Fique por dentro das principais soluções e estratégias para aumentar o engajamento de colaboradores em treinamentos corporativos a distância.

Quando o assunto é capacitação de colaboradores, investir em educação a distância vem se tornando uma das melhores soluções possíveis. O EAD, ou ensino a distância, abre espaço para a integração de muitas tecnologias que facilitam e muito a gestão de aprendizagem. Ou seja, a tecnologia traz muitos benefícios, inclusive um maior engajamento dos colaboradores.

A princípio, um dos maiores desafios na gestão de treinamentos corporativos é justamente garantir o envolvimento e o engajamento dos alunos. Manter os colaboradores constantemente interessados no conteúdo das aulas e promover um bom nível de interação entre eles realmente não é uma tarefa fácil.

Porém, podemos afirmar que, existem inúmeras formas de fomentar o engajamento de colaboradores em treinamentos corporativos. Investir em soluções que garantem esse tipo de benefício, será fundamental para que seus treinamentos sejam mais efetivos e rendam o resultado esperado.

Por isso, criamos este conteúdo para te esclarecer sobre os melhores recursos para aumentar o engajamento de colaboradores em treinamentos corporativos. Continue a leitura e fique por dentro.

1 – Disponibilize materiais relevantes e atrativos

Antes de qualquer coisa, é essencial garantir que os materiais disponibilizados nos treinamentos sejam de fato relevantes e atrativos. O que isso quer dizer? É importante ter um conteúdo rico em informações, dados, com uma didática eficiente e uma apresentação atrativa, de forma que o colaborador se mantenha interessado.

Por isso, antes de levar qualquer conteúdo para o treinamento, entenda o nível educacional do público, pense nas competências que precisam ser aperfeiçoadas e garanta que o material proposto esteja coerente com os objetivos da empresa.

2 – Ofereça recompensas de aprendizado

Você pode usar alguns métodos como a gamificação para oferecer recompensas de aprendizado. Isso é, promover desafios, metas e interações que utilizem a lógica dos games para envolver os colaboradores. Isso aumentará o nível de engajamento dos alunos com o curso e pode, inclusive, aumentar consideravelmente a capacidade de absorção do conteúdo.

Oferecer esses incentivos e gerar uma competitividade saudável é uma excelente forma de incentivar os colaboradores a se dedicarem e se concentrarem nas atividades desenvolvidas no treinamento. Além disso, esse método de ensino permite fortalecer conexões entre os profissionais, ensinando ações práticas como o trabalho em equipe, por exemplo.

3 – Crie uma cultura colaborativa

Já que falamos sobre trabalho em equipe, outra solução fundamental para aumentar o nível de engajamento em treinamentos corporativos é a colaboração entre os participantes. Afinal, se uma empresa depende que todos os seus setores funcionem juntos para conseguir produzir, é importante alimentar essa cultura nos treinamentos.

Portanto, durante as atividades realizadas no treinamento, é sempre importante incentivar a interação e a colaboração entre os alunos. Isso, além de aumentar o envolvimento dos colaboradores no treinamento, também irá melhorar o trabalho em equipe no dia a dia da empresa.

Tenha um canal de comunicação onde os participantes possam interagir uns com os outros e compartilhar experiências e aprendizados. Além de servir para o crescimento de todos, você pode construir um banco de conteúdos muito útil para no futuro compartilhar com novos colaboradores.

4 – Flexibilidade e interatividade

Gerenciar um treinamento corporativo em um formato engessado e pouco flexível, pode colaborar para o desânimo e desinteresse de alguns profissionais. Por isso, é imprescindível que seu curso tenha uma comunicação de mão dupla, onde os alunos possam se comunicar entre si e os instrutores também possam receber mensagens, feedbacks e perguntas.

Uma outra opção de flexibilidade é disponibilizar as aulas em diferentes horários, para que os alunos possam estabelecer seus próprios horários de estudo. Sendo assim, é importante considerar a utilização de uma plataforma com chats, fóruns, e que também seja acessível, para que os colaboradores possam assistir às aulas em qualquer hora e local.

5 – Desenvolva uma plataforma própria

Ao invés de utilizar “sistemas prontos” para disponibilizar e gerenciar treinamentos a distância, já pensou em desenvolver uma plataforma customizada especificamente para a sua empresa?

Com uma solução digital sob demanda, é possível garantir que ela contemple todos os recursos que você precisa tanto para engajar os colaboradores quanto para aumentar a efetividade dos cursos e treinamentos. 

Dessa forma, ao invés de perder tempo com uma infinidade de ferramentas para colocar essas recomendações em prática, você pode ter tudo em apenas uma plataforma LMS.

Uma plataforma LMS para gerenciar seu treinamento corporativo a distância oferece funcionalidades dinâmicas, práticas e intuitivas. Com uma solução digital de fácil uso, além de conseguir disponibilizar diferentes tipos de arquivos, como vídeos e PDF’s, você pode usufruir de recursos para comunicação, gamificação e interação entre os participantes.

Enfim, essas são algumas das principais maneiras existentes para aumentar o engajamento dos colaboradores em treinamentos corporativos a distância. Vale lembrar que todos esses métodos e ações podem ser otimizados e colocados em prática com o apoio de uma solução digital. 

Por isso, é muito interessante buscar o apoio de um parceiro tecnológico, para construir junto com a sua equipe, a plataforma ideal para o gerenciamento do seu treinamento.