Atualmente, a Gestão de Riscos em Saúde é uma prioridade nas indústrias, já que sua importância envolve desde a segurança do colaborador da empresa, até a diminuição de gastos em bens e serviços. 

Existem 2 principais núcleos para melhorar a Gestão de Riscos em Saúde nas indústrias. São eles:

  • Investir em tecnologias.
  • Realizar mapeamento genético dos colaboradores.

Saiba mais sobre a importância de um bom gerenciamento de riscos para todas as indústrias, qual seu impacto na melhora das companhias e as estratégias para melhorá-lo na sua empresa.

Vamos lá!

O que é a Gestão de Riscos em saúde aplicada para as indústrias?

O gerenciamento de riscos na área da saúde é a prática de um sistema de políticas de gestão, técnicas, condutas e atos que visam estabelecer um núcleo de segurança contra eventos adversos de forma contínua, influenciando assim a segurança e a saúde do colaborador, o que afeta também a imagem da indústria.

Esse gerenciamento é fundamental para melhorar a empresa como um todo. Veja a seguir.

5 benefícios da Gestão de Riscos em Saúde para a indústria

A negligência do gerenciamento de riscos, principalmente na área da saúde, pode ser bem mais grave no caso do setor industrial. 

Por outro lado, quando se investe em recursos relacionados à assistência dos colaboradores e boas práticas que proporcionam a manutenção do bem-estar dos funcionários, a imagem da indústria é favorecida. Entenda! 

  • Aumento da produtividade e a diminuição de prejuízos

Quando normas de saúde e segurança do trabalho são implantadas, a produtividade da empresa aumenta, já que o colaborador se sente mais incentivado. Assim, o número de afastamentos e de custos subsequentes de acidentes e doenças ocupacionais também são bastante reduzidos.

  • Maior qualificação dos profissionais

Quando é implantada uma gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) e um programa de treinamento voltado para SST bem desenvolvidos, eles se tornam fundamentais para que se desenvolvam programas de prevenção de danos à empresa e ao funcionário.


    Veja também:


  • Estabelecimento de uma equipe multidisciplinar

Para realizar uma boa gestão em SST, precisa-se de um conhecimento profundo sobre as normas obrigatórias, que dizem respeito à Saúde e Segurança do Trabalho.

Com isso, é essencial que se realize o cumprimento dos regulamentos dessa gestão junto a uma equipe multidisciplinar e não só a um indivíduo.

  • Antecipação de acidentes e eventos adversos

Além de todos esses benefícios já mencionados, a gestão em SST é essencial para a prevenção de acidentes. 

Quando o ambiente de trabalho é verificado constantemente, seja em indústrias de base ou outras indústrias, além das constantes atualizações no programa de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais serem realizadas com o treinamento correto, os colaboradores usam corretamente os equipamentos, pois entendem sua importância.

  • Implantação de um treinamento adequado

Os treinamentos são fundamentais para a empresa e para os seus colaboradores. Por isso, se eles forem eficazes e realizarem as práticas e os movimentos corretamente, muitos acidentes serão evitados.

Concluindo…

Ao longo do que foi mencionado, pudemos entender a importância de uma Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho para evitar prejuízos e principalmente proteger a saúde e a segurança dos colaboradores.

Essa gestão é ainda mais fundamental quando se trata de indústrias, independentemente de sua categoria, já que, à medida que o porte delas cresce, também aumentam os riscos ligados à saúde dos trabalhadores.

Esse artigo foi desenvolvido por Natasha Tochini, redatora da MadeinWeb.