Para aqueles que trabalham com a criação de sites ou para quem deseja criar o site do seu negócio, conhecer as tendências de web design que vão reinar em 2022 é extremamente importante.  

Isso porque, com a concorrência crescente no meio digital, as chances de impressionar os visitantes com uma boa primeira impressão devem ser aproveitadas ao máximo.

Para ajudar você a conhecer o que se espera da área de web design e aumentar as conversões de visitantes, preparamos esse artigo com várias dicas.

Mas, afinal, o que estará em alta?

Modos claro e escuro

O tempo em frente as telas tem aumentado a cada ano. E hoje sabemos que a luz branca tem um negativo impacto sobre o bem-estar dos usuários, pois causa fadiga, secura nos olhos e dores de cabeça.

Em 2022, uma forte tendência de web design está na atenção ao conforto do usuário e, para isso, muitos sites têm investido em modos claro e escuro para as telas, com predominou de muitos tons pastéis, que não são apenas visualmente agradáveis, mas também, proporcionam efeito calmante. 

Design minimalista

Composto por uma paleta de cores limitadas, tipografia simples e navegação fácil, o design minimalista para sites continuará a imperar neste ano. Como por exemplo na sala de treinamento no Rio de Janeiro.

A vantagem desse tipo de design é que a mensagem passada ao visitante á clara, sem distrações e visualmente agradável. Em tempos em que a acessibilidade e a facilidade de uso são cada vez mais valorizadas, um layout minimalista pode ser a chave para agradar os visitantes.


Veja também:


One Page 

O site One Page segue a tendência minimalista onde o menos é mais. Isso porque nesse modelo de site são dispensados os menus e priorizado a rolagem simples em uma única página. Você sabe o que é PNL?

Essas plataformas dão a sensação de o usuário estar lendo um pôster. Isso porque as informações ficam concentradas em um único lugar, tirando distrações de navegação ou da pesquisa em várias páginas.

Elementos de texto em rolagem 

Embora queiramos que os elementos em texto sejam legíveis, também é possível torná-los dinâmicos. Elementos de texto em rolagem — geralmente usando poucas palavras e em um único local — pode adicionar ênfase à palavra-chave e despertar o interesse do visitante.

A rolagem de texto geralmente se move lentamente pela tela à esquerda. E as fontes contornadas estão dentre as opções mais populares para manter a legibilidade das frases curtas.

Design inclusivo 

Trabalhando em direção a uma web mais inclusiva, o mindset de muitos designers tem sido mais inclusivo, inclusão essa que se estende a raça, neutralidade de gênero, cultura e habilidade. 

A ideia é uma: ter um site que deve ser montado de forma que qualquer pessoa que queira consumir o conteúdo uma vez que ela se identifica na tela.