como otimizar essa atividade. Leia até o final e saiba mais!

O que é previsão de demanda?

A previsão de demanda pode ser entendida como  um tipo de prognóstico no qual é possível prever a quantidade de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá fazer em determinado período de tempo. Também conhecida por estimativa de demanda, seu objetivo é identificar as reais demandas da empresa para que o gestor tome decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão.

Além disso, as empresas utilizam a previsão de demanda quando projetam entrar em um novo mercado, segmento. Assim, caso identifique que a demanda por determinado produto aumentará, a empresa poderá investir mais e elaborar um plano de ação eficiente para atender ao mercado e diminuir possíveis riscos que podem afetar o lucro da empresa

Em uma distribuidora pet, por exemplo, se o gestor sabe que no mês de dezembro e janeiro aumenta a demanda, ele consegue prever com antecedência o número de insumos que precisa ter para atender as demandas. Ou seja, o gestor conseguirá garantir uma cadeia de suprimentos suficiente para atender a demanda de forma eficiente. 

Como pode ajudar sua empresa

Se a sua empresa ainda não realizou o planejamento de demanda futura, está cometendo um grande deslize. Isso porque, ao captar esses dados a empresa conseguiria prever a demanda dos clientes por produtos. Implementando um planejamento para melhor eficiência da cadeia de suprimentos. 

Por isso, fazer o prognóstico da demanda ajuda também a sua empresa a:

  • Planejar o orçamento da produção;
  • Realizar o orçamento de matéria-prima;
  • Fazer previsões financeiras;
  • Planejar atividades de marketing;
  • Evitar a subprodução ou a superprodução;
  • Formular estratégias de preço;
  • Realizar a gestão de estoque.

Como realizar a previsão de demanda 

A previsão de demanda futura pode ser abordada por meio de análises quantitativas e qualitativas. Para entender o processo de previsão de Demanda, mostraremos passo a passo de como realizar a previsão da sua empresa: 

Tenha um objetivo

Ter objetivos claros é fundamental para iniciar qualquer análise, seja para longo, médio ou curto prazo, sendo estabelecido com base no segmento de mercado da empresa. Para dar direção à previsão de demanda é necessário determinar o objetivo da demanda. Por exemplo, quando falamos de uma empresa de cosméticos, é preciso saber qual a demanda por cosméticos para os próximos anos devido ao aumento da demanda. 

Horizonte temporal

Com base nas metas estabelecidas, deve-se definir a duração da demanda prevista. Exemplo: vamos determinar que vai durar 1 ano e meio.

Definição do modelo de previsão

Os profissionais responsáveis ​​pela previsão de demanda são os mais adequados para escolher o método ideal com base em metas definidas. Como por exemplo,  vamos definir que o modelo que a distribuidora vai usar é um modelo de pesquisa.

Coleta de dados

Uma vez que o método é determinado, a próxima etapa é coletar os dados necessários. Exemplo: selecionaremos um grupo de brasileiros que usam cosméticos e um grupo de brasileiros que não usam cosméticos, e aplicamos um questionário estruturado sobre a intenção de compra.

Estimativa e interpretação de resultados

Uma vez que os dados necessários tenham sido coletados e o método de previsão de demanda tenha sido concluído, a última etapa é estimar a demanda com base no período de tempo definido. Assim a empresa irá analisar as respostas do questionário para avaliar se a demanda brasileira por cosméticos é suficiente para criar uma unidade no país.

Conclusão 

Como pudemos ver, a previsão de demanda fornece às empresas informações valiosas sobre o segmento que atuam, além de mercados alvos. Podendo fazer uma prévia sobre o que acontecerá no futuro. Mas é preciso lembrar que não há uma receita de bolo a ser seguida. Isso porque, é preciso analisar diferentes fatores como financeiro, orçamentário, estoque e fatores externos que possam afetar o negócio. 

Um grande aliado na previsão de demanda é o sistema ERP, que automatiza processos e aumenta a eficiência das operações. Como por exemplo, calcular de forma exata qual o ponto de pedido da mercadoria, ou seja, o momento exato em que se deve fazer o pedido, no tempo e quantidade corretas, para evitar desperdícios. Essas e outras vantagens podem ser obtidas pelas empresas ao implementar um sistema de gestão.

By |2021-07-23T11:51:15-03:0022 de julho de 2021 |Convidados|

About the Author:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo no Portal Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e futebol.

Leave A Comment