Você sabe a importância do Storytelling para o sucesso de sua indústria? Saiba aqui neste artigo, alguns motivos para criar um Storytelling, e alavancar suas vendas! Para começarmos a te explicar os motivos, você sabe o que é o Storytelling de uma empresa?

Ele nada mais é do que um tipo de narrativa, que possui o objetivo de aumentar os laços de afinidade entre a empresa e o consumidor. Se for uma empresa B2B, o Storytelling pode aumentar os laços com suas empresas parceiras.

Por criar essa afinidade, ele vem se tornando se tornando mais populares entre as estratégias digitais nas indústrias e empresas.

Mas, como toda estratégia, o Storytelling precisa ter resultados eficazes, é necessário que ele seja feito em sintonia com o público-alvo de sua indústria. Isso irá ajudar também a comunicação, pois irá engajar os consumidores a interagirem com a sua empresa.

Vantagens e benefícios de criar um Storytelling

  • Aumente o engajamento de suas redes sociais
  • Venda mais produtos e serviços
  • Aumente o tráfego no blog de sua empresa
  • Crie autoridade para sua empresa
  • Fidelize seus clientes

Um dos principais benefícios do storytelling é a capacidade de engajar os consumidores, criando um senso de identificação entre eles e a marca. Isso é feito por meio de um conteúdo que se relaciona melhor com os anseios e as dores do consumidor.

O storytelling chama a atenção das pessoas, pois apresenta uma história pela qual elas sentem um real interesse. Isso acontece porque ele contém assuntos com os quais os usuários lidam em seu dia-a-dia.

O objetivo dessa construção narrativa, é criar um vínculo com o consumidor, porque a emoção é um fator muito decisivo na jornada de seus leads de venda e também no processo de compra, principalmente no cenário digital atual.

Dicas de como utilizar o Storytelling como técnica de vendas

1 – Crie uma narrativa dinâmica. Caso seu conteúdo seja longo e monótono, será quase impossível de manter seu público com interesse no seu produto.

Por isso, o Storytelling precisa ser dinâmico, e também precisa transmitir emoção e cativar a atenção das pessoas. Para que isso aconteça, tente deixar sua história leve e rápida.

Leitura recomendada: A Jornada do Herói – Aplicando o poder das histórias para vender mais!

2 – Você deve pensar em qual imagem você deseja transmitir, após isso é necessário que você crie um slogan. O slogan precisa ser curto, mas com um impacto capaz de transmitir o que você deseja.

3 – Ofereça uma solução ao seu público e clientes. Seu objetivo com o storytelling é engajar os consumidores e, de preferência, vender mais, correto? Por isso, você precisa oferecer um serviço ou produto que resolva os problemas deles.

Dessa forma, aliando a construção de um cenário de storytelling e a utilização de argumentos lógicos, você leva o usuário para mais perto da compra.

4 – Crie um CTA. Essa é quase uma regra no marketing digital e, no storytelling, não pode ser diferente. O call-to-action, mais conhecida como CTA, é uma chamada para a ação.

Geralmente, a chamada para a ação é feita somente no fim de algum conteúdo, convidando o consumidor a realizar uma ação após ter concluído a narrativa. De preferência, o call-to-action deve ser uma mensagem de impacto, assim como o slogan.

Conclusão

Preparado para contar a sua história?
Embora possa parecer uma coisa bastante simples, o Storytelling é na verdade algo bastante complexo de implementar, pela simples razão de que construir uma narrativa em torno de um produto ou serviço nem sempre é fácil.

O desafio é precisamente o de humanizar mais as marcas e profissionais, tornando-se mais próximas do seu público-alvo. Isso gera uma demanda muito maior pelo produto, mas acima de tudo, cria clientes fidelizados.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com todos os seus amigos!