O inbound marketing é a metodologia que gera mais resultados em marketing digital. Afinal, essa nova forma de fazer marketing surgiu em decorrência da mudança de comportamento do consumidor a partir da globalização e aumento do acesso à internet.

Em suma, as pessoas passaram a pesquisa online antes de fazer uma compra a fim de escolher a melhor solução para seus desejos e suas necessidades. Desse modo, a internet empoderou o consumidor, que agora detém todo o poder e a liberdade de fechar uma compra sem o auxílio de um vendedor ou uma propaganda de TV.

Daí surgiu a necessidade de se comunicar com essa nova geração de clientes. As estratégias tradicionais, focadas em publicidade intrusiva sem relação com as preferências do usuário, não surtem mais efeito.

Logo, ao invés da empresa ir ao encontro do cliente, tornou-se necessário atrair o cliente até a empresa. É exatamente isso que se trata o inbound marketing. A saber, um conjunto de estratégias com o objetivo de trazer o cliente de maneira espontânea até um produto ou serviço.

Continue lendo e descubra como dar os primeiros passos nessa metodologia que revolucionou a forma de fazer marketing!

Como começar a praticar o inbound marketing na sua empresa

O inbound marketing é contemporâneo ao avanço das estratégias de marketing digital. Assim, antes de mais nada, mantenha o site da sua empresa atualizado e comece a abrir seu horizontes para estratégias em multicanais.

Pois, no centro do inbound marketing está o conteúdo. É por meio de conteúdo relevante que atraímos e conduzimos os usuários à tomada de decisão por uma compra.

Isso dentro dos canais que seu público está inserido e personalizado de acordo com as suas preferências. Por isso, dizemos que as estratégias do inbound marketing são multicanais. Entenda a seguir como dar os primeiros passos!

Defina quem você quer atingir

Antes de tudo, defina para quem as suas estratégias serão direcionadas. Chamamos isso de persona. A persona é uma representação do perfil ideal de cliente para o seu negócio. É um resumo daqueles que, de fato, desejam e têm o poder de compra e decisão para concluir o negócio com sua empresa.

Então, faça uma pesquisa com seus clientes atuais, ou um levantamento de dados, e busque identificar os seguintes pontos desse grupo:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Nível escolar;
  • Área de atuação;
  • Costumes, crenças e valores;
  • Estrutura familiar;
  • Hábitos online;

Procure saber como pesquisam pelas soluções que sua empresa oferece

Depois de definir para quem direcionar suas estratégias, entenda como sua persona pesquisa online em busca das soluções que sua empresa oferece. Para isso, faça uma lista dos tópicos mais importantes do seu mercado.

Por exemplo, se você está inserido no mercado hoteleiro e localizado na região de São Paulo, um tópico poderia ser: turismo em São Paulo. Então, vá ao Google e digite cada tópico que você listou. Enquanto você digita, o Google dará outras sugestões de busca. Anote também essas sugestões, pois elas mostram outras formas que a sua persona pesquisa no motor de busca.

Além disso, faça uma pesquisa por outros termos, também chamados de palavras-chave. Existem ferramentas gratuitas, como o Ubersuggest. Ao final, você terá um panorama geral de como sua persona procura aquilo que sua empresa oferece.

Crie conteúdo relevante

Em seguida, responda às dúvidas da sua persona e mostre a melhor solução para cada uma delas. Para isso, produza textos e enriqueça-os com recursos multimídia, como ilustrações, slides e conteúdo em vídeo. Acima de tudo, tente passar a informação mais completa e que atenda às expectativas do usuário.

Otimize seus conteúdos

Após escrever seus posts, edite-os com essas regrinhas básicas de SEO (otimização para motores de busca):

  • Retome aos termos pesquisados anteriormente e defina uma palavra-chave por conteúdo;
  • Use a palavra-chave no título e mantenha-o em até 59 caracteres;
  • Escreva um texto para a meta description de até 150 caracteres;
  • Use a palavra-chave no primeiro parágrafo;
  • Aborde a palavra-chave no desenvolvimento do texto;
  • Separe as ideias e estruture o texto em subtítulos, usando a palavra-chave em pelo menos um deles;
  • Cuidado com o excesso de uso da palavra-chave, escreva-a até 5 vezes;
  • Insira pelo menos uma imagem para o conteúdo e escreva um texto alternativo (ALT), contendo nele a palavra-chave;

Publique e distribua os conteúdos nas redes sociais

O próximo passo é publicar os conteúdos em um blog, geralmente “acoplado” ao site da empresa. Um blog possui recursos dinâmicos, facilitando a publicação de posts. Em seguida, use o Facebook e o Instagram, por exemplo, para divulgar os conteúdos publicados no seu blog. 

Pronto! Feito isso, você já começou a implementar o inbound marketing em sua empresa. Nesse meio tempo, analise os primeiros resultados e aprimore suas estratégias. Compartilhe com seu time e comece hoje mesmo a aplicar o inbound marketing nos seus canais digitais!

Conteúdo produzido por WebSocorro – Marketing para Hotéis.