//Resiliência no empreendedorismo: conheça as vantagens

Resiliência no empreendedorismo: conheça as vantagens

Fique por dentro dos principais benefícios de manter a resiliência sempre em alta no mundo dos negócios

Se você decidiu que vai empreender, precisa se valer de algumas habilidades consideradas essenciais no dia a dia. Afinal de contas, nem tudo são flores no mundo dos negócios. E uma das principais qualidades é a resiliência. Por isso, vamos te mostrar os principais benefícios da resiliência no empreendedorismo. Continue a leitura do post e aumente as chances da sua empresa prosperar no mercado. 

Mas o que é resiliência?

Característica considerada essencial nos dias de hoje, a resiliência é a plena capacidade de enfrentar e superar situações adversas, independente de quais sejam. Uma pessoa resiliente é totalmente capaz de se recuperar, tanto física quanto mentalmente, após passar por uma experiência difícil em sua vida. Ou seja, trata-se da compreensão de um problema e as atitudes tomadas para superá-lo da melhor maneira. Conheças as vantagens da resiliência para o empreendedor: 

Autocontrole emocional

Você sabia que uma pessoa resiliente pode ter muito mais controle emocional no dia a dia? Saber gerir as suas próprias emoções quando se está à frente dos negócios é crucial para não cometer erros que poderiam ter sido evitados.

Quanto mais resiliência o empreendedor tiver, maior será o seu controle emocional. Os desafios são constantes e você não pode ficar com os nervos à flor da pele cada vez que algo der errado. Por isso, procure ser resiliente. A hipnose pode te auxiliar com essa tarefa. 

Otimismo na vida profissional

Um empreendedor resiliente, na maioria das vezes, é bem mais otimista em relação ao futuro. Isso porque ele deixa o positivismo fazer parte da sua rotina, o que favorece o otimismo. Acreditar que tudo vai dar certo, apesar das dificuldades e desafios constantes, é uma qualidade peculiar de quem é resiliente e otimista.

E diante de tanta competitividade entre as empresas no mercado, essa visão otimista é primordial. Se você precisa de uma dose extra de otimismo, procure ser mais resiliente em sua vida. Pode ter a certeza de que não vai se arrepender! 

Superação dos desafios com maior facilidade

Existem empreendedores que, ao menor sinal de dificuldade nos negócios, acabam desistindo ou se entregam a um sofrimento interminável. Mas quando se tem resiliência de sobra, a superação dos desafios do cotidiano pode ficar muito mais tranquila de ser gerida. 

A resiliência permite que o problema seja identificado e que se tome as providências necessárias para superá-lo rapidamente. Um curso de coaching pode te ajudar a ter mais resiliência na gestão da sua empresa, já que essa técnica deixa as suas ações mais assertivas e aprimora a sua comunicação. 

Menos reclamações

Um empreendedor que deixa a resiliência fazer parte da sua vida, tem a maturidade necessária para entender que tudo pode ser resolvido e, por isso, não fica reclamando pelos cantos tentando encontrar culpados pelos seus fracassos. 

A resiliência nos mostra que reclamar não traz soluções para os desafios e que existe uma grande perda de tempo e energia quando se fica murmurando demais. Lembre-se: as reclamações agravam ainda mais as dificuldades. Por isso, seja resiliente e tome as rédeas da situação, sem reclamar. 

Mais confiança em si mesmo

Na maioria das vezes, o empreendedor que é resiliente tem a sua autoconfiança nas alturas. Como ele tem uma maior facilidade para enfrentar e superar as adversidades do cotidiano, a confiança em si mesmo é cada vez maior. 

E isso é fundamental no mundo corporativo, já que todas as ações podem ser bem mais assertivas, pois o nível de confiança do empreendedor é alto. Em suma, a resiliência pode trazer de brinde uma maior autoconfiança no dia a dia, na gestão de qualquer negócio. Pode acreditar! 

Maior nível de empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de uma pessoa que está passando por uma situação adversa. E essa habilidade sempre teve uma estreita relação com a resiliência. Empreendedores que são resilientes, muitas vezes, também têm um alto nível de empatia. 

E isso se traduz em uma melhor convivência com a sua equipe de trabalho e todas as outras pessoas ao seu redor. Dessa forma, todo o negócio é que sai ganhando, quando o seu proprietário é uma pessoa resiliente. 

Conquistar e manter as pessoas certas

Mais uma excelente vantagem da resiliência. O empreendedor que é resiliente tem mais chances de conquistar e manter as pessoas certas ao seu lado. A resiliência permite que a convivência seja mais harmônica e pacífica, além dar a maturidade necessária para conquistar e manter as pessoas certas que podem ajudar na gestão de um negócio.  

A PNL é uma técnica que pode ajudar o empreendedor com essa missão, já que visa o desenvolvimento pessoal e profissional. Essa metodologia aprimora a sua comunicação e otimiza os seus comportamentos, deixando-os mais assertivos no dia a dia. 

Menos problemas de saúde

Por fim, a resiliência também pode fazer com que o empreendedor tenha menos problemas de saúde, já que pessoas resilientes são menos suscetíveis ao estresse e aos problemas emocionais. Quando se é mais resiliente na gestão de uma empresa, as chances de não sucumbir a esses distúrbios podem ser imensas. 

Por isso, se você está com a pressão arterial elevada, sofre de insônia, ansiedade e está com dificuldades até para se alimentar direito, procure ser mais resiliente em sua vida. Essa habilidade é considerada essencial dentro das organizações. E para o empreendedor, ser resiliente é praticamente uma obrigação. 

Agora que você sabe sobre a importância da resiliência no mundo dos negócios, que tal procurar desenvolver essa importante qualidade e fazer a sua empresa prosperar no mercado? 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!