//Transformação digital industrial: como iniciar a sua jornada

Transformação digital industrial: como iniciar a sua jornada

Conheça as melhores práticas para iniciar a transformação digital na indústria de forma ágil e eficiente.

Provavelmente você já ouviu falar sobre a grande revolução gerada pela Indústria 4.0. A verdade é que cada vez mais a tecnologia vem sendo implementada para otimizar processos e tornar tarefas mais ágeis e eficientes. Com os impactos da transformação digital, tanto as operações quanto às decisões tomadas na indústria se tornaram mais assertivas, entretanto, é preciso saber como iniciar uma jornada digital.

Podemos afirmar que atualmente a transformação digital faz toda a diferença dentro das empresas, afinal, a cada dia que passa o mercado exige ainda mais das organizações. Por isso, investir em soluções digitais é uma excelente maneira de entregar diferenciais competitivos no mercado e impulsionar negócios.

O ponto que queremos abordar é que transformar a indústria digitalmente vai muito além do que simplesmente agregar um amontoado de tecnologias nas organizações. A implementação da transformação digital exige uma mudança de mindset e uma reestruturação mais aprofundada que resulta em operações mais ágeis e inovadoras.

Em tempos de crise, se reinventar e apostar em novas soluções pode ser uma excelente alternativa. Por isso, criamos este conteúdo para te auxiliar no “start” da transformação digital da sua organização. Continue a leitura.

O que de fato podemos chamar de transformação digital?

Como já foi mencionado, a transformação digital envolve a implementação de uma cultura de inovação que impacta na maneira como as organizações gerenciam e executam seus processos. Porém, é impossível ignorar o fato de que essa tendência é marcada principalmente pela adoção de soluções tecnológicas digitais, como cloud computing, desenvolvimento de softwares, criação de aplicativos, plataformas e sistemas.

Também chamada de jornada digital, essa transformação é focada em otimizar o desempenho das organizações, além de otimizar tarefas através da inovação. A ideia ganhou esse nome por precisar ser implementada em etapas, para garantir que as empresas tenham tempo para se adequarem e aproveitarem da melhor forma os benefícios que a tecnologia proporciona.

Antes de entendermos como essa jornada pode ser iniciada, é importante dizer que para implementar a transformação digital na indústria é bom garantir que toda a empresa esteja empenhada na adaptação e na utilização das novas ferramentas. Afinal, o gestor pode pensar junto com o time de trabalho nas melhores formas de utilizar os recursos tecnológicos para impulsionar os resultados do negócio.

Veja como o processo de implementação dessa cultura pode ser iniciado na indústria:

Identifique as principais necessidades

Uma ação que será fundamental para todas as outras é entender sobre a atual realidade da empresa, identificando as principais necessidades dos processos e diagnosticando os problemas enfrentados. 

Nesta etapa, é fundamental conversar com colaboradores de diferentes setores para identificar com maior clareza as carências da organização. Dessa forma, será mais fácil saber quais setores, por exemplo, estão sendo menos produtivos e o que precisa ser alterado para que as atividades sejam realizadas de forma mais ágil.

Em outras palavras, para que a implementação da transformação digital seja de fato eficiente, é fundamental que as soluções adotadas atendam às reais necessidades da empresa.

Fomente uma cultura digital

Caso os setores da organização trabalhem de forma integrada, é importante que os colaboradores entendam que a tecnologia será uma peça fundamental nessa integração. Ou seja, os profissionais precisam atuar de acordo com a lógica digital desenvolvida. Caso contrário, será mais difícil garantir um resultado satisfatório com o uso das ferramentas.

Incentivando o trabalho em equipe e promovendo o engajamento dos colaboradores com a estratégia de transformação digital, será mais fácil fazer com que a tecnologia funcione em sinergia com toda a empresa. Criando uma cultura inovadora, provavelmente toda ação tomada renderá melhores resultados. Para isso, o estímulo à aprendizagem contínua precisa ser incorporado no ambiente.

Invista na comunicação interna

Também não podemos esquecer da importância de manter uma boa comunicação interna. É fundamental otimizar toda a comunicação realizada entre setores e equipes de trabalho. Todo o fluxo de dados e informações precisa ser realizado com precisão e agilidade. A ideia é que os setores colaborem e compartilhem ideias entre si, criando assim times multidisciplinares e multifuncionais. 

Além desse cuidado ser essencial para a implementação da transformação digital, uma comunicação assertiva também colabora para redução de erros e retrabalhos nos processos operacionais.

Encontre um parceiro tecnológico

Para que a transformação digital comece, é preciso investir no desenvolvimento de softwares, afinal, essa tecnologia será crucial na modernização e otimização das atividades. Se a sua empresa não possui especialistas de TI com experiência ou expertise no desenvolvimento de soluções tecnológicas, você precisará encontrar um parceiro tecnológico para viabilizar a construção do seu projeto.

Uma fábrica de software poderá te ajudar na criação da solução ideal, como um software sob demanda, que poderá ser moldado para responder às necessidades e demandas do seu negócio. Dessa forma, a indústria pode alcançar resultados mais pontuais e relevantes.