O mundo não pára de girar, principalmente no que tange à tecnologia. Neste início de década estamos presenciando uma das maiores mudanças em tecnologia do trabalho referente ao empreendedorismo.

A tecnologia no marketing está sendo reconfigurada a cada dia, e é preciso estar sempre se atualizando a estas mudanças, pois se não fizermos, estaremos ficando para trás em relação a nossos competidores.

Mas muito mais do que apenas gerar competição no mercado, a tecnologia no marketing vem para aumentar o alcance das empresas, facilitar a vida do empresário e contribuir com o aumento da renda.

Quais são as tecnologias do momento, seus benefícios e algumas das opções do mercado é o que vamos abordar neste artigo.

Qual a principal tecnologia no marketing?

Esta pergunta é bastante ampla, e por isso estaremos abordando as principais tecnologias para cada vertente do marketing digital. Afinal de contas, o marketing digital é a principal forma de marketing desta década, e suas divisões são várias.

Começaremos pelas mais básicas caso você esteja iniciando sua jornada como empreendedor digital e iremos aprofundar a matéria de tópico a tópico.

Criadores de Site All-In-One

Criar um site pode ser bem demorado, não é mesmo? Procurar bons preços de hospedagem, que ofereçam promoções como certificados SSL e domínios grátis, além de um bom uptime.

Então, instalar o WordPress, configurar tudo, buscar por templates, instalar um page builder, padronizar cabeçalhos, procurar por plugin de SEO, e por aí vai. Se você já tentou criar um site desta maneira, sabe bem que a descrição já é árdua, mas colocar a mão na massa é ainda mais.

Por isso, estão sendo desenvolvidos criadores de sites profissionais. Isto é, uma maneira simplificada de obter todos estes serviços acima já instalados e pronto para serem usados, sem perder a qualidade já que todas estas tarefas árduas terão sido desenvolvidas pelos designers e programadores da marca. O que, na prática, faz com que seu site tenha menos chances de conter erros e complicações.

Se você ainda não possui um site funcional, esta opção pode fazer seu negócio começar as operações em questão de uma semana.

Mobile-Friendly

Na internet, foi-se o tempo em que os internautas navegavam massivamente através de computadores. Atualmente, a maioria deles utilizam celulares.

Por isso, todas as suas ações na internet devem estar adaptadas à visualização em telas de celulares – conceito que chamamos de “mobile-friendly”.

Na hora de criar conteúdo, pré-visualize em ambas as telas; na hora de escolher um template para o site, garanta que ele seja responsivo; na hora de criar conteúdo, verifique a resolução e o tamanho das imagens.

Por fim, também referente a criação de conteúdo, mas não exclusivo para ser mobile-friendly, é o conceito de escaneabilidade: principalmente em textos, as quebras de parágrafos devem ser frequentes e bem organizadas; os títulos de cada parte do texto devem ser bem destacados, e se puder adicionar outras mídias de conteúdo entre o texto, melhor.

Dessa maneira, fica mais fácil e leve do internauta via mobile ler e apreciar o seu conteúdo escrito, especialmente quando se fala sobre blogs.

SEO e Core Web Vitals

Para você, talvez, SEO e ranqueamento Google sejam termos, talvez, um pouco novos. Mas e se te dissessem que grande parte do conteúdo da internet referente a estes tópicos está desatualizado?

Isto porque, em meados do mês de fevereiro de 2021, começou uma forte discussão sobre o Google adicionar novas métricas a sua forma de ranquear. Apenas em maio estas métricas foram adicionadas, e sua instauração levou até agosto para se concluir. Portanto, é um conteúdo bastante novo ainda.

As novas formas não revolucionaram o posicionamento das grandes marcas, mas tornaram mais eficiente a classificação das marcas que investem fortemente em desempenho do site.

Essas novas mudanças aos critérios de ranqueamento são uma adição às estratégias de SEO e devem ser realizadas principalmente para marcas que pretendem alcançar o topo.

Em inglês, o nome “Core Web Vitals” é utilizado. Já em português, está sendo utilizado o termo Indicadores de Experiência na Página.

Anúncios

OK, esta tecnologia não é nada nova. Desde os primórdios da internet, quase todos os sites eram lotados de pop-ups e banners e chegava a ser chato de navegar por alguns.

Pois é… A experiência estava sendo ruim, até que o Google resolveu punir em ranqueamento os “anúncios spam” e desenvolveu o Google Ads, para garantir que os melhores anúncios fossem exibidos nos sites associados.

Os melhores anúncios tem necessariamente uma boa taxa de cliques e conversão, além de estar altamente relacionado ao nicho do site em que ele é exibido. Este formato de anúncio se tornou muito popular, e várias outras plataformas estão oferecendo anúncios qualificados.

Facebook Ads, Instagram Ads, YouTube Ads… Tem de tudo. Basta você começar a estudar como administrar uma campanha de anúncios dentro destas plataformas e colocar em prática.

Principalmente para as marcas que ainda não tem um público fiel e ainda não conseguem bons resultados por marketing de conteúdo, esta estratégia é crucial. 


Veja também:


Analytics

Uma das maiores vantagens do marketing digital é o fato de todas as ações poderem ser medidas. Assim, você entende exatamente onde estão os erros, acertos, possibilidade de melhorias, além de várias outras informações cruciais para sua tomada de decisão com sua empresa.

Para realizar a análise do seu site, a ferramenta mais utilizada no mundo é o Google Analytics. Este plug-in, além de ser completíssimo, é prático, funcional e gratuito.

Se quiser realizar a análise dos seus posts de social media, fique atento às ferramentas disponíveis para cada rede social.

Caso queira medir os resultados de SEO, utilize o SEMRUSH. Já para anúncios, fique de olho nas métricas da sua campanha, normalmente oferecidas pela plataforma utilizada.

Se você tiver dúvidas de como tirar o máximo destes dados, ainda pode procurar por empresas especializadas em Big Data para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Chatbots

Muitas vezes, nosso site precisa oferecer atendimento em tempo real para os visitantes, e, para isso, precisamos treinar um time de vendas online que irá representar nossa marca – ou então, fazermos nós mesmos, o que é deveras cansativo.

Este método está desatualizado e cada vez mais empresas de programação especializadas no atendimento ao cliente estão oferecendo inteligências de chatbots que prestam o atendimento ao cliente de forma automática.

A inteligência está tão bem desenvolvida que o atendimento costuma ser personalizado, rápido, simpático e eficiente. Inclusive, muitas pessoas relatam a preferência de serem atendidas por chatbots do que por pessoas.

Esta é tida como uma das tecnologias mais valiosas no mundo no momento e é uma grande aposta para os próximos anos.

CRMs e ERPs

Estas são ferramentas genéricas de gestão que realizam também funções de marketing. Voltadas para gerenciar o atendimento ao cliente, gestão fiscal, financeira, de estoque e até disparos de e-mail, é difícil imaginar um negócio com mais de 10 funcionários operando bem sem o auxílio de pelo menos uma destas duas.

Cada nicho possui ferramentas desenvolvidas especificamente para si, então você terá que realizar uma pesquisa de mercado para conferir as principais ofertas para sua marca. 

Como fazer um bom investimento em tecnologia no marketing digital?

Bom, você precisará fazer uma análise da situação em que se encontra, do seu orçamento e do seu tempo disponível para aprender novas ferramentas.

Se você ainda nem começou sua loja virtual, o primeiro passo é criar seu site e trabalhar em marketing de conteúdo e anúncios para começar a ter alcance. Depois deverá tornar sua operação mais complexa.

Já se você já possui sua marca operante, revise quais destas tecnologias no marketing digital você já está investindo, qual seu grau de eficiência em cada uma delas e para qual passo expandir.

Realize um bom planejamento de gestão de marketing e, se possível, conte sempre com a ajuda de profissionais especializados em atender negócios do seu porte para acelerar os seus resultados.