O Marketing Digital é marcado por constantes mudanças. Isso porque, o mundo apresenta tendências variáveis que impactam diretamente nas estratégias utilizadas pelas empresas.  Portanto, é fundamental estar atualizado e garantir participação nas novidades dentro do segmento de atuação. 

Já não é novidade que a era digital tem sido uma aposta para o crescimento e reconhecimento de empresas. Entretanto, vale lembrar que existem diferentes formas de se fazer presente, o que exige uma ampla pesquisa em busca de qual a melhor estratégia a ser utilizada. 

Além disso, é fundamental buscar referências para entender sobre as tendências de mercado, fazendo com que a sua empresa esteja antenada no que há de mais atual. Contudo, é fundamental analisar os consumidores, visto que estão em constante mudança, o que influencia diretamente na relação com as empresas. 

Podemos dizer que, uma das principais dicas para garantir o sucesso de uma empresa é analisar o seu público em potencial, entendendo quais são as necessidades e expectativas do perfil. 

As tendências acontecem da mesma forma, através da análise do público, é possível desenvolver novas ferramentas, plataformas, serviços, entre outras soluções a fim de atender a uma necessidade ou expectativa. 

Afinal, quais são as tendências?

Vamos ao que interessa! Confira, a seguir, quais são as tendências de Marketing Digital mais atuais para garantir o sucesso da sua empresa: 

Marketing de conteúdo

Sem dúvidas, essa tendência está em alta! Ao longo do tempo, a relação dos consumidores com os conteúdos digitais mudaram. Hoje em dia, é necessário agregar valor através de ebooks, artigos, vídeos, posts, entre outras soluções. 

Pensando de forma estratégica, os conteúdos contam com técnicas de SEO a fim de garantir mais posicionamento na internet, além de estratégias com o Inbound Marketing potencializando o processo de atração de clientes.  

Atualmente, grande parte das empresas tem atribuído essa estratégia com o objetivo de garantir mais participação do mercado, além do reconhecimento e captação de novos clientes. 

Mobile marketing

Praticidade e proximidade de uma só vez! Com certeza, viabilizar atendimento e outras facilidades através do dispositivo móvel tem sido a prioridade de muitas empresas. Isso porque, os dispositivos já fazem parte do dia a dia e acabam facilitando a operação. 

Devido a isso, cada vez mais, os aplicativos e sites são otimizados. Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição da lista de países que mais utilizam aplicativos. De acordo com esse dado, fica ainda mais evidente o quanto o Mobile Marketing têm sido uma tendência. 

Automação 

Um bom planejamento estratégico considera a otimização de processos, contribuindo para a rentabilidade e praticidade no negócio. Trazendo para o Marketing Digital, as ferramentas de monitoramento, CRM e email Marketing continuam sendo uma tendência excepcional. 

No mercado, já é possível encontrar diferentes plataformas de automação, principalmente, com o objetivo de facilitar a conversão de leads. Podemos citar como exemplo o envio de email marketing, a fim de garantir mais assertividade, é necessário realizar a segmentação de envio. 

Dessa forma, as plataformas de automação são fundamentais para garantir a criação de listas de forma simplificada. Além disso, é possível garantir a personalização do email em outros sentidos, como a inserção de links, imagens, definição de horário para o envio, entre outras possibilidades. 

WhatsApp marketing

Essa ferramenta deixou de ser apenas a troca de mensagens e envio de SMS para ser uma solução de atendimento e relacionamento. Portanto, tem favorecido o atendimento online em tempo real, contribuindo para atender diferentes necessidades com mais agilidade e praticidade. 

Atendimento via chatbots

Sem dúvidas, o atendimento é um dos pontos mais importantes para o consumidor. Portanto, cada vez mais, as empresas buscam simplificar esse processo. Além das redes sociais, os chatbots também fazem parte dos portais de muitas empresas.

Por fim, essas são as principais tendências de Marketing digital disponíveis no mercado. Como vimos, através delas, é possível potencializar resultados e garantir o sucesso de empresas de diferentes segmentos. 

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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