A troca de sistema de gestão (ERP) feita por indústrias vem sendo algo cada vez mais recorrente, visto que, no mercado atual, essas indústrias estão sempre buscando alternativas para impulsionar seu crescimento interno e externo. 

Além disso, são incomuns as que não possuem um software para auxiliar na organização dos seus diferentes setores e processos.

Nesse artigo separamos 4 razões principais que podem levar a essa troca de sistema, para que você possa analisar melhor as suas necessidades e urgência em realizá-la. 

Confira:

1. Sistemas ultrapassados

A “validade expirada” de um sistema é um dos principais motivos que levam à troca de sistema. As empresas buscam um ERP que atenda às suas necessidades de modo completo, por isso muitas vezes optam por atualizar os sistemas que já contratam, atribuindo mais funcionalidades, ou, caso isso não seja possível, pela troca de fornecedor.

É essencial que as empresas que fornecem os ERPs estejam sempre se mantendo atualizadas, de acordo com as determinações da legislação vigente e com o que é oferecido pelo mercado, para assegurar uma boa organização e controle de processos

Podemos, ainda, dividir a razão “sistema ultrapassado” em sub motivações como:

  • Sistema hospedado na nuvem

O acesso remoto ao sistema da sua empresa é uma necessidade que cresce mais a cada dia, principalmente por ser um facilitador para os empresários se fazerem presentes mesmo quando distantes, em viagens ou reuniões externas, por exemplo.

Essa alternativa auxilia o trabalho de toda a equipe, desde os atendentes e vendedores até o CEO da empresa, pois todos os dados importantes para os setores, além de conversarem entre si e se complementarem, estão disponíveis à palma da mão.

  • Funcionalidades

Como foi dito anteriormente, é muito importante que as empresas fornecedoras mantenham seus ERPs atualizados a respeito da concorrência, do que é buscado pelos leads e do mercado no geral, assim, de acordo com seus recursos, a empresa pode avaliar quais funcionalidades acrescentar ao seu sistema, segurando a atenção dos clientes e atendendo às suas necessidades. 

O cliente pode ainda entrar em contato com o fornecedor para conversar sobre possibilidades de implementar novas ferramentas no ERP, caso as ferramentas em questão não entrem na atualização do software. Porém, se não for do interesse ou preocupação do fornecedor acrescentar essas funções, o cliente recorrerá à troca de sistema, para um que se encaixe nos parâmetros da empresa.

Para escolher um sistema que garanta o atendimento, com qualidade, dos interesses da sua empresa, é importante fazer uma pesquisa apurada dos sistemas disponíveis no mercado, assim como uma comparação entre os mesmos.

2. Custo muito acima da realidade financeira da contratante 

Quando o custo-benefício do ERP contratado passa a não valer a pena, em uma situação, por exemplo, em que o valor do ERP aumenta expressivamente, mas o número de funcionalidades não aumenta tanto quanto – e, com isso, acaba não atendendo às expectativas dos clientes, a troca de sistema também se torna uma forte opção. 

Porém, também é importante lembrar que o custo de um sistema de gestão nem sempre será a forma principal de comparação com outros na hora de escolher ou trocar, já que não necessariamente um sistema mais barato, será econômico, pois se ele não agregar as funcionalidades das quais a empresa necessita, resultará em um prejuízo.

Portanto, o custo pode sim ser motivo de uma troca de sistema, ou um fator comparativo, porém quando acompanhado de outros fatores decisivos.


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3. Sistema atual não suporta a carga da demanda

O tamanho do sistema também pode influenciar na busca por um novo software. É possível que em um ponto de crescimento acelerado da sua indústria, o ERP contratado não suporte as funções complexas que surgirão e nem mesmo a proporção que sua indústria tomará, sendo assim, seria prejudicial para a empresa manter o sistema em questão.

Neste problema também cabe, em um primeiro momento, a tentativa de conversa com a empresa fornecedora do software atual, para abordar a possibilidade de aumento do limite suportado pelo sistema. E, no caso de não ter sucesso, pesquisar o sistema que melhor se enquadra com as suas necessidades.

4. Falta de suporte ou contato pelo contratado

O treinamento interno de uma empresa, para o preparo da equipe de atendimento, é um fator fundamental para elevar suas vendas e fidelizar seus clientes. A empresa deve sempre trabalhar para resolver os problemas ou dúvidas trazidos por seus clientes, ou clientes em potencial, e não criar mais conflitos.

É preciso que a equipe de suporte esteja sempre a postos para atender o cliente de modo atencioso e com muita paciência e interesse, se esforçando em prover resoluções positivas para ambos os lados.

Caso o cliente, ou o lead, seja tratado com grosseria ou nem chegue a conseguir o atendimento de que precisa por descaso da empresa ou da equipe em questão, esse comportamento refletirá no produto oferecido, afastando contatos e formando uma imagem negativa sobre a empresa.

Além de possuir canais de atendimento direto, como o SAC, a empresa pode ser ainda mais solícita e preparada para dúvidas recorrentes ou problemas comuns dos clientes e disponibilizar um canal de ajuda e/ou suporte específico em seu site, como uma página de FAQ, por exemplo.

Agindo assim, a empresa fortalecerá a relação de confiança entre cliente, produto e empresa, atraindo cada vez mais clientes e favorecendo a sua fidelização ou, ainda, a transformação deles em promotores da sua marca, e reduzindo a evasão e troca de sistema.

Vale ressaltar que o problema de falta de suporte e contato influencia diretamente nos outros problemas já citados, já que para entrar em contato com a empresa fornecedora atual e tentar resolvê-los antes de recorrer à troca de sistema, é preciso que os clientes passem pelo setor de suporte.

Portanto, esse contato pode ser decisivo na escolha do cliente em seguir ou não com o contrato.

Caso você identifique a necessidade de uma troca de sistema dentro da sua indústria, em uma ou mais razões listadas nesse artigo, é necessário avançar para a próxima etapa, analisando os passos a serem tomados na escolha de um novo ERP

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Beatriz Azevedo, da equipe do Blog Industrial da Nomus — Sistema de gestão ERP especializado na criação de soluções voltadas para a indústria..