Cuidar dos dentes e buscar os melhores tratamentos dentários faz parte da vida de muitas pessoas. Até porque o sorriso é quase como um cartão de visitas, aquele que chama a atenção primeiro em uma conversa
Para atender bem esse cliente, além de oferecer os principais tratamentos dentários, é preciso ter um bom sistema para clínica odontológica. Mais do que organizar os atendimentos, fica mais fácil para explicar o que é oferecido e como funciona a opção.
Saúde Bucal
Os serviços odontológicos podem ser divididos em saúde bucal e estéticos. Conheça os mais importantes, voltados aos cuidados para manter os dentes saudáveis.
Clínica geral
A clínica geral é onde acontece o primeiro atendimento ao paciente. Envolve questões mais básicas, como a limpeza, verificação e tratamento de cáries, gengivite, tártaro e infecções.
O ideal é que a visita ao dentista aconteça com certa frequência, para verificar se está tudo ok com a saúde bucal. Além disso, o profissional pode fazer pequenas cirurgias, como a extração de dentes simples, mas sempre com os equipamentos certos para tratamentos odontológicos.
Quando envolve um caso mais complexo, o clínico geral faz o encaminhamento para o especialista.
Ortodontia
É comum que os dentes permanentes nasçam de forma irregular e a ortodontia é a responsável por resolver esse problema.
Mais do que entregar o sorriso ideal, o profissional irá resolver problemas de mastigação e posicionamento da mandíbula.
O paciente se compromete em média com 2 a 3 anos de tratamento e utiliza aparelho ortodôntico fixo ou móvel (às vezes ambos) para fazer as correções. Como não cuida apenas do sorriso, não é visto como um tratamento estético.
Periodontia
A periodontia irá cuidar de estruturas relacionadas com a sustentação dos dentes, ou seja, gengivas e ossos da mandíbula.
Duas doenças bucais tratadas pela especialidade são a gengivite e a periodontite, até porque, quando negligenciadas podem levar a perda dos dentes.
O profissional irá remover a placa bacteriana das raízes dos dentes e orientar seus pacientes quanto a correta escovação e uso do fio dental. Ou seja, além de tratar, trabalha com a prevenção.
Endodontia
Especialidade que realiza o tratamento de canal. Nele é feita a remoção do tecido mole que existe dentro do dente. Após a remoção, é preciso esterilizar o espaço e colocar a obturação.
Assim, quando é preciso tratar o canal o paciente é encaminhado para um dentista especializado em endodontia.
Estética
Já para os tratamentos estéticos mais procurados é possível citar as opções abaixo, que visam melhorar o sorriso:
Implante dentário
O implante dentário é usado quando há perda completa do dente natural, inclusive de sua raiz. O objetivo é estético, para auxiliar a autoestima da pessoa, mas o tratamento também ajuda a melhorar a mastigação.
Repõe um ou mais dentes de forma natural, com formato e cor o mais parecido possível dos outros dentes para evitar que seja visto como um implante.
Clareamento
O clareamento é um procedimento popular e acessível, a ideia é deixar os dentes mais brancos e pode ser realizado a qualquer momento. Até porque, conforme os anos passam, acontece o amarelamento natural dos dentes.
Pode ser feito em todos os dentes ou apenas em um, diretamente no consultório ou em casa com acompanhamento do dentista.
Facetas de porcelana e lentes de contato
Envolve a colocação de uma lâmina sobre os dentes, para corrigir imperfeições e deixar o sorriso harmonizado. Trabalha a curvatura, o formato e o tamanho dos dentes.
A diferença entre as duas opções está na espessura do material. As facetas de porcelana têm em média 7 mm e as lentes de contato no máximo 0,4 mm.
Gengivoplastia
Indicada nos casos em que a gengiva é mais alta e aparece ao sorrir, cobrindo parte dos dentes. Quando o paciente se incomoda por isso, pode passar pelo procedimento que consiste em remover uma parte da gengiva.
Como resultado disso há aumento do tamanho dos dentes e o sorriso fica mais harmônico, o que pode contribuir para elevar o bem-estar pessoal.