Durante a finalização de uma construção ou reforma, é muito comum as pessoas se preocuparem com a aparência das paredes, dos pisos, das louças, dos metais, entre outros detalhes.

Porém, o que muitos se esquecem é que para fechar com chave de ouro uma obra devem estar atentos também ao forro do imóvel, que funciona como uma espécie de moldura para todos os ambientes.

Além da função estética, o forro ainda pode contribuir com o isolamento térmico e acústico do imóvel, atuando como uma espécie de barreira protetora entre o telhado e o restante da construção.

Foi pensando nisso que nós decidimos trazer esse texto para aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre as diversas opções de forros disponíveis no mercado, suas características, vantagens e desvantagens de acordo com a orientação de profissionais da área.

Após terminar a leitura, você terá mais condições de decidir qual a melhor opção de forro para o seu imóvel, sabendo que os principais tipos são:

  • Forro pré-moldado
  • Forro de madeira
  • Forro de PVC
  • Forro de gesso

Forro pré-moldado

Características principais

Podemos considerar o forro pré-moldado como sendo a própria estrutura da construção, ou seja, a sua laje, que tem como função distribuir as cargas entre os pilares e as vigas.

As lajes podem ser tanto construídas diretamente no canteiro de obras, quanto chegarem prontas para serem instaladas, no caso das pré-fabricadas, e a escolha de uma opção ou outra irá depender do projeto do imóvel.

Vantagens e desvantagens

Como vantagens desse tipo de forro, que nada mais é do que a própria laje do imóvel, podemos considerar o fato de ele ser indicado para vencer grandes vãos sem precisar de muita altura, a agilidade conferida à obra, a redução das etapas de instalação e dos custos de construção.

Além disso, o acabamento é feito de forma simples, apenas com pintura. As desvantagens do forro pré-moldado estão por conta da possibilidade de ele apresentar rachaduras e infiltrações, já que faz parte da estrutura da construção.

Forro de madeira

Características principais

O forro de madeira é uma das opções favoritas dos brasileiros e pode ser encontrado nos mais diversos estilos de ambientes. Ele é formado a partir de lâminas de madeira que podem ser de ipê, pinus, pinho, jatobá, entre outras opções. Sua fixação pode ser feita diretamente na laje, na estrutura do telhado ou pendurado por tirantes.

Vantagens e desvantagens

A questão estética certamente é uma das principais vantagens associadas aos forros de madeira, já que eles conferem elegância e aconchego aos ambientes.

Além disso, ele também contribui com o isolamento térmico da construção, oferece uma ótima durabilidade e está disponível em diversos tipos de acabamentos.

Suas desvantagens ficam por conta do preço, que é mais elevado do que outros tipos de forro, a necessidade de realizar manutenções periódicas, além da vulnerabilidade a problemas como pragas e umidade.

Forro de PVC

Características principais

O forro de PVC é formado a partir de placas feitas com Policloreto de Vinila, que é o material conhecido como PVC, e pode ser encontrado tanto na cor branca quanto em outras tonalidades, como as que imitam a madeira, por exemplo.

Ele está disponível em duas versões: no formato de réguas, que se encaixam umas às outras em formato macho-fêmea, e no padrão modular, através do qual a instalação é feita com perfis metálicos aparentes.

Vantagens e desvantagens

Quem está em busca de sustentabilidade pode se encantar com o forro de PVC, já que ele é feito de um material 100% reciclado. Ele ainda oferece como vantagens um preço mais acessível, a facilidade para transportar e instalar, e o fato de exigir pouca manutenção por ser resistente, durável e impermeável.

Como desvantagens dos forros de PVC devemos destacar que ele não resiste bem ao fogo e não proporciona um bom isolamento termoacústico. Seu acabamento também pode não ser tão elegante e acolhedor quanto o dos forros de madeira, por exemplo.

Forro de gesso

Características principais

O forro de gesso pode ser formado a partir das placas de gesso tradicionais ou em Drywall (gesso acartonado). Sua instalação é feita através da fixação das placas em perfis metálicos que devem ser presos à estrutura da laje ou ao telhado da construção.

Vantagens e desvantagens

Os forros de gesso vêm se tornando um dos queridinhos nos imóveis brasileiros devido às inúmeras vantagens que oferecem, dentre as quais podemos destacar o ótimo isolamento térmico e acústico, a praticidade na manutenção e a possibilidade de alcançar resultados incríveis com a iluminação embutida, o rebaixamento e a criação de relevos no teto.

Porém, não podemos deixar de mencionar as suas desvantagens, que ficam por conta da baixa resistência à umidade e a vulnerabilidade às trincas e rachaduras.

Agora que você já conhece um pouco melhor as diferentes opções de forros disponíveis no mercado fica mais fácil escolher aquela que atende às suas necessidades.

Lembre-se de analisar critérios como o estilo decorativo do imóvel, o padrão dos acabamentos e os efeitos desejados com o forro. Dessa forma será mais fácil acertar e obter excelentes resultados com a instalação do forro.