Quando o assunto é setor têxtil, assim como em outros tipos de setores , é possível aplicar inúmeras ações relacionadas ao marketing, como: desenvolvimento de e-commerce, contas nas redes sociais e assim por diante. 

No entanto, o comportamento dos consumidores está constantemente passando por atualizações e o mercado precisa acompanhar esse cenário. As indústrias que sabem quais são essas tendências conseguem desenvolver melhores estratégias de engajamento de clientes. Assim, possuem maiores chances de obterem mais vendas. 

Hoje em dia, os consumidores estão na internet, buscando por produtos e, mesmo que não comprem online, querem encontrar as informações que desejam. Inclusive, o faturamento do e-commerce brasileiro teve alta de 48,4% em 2021

As indústrias no setor têxtil sabem da importância desse dado, pois indica que os clientes estão online. Consequentemente, as principais tendências de engajamento de clientes para 2022 são direcionadas para esse comportamento. 

Continue a leitura e saiba quais são essas tendências e como você pode aplicá-las ao seu negócio! 

Dicas de tendências para engajamento de clientes

Aqui estão algumas técnicas de engajamento de clientes que poderão te ajudar a vender mais e reter seus clientes existentes.

1. A personalização reforça o envolvimento do cliente

Não há como negar que a maioria da indústria de moda acredita que a personalização é a chave para melhorar o envolvimento do cliente. Da mesma forma, a maioria dos profissionais de marketing veem a personalização como o caminho correto a seguir.

Parece que envolver os clientes individualmente em tempo real faz com que eles se sintam importantes e confortáveis ​​durante a compra.

Além disso, envolver os clientes de forma personalizada faz com que eles se sintam confiantes e valiosos. Eles preferem comprar de empresas que valorizam suas opiniões e feedback e provavelmente comprarão novamente se isso acontecer. 

2. Ofereça vários canais de comunicação

A comunicação desempenha um papel fundamental na melhoria da relação entre clientes e varejistas do setor têxtil. Portanto, oferecer mais canais de comunicação significa que sua empresa provavelmente receberá mais feedback dos clientes. 

Isso ajuda a eliminar as barreiras de comunicação entre o vendedor e o cliente e facilita um melhor envolvimento dos consumidores. Como uma empresa que deseja melhorar a relação com seus clientes, é importante que ofereça os seguintes canais para comunicação: 

  • E-mail;
  • Telefone (e até WhatsApp Business, se possível);
  • Twitter;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Blog;
  • Chat online no site. 

Embora existam muitas opções de canais para comunicação, é importante que ofereça para os seus clientes aquelas que eles mais costumam utilizar em seu dia a dia. 


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3. Substitua marca por personalidade

Um fator crucial para melhorar o engajamento do cliente é mudar seu foco da marca para a personalidade. Por que isso é importante? Para começar, sua marca nada mais é do que o que os clientes pensam dela, e não exatamente o que a sua empresa é. 

Um estudo indica que aproximadamente 73% das pessoas preferem fazer negócios com marcas que lhes proporcionem uma experiência de compra mais relevante. 

Portanto, para os varejistas do setor têxtil, faz sentido focar no cliente e aprimorar sua experiência de compra em vez da marca, pois os clientes — especialmente os online — adoram experimentar uma ótima experiência de compra. 

Da mesma forma, focar em compradores individuais aumentará automaticamente o valor de sua marca quando os clientes começarem a preferir comprar em seu site. 

4. Use conteúdo para educar e engajar

Ainda hoje você encontrará empresas que ignoram a importância dos blogs com conteúdo de qualidade e relevância. Em essência, elas não percebem ou simplesmente ignoram a eficácia dos blogs. 

Na verdade, blogs interessantes e informativos ajudarão muito a aumentar o envolvimento do cliente. Sim, fazer um blog pode ser demorado, mas quando se trata de fornecer informações atualizadas, nada supera sua utilidade.

Um estudo revela que cerca de 48% dos usuários preferem comprar de empresas que fornecem conteúdo informativo ao comprador. Isso mostra que os clientes geralmente estão dispostos a comprar, pois recebem informações suficientes sobre o produto. 

Além disso, adicionar infográficos e outras mídias ao seu blog só o tornará mais legível e ajudaria os clientes a tomar uma decisão. Por exemplo, você pode criar um material sobre os principais tipos de tecidos para 2022. 

Mas não é somente o blog que pode ser utilizado para entregar conteúdo para o seu público-alvo. Você também pode e deve criar conteúdo para as redes sociais, por exemplo. 

Quanto mais conteúdo você criar e disponibilizar aos potenciais e atuais clientes, maiores serão suas chances de conquistá-los e obter mais vendas. 

Conclusão

Engajar os clientes é algo essencial para qualquer tipo de negócio, inclusive quando se trata do setor têxtil. Os consumidores estão cada vez mais em busca de empresas que oferecem informações, que podem ser facilmente encontradas na internet. 

Portanto, quanto mais você investir em estratégias para atingir, aproximar e obter engajamento dos clientes, melhor será para os resultados do seu negócio.