Diante do novo cenário, trabalhar Home Office se tornou a opção e rotina de muitas pessoas. Diversas empresas optaram por esse regime de trabalho para manter a produtividade sem romper com as regras de isolamento social. 

Assim, pensando nessas mudanças e em como elas exigem uma alteração no dia-a-dia de trabalho e requerem mais foco, para facilitar o seu Home Office, preparamos algumas dicas de ferramentas em Nuvem. Confira abaixo!

Soluções para armazenamento e compartilhamento em Nuvem

File Server – Arquivos em Nuvem

Falamos aqui de um Servidor de Arquivos na Nuvem. Isto é, através dele os documentos utilizados na sua empresa sempre estarão disponíveis e acessíveis de qualquer plataforma para todos os colaboradores.

E um dos pontos mais importantes: como há um painel de controle, é possível gerenciar e monitorar todos os acessos, escolher o tipo de permissão de cada usuário e o que pode ou não ser acessado. Prático, quando pensamos em delimitar os documentos de cada setor, não é mesmo?

Além disso, quando o assunto é segurança, saiba que é possível aplicar e personalizar as políticas de retenção de arquivos, conceder permissão aos dispositivos que poderão ou não acessar tais dados armazenados, usar do recurso de criptografia e autenticação, seja para o acesso em nuvem quanto local.

E para fazer a sincronização dos arquivos produzidos no computador local com a nuvem, é simples. Por meio da instalação de Web Agente Local na máquina e um drive virtual, os arquivos terão automatica e simultaneamente uma cópia no File Server.

Google G-Suite

Já ouviu falar Google G-Suite, pacote de aplicações e serviços que foi elaborado pelo próprio Google? Além de contar com e-mail corporativo (ex.: contato@nomesuaempresa.com.br), foi desenvolvido nos parâmetros do Gmail. Dessa forma, ele conta também com compartilhamento e armazenamento de arquivos e documentos, podendo ser feito tanto online quanto offline, através do Google Drive. 

Já com o Google Drive você pode armazenar e compartilhar textos, fotos, músicas, vídeos, documentos com os demais integrantes da sua empresa, bastando para isso, você definir com quem deseja realizar tais ações. Tudo isso em um ambiente seguro.

Outro ponto benefício, é que será possível acessar todos esses arquivos de qualquer lugar e a qualquer hora, seja do computador ou celular, por exemplo. Ótimo, quando pensamos nas circunstâncias do Home Office, não é mesmo?

Soluções para comunicação e reuniões online

Microsoft Teams

Se também deseja um recurso para realizar reuniões e trocar mensagens, o Microsoft Teams atende a esse propósito. Além disso, tal ferramenta também pode ser integrada com o Office e o Skype. Será possível fazer chamadas de vídeos com os integrantes da equipe, compartilhamento de telas.

Google Hangout Chat e Hang Meet

Ambas ferramentas estão dentro do pacote do Google G-Suite. Entretanto, o Hangout Chat é uma plataforma destinada às mensagens, sejam individuais como em equipe. E o Hangout Meet já é utilizado para vídeos chamadas, o que contribui para realizações de reuniões, como também agendamentos via calendário e compartilhamento de arquivos com colegas. 

Soluções para auxiliar na organização durante o Home Office

Google Agenda

Para não perder as reuniões online, nada melhor que manter tudo registrado em uma agenda, não é mesmo? Ainda mais se for em nuvem, acessível de qualquer lugar, a qualquer hora.

Nesta ferramenta será possível fazer as marcações, ver disponibilidade de horários e também determinar a duração de cada evento. Além disso, poderá checar na agenda dos colegas se eles estão disponíveis e compartilhar seus eventos com eles.

Trello

E para você e sua equipe organizarem seus projetos poderão utilizar o Trello. Nele terão quadros flexíveis, onde basta arrastar as tarefas de uma coluna para as outras de acordo com o progresso do trabalho de vocês.

Sendo assim, é possível colocar a data de entrega de cada projeto, quem é a pessoa responsável por cada tarefa, anexar algum documento e deixar comentários. Você também poderá integrar o Trello à outras ferramentas que sejam utilizadas em sua empresa, como o Google G-Suite ou Pipedrive.

Espero que tenha gostado dessas dicas para facilitar o Home Office na sua empresa. Então, com tais ferramentas e as facilidades por elas proporcionadas a ideia é que as atividades possam ser realizadas remotamente de maneira mais prática e contar com a segurança da Nuvem

 

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.