Sua empresa já possui um website? Ou estão pensando em criar um site do início? É bem provável que já saibam como é importante escolher um serviço de hospedagem confiável e que te garanta suporte sempre que precisar, certo?

Pois, quem vai querer lentidão no site, superlotação, caindo constantemente e não ter um suporte técnico rápido e eficiente? Certeza de que ninguém deseja isso, afinal de contas, é indício de que o serviço de hospedagem não atende sua empresa.

Mas caso sua hospedagem saia fora do ar ou o suporte técnico não atenda prontamente sua solicitação, não se desespere! Você tem a opção de realizar a migração da sua hospedagem. Para saber como funciona o processo de migração de hospedagem de site, continue a leitura.

Migração de hospedagem

Acontece quando você transfere todas as informações e conteúdo do seu website para outro provedor. Isto é, você passará tudo aquilo que atualmente compõe o seu site – configurações, arquivos, imagens, textos e e-mails – para outra empresa fornecedora de serviço de hospedagem. Ou melhor, para outro servidor.

Como é o processo de migração?

Migrar uma hospedagem não é simples, exige conhecimentos técnicos para que no final seja migrado corretamente. Porém, é algo completamente possível de se fazer. Basta seguir o passo a passo fielmente.

Sendo assim, para começar o processo de migração da sua hospedagem, primeiro de tudo, realize o backup das informações contidas no seu site. E para que isso? Caso aconteça algum erro durante a migração, não terá risco de você perder arquivos e dados importantes, pois será possível restaurar as informações através do backup.

Após fazer o backup, crie um check list contendo os itens que precisam ser transferidos. Pois, dessa forma, será mais fácil e rápido conferir se nenhum elemento ficou sem migrar. Depois de fazer esses dois passos, comece a migração:  

  • Transfira os arquivos do seu site para o novo servidor;
  • Mova também o banco de dados utilizado na antiga hospedagem para a nova;
  • Inicie a migração de e-mails que estejam hospedados dentro do antigo servidor de hospedagem. Entretanto, caso seus e-mails não estejam no mesmo servidor, não há necessidade de fazer esse passo. Apenas algumas configurações serão solicitadas;
  • Configure a nova hospedagem, refazendo a mesma configuração do servidor antigo no novo;
  • Reveja item por item checando-os no check list anteriormente preparado, se estiver tudo certo, altere o DNS em seu domínio.

Uma dica é, não cancele o serviço de hospedagem antigo sem ter certeza de que tudo foi migrado corretamente e esteja funcionando.

Hospedagem de qualidade

Saber escolher um serviço de hospedagem que garanta um suporte técnico rápido e de qualidade é essencial, além de um bom nível de SLA, alta velocidade de transferência de arquivos e baixa latência.  Para fazer isso, existem sites especializados que ajudam a fazer comparativo de informações sobre empresas de hospedagem de site.

Dessa maneira, esperamos que com essas dicas, você consiga escolher uma hospedagem para o seu site, que seja de qualidade para sua empresa usufruir de todos os benefícios que ter um website pode proporcionar para o seu negócio. 

E caso necessite fazer a migração da hospedagem, esteja preparado e que seja um processo rápido e eficaz. Lembre-se sempre de procurar ajuda de empresas e profissionais qualificados que lhe ajudem a escolher o melhor servidor, o plano mais adequado para sua demanda e principalmente, que lhe deem assistência em todas as fases de migração, visando evitar erros e prejuízos.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.