Aprender tudo sobre Linux pode ser muito proveitoso para suas tarefas – e nem precisa ser da área de informática para isso. Sabia que esse sistema operacional é bastante útil e seguro para diversas atividades? 

Vamos desvendar tudo isso e muito mais em nosso artigo de hoje, com respostas para 5 perguntas comuns de leigos e iniciantes.

Qual a diferença entre Linux e Windows?

A grande diferença entre esses sistemas operacionais está justamente no kernel. Enquanto o Linux é aberto e pode ser modificado, as versões do Windows só podem ser acessadas mediante registro, assim como seus principais programas, como o Pacote Office. Além do Linux ter código aberto e ser um software livre, ainda oferece mais segurança e estabilidade quando comparado ao Windows, porém perde em processamento gráfico. 

Embora grande parte dos periódicos, manuais e cursos online sejam focados para as aplicações do Windows, hoje em dia diversas fontes têm dado cada vez mais destaque ao Linux, um sistema que cresce e conquista muitos usuários constantemente.

Como testar e instalar o Linux?

Basta comprar um equipamento que já tenha o Linux pré-instalado (os modelos e marcas são listados no site LinuxPreloaded.com), conseguir uma versão que é distribuída gratuitamente em eventos ou campanhas (grande parte acontece em universidades) ou fazer o download diretamente do site da distribuição.

Melhor que isso, você pode instalar e testar o Linux em qualquer computador, sem precisar apagar o sistema operacional recorrente. Dá para rodar Linux e Windows na mesma máquina, fazendo “boot” tanto pelo BIOS quanto pela extensão .iso via periférico – pen drive ou CD.

Parece complexo, mas não precisa ter conhecimentos avançados em informática para instalar e testar o Linux. É um procedimento básico que você pode aprender melhor no em um curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e em outros cursos a distância de informática sobre temas relacionados.

Os programas do Linux são diferentes?

São diferentes, porém equivalentes aos usuais em outros sistemas. Há programas específicos e que se adequam a cada distribuição Linux, desenvolvidos com foco nas características desse sistema operacional. 

O OpenOffice, por exemplo, é semelhante ao Microsoft Office, do Windows. Já o GIMP tem muitas semelhanças com o Photoshop – que roda melhor em Macbooks da Apple.

Em quais tarefas o Linux pode me ajudar?

Embora muita gente pense que o Linux é um bicho de sete cabeças, não há restrições para esse sistema, considerado tão multitarefa quanto o Windows, o Mac OS e outros concorrentes. Como já dissemos, uma de suas maiores vantagens é a segurança, tanto pelas características de software quanto por ser pouco visado pelos hackers e piratas digitais.

Sendo assim, dá para utilizá-lo como base para servidores, em plataformas educacionais, para edição e redação, em aplicações de escritório e administração e as mais variadas rotinas. Além de se familiarizar com seus comandos, em um curso de Linux online você conhece todas as tarefas em que o sistema pode te auxiliar.

Aprender Linux é complicado?

Não tem nada de complexo no Linux, é um sistema como qualquer outro, com suas peculiaridades e detalhes. Quem é usuário Windows pode estranhá-lo no início, mas não há limitações – o Linux faz as mesmas coisas que seu concorrente, porém de forma diferente.

Linux não é específico para profissionais de tecnologia e você não precisa ser um usuário de informática em nível avançado para testá-lo, qualquer pessoa pode aprender e conhecer seus benefícios. 

Com cada vez mais popularidade, são produzidos uma série de cursos voltados a esse sistema livre e suas versões. Você pode dominar tudo sobre Linux com conteúdos divulgados em comunidades, fóruns, vídeos e redes sociais.

Gostou das dicas? Então não esqueça de deixar seu comentário e compartilhá-lo com amigos e familiares.

Conteúdo escrito pela equipe de redação do Educamundo. O seu site de cursos online.

About the Author: Lucas Souza

a49624076933e9bc1573cd550c0a0082?s=72&d=mm&r=g
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados