Tudo ao nosso redor está em constante mudança, transformação e evolução dia após dia, e conosco não é e nem deve ser diferente. Seja na vida pessoal ou profissional, a adaptabilidade é necessária para nos ajustarmos a todas essas inovações que acontecem ao nosso redor. 

E, pensando-se na carreira profissional, essa soft skill (habilidade ligada ao nosso comportamento) é cada vez mais valorizada por empresas e lideranças, sendo uma das competências do profissional do futuro, como bem colocado no relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial. 

Afinal, pense bem, se há alguns anos um profissional passava um longo período em um mesmo emprego, exercendo as mesmas atividades, hoje isso mudou drasticamente. O mercado de trabalho é altamente dinâmico, por isso, para ter sucesso profissional é preciso desenvolver a adaptabilidade. Mas, afinal, o que significa essa palavra, por que ela é tão relevante e como podemos desenvolvê-la? 

Neste conteúdo especial desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento – IBND, vamos buscar as respostas para estas perguntas no intuito de ajudar você, leitor, a desenvolver essa tão importante e contemporânea soft skill. Vamos lá? Boa leitura!

O que é adaptabilidade?

A adaptabilidade diz respeito à capacidade que um indivíduo tem de se adaptar às mudanças no seu ambiente e às necessidades do seu mercado de trabalho. 

Podemos estar falando de pequenas mudanças, como, por exemplo, uma mudança de equipe ou departamento, mas também de grandes transformações que exigem do profissional o aprendizado de novas ferramentas e aptidões. 

É, portanto, uma característica que une a flexibilidade, coragem e a resiliência para atuar com o novo ou com mudanças que possam surgir. Assim, um colaborador com uma forte capacidade de se adaptar:

    • Sempre se mantém a par das novidades, tendências do mercado e  acontecimentos recentes, pois sabe que isso é fundamental para lidar com mudanças;
    • É um antecipador de cenários que, por se manter bem informado, sempre naquilo que é provável de acontecer;
    • É uma pessoa positiva e focada no crescimento e nas soluções, e não nos problemas;
    • É um admirador e propagador das boas relações, pois sabe que isso é essencial para facilitar a sua adaptação, além de reforçar o espírito de equipe.

Veja também:


Por que ela é essencial no mercado de trabalho?

Não há muitas garantias na vida, mas a mudança certamente é uma delas. E quando demonstramos nossa capacidade de adaptação, dizemos ao mundo e a nós mesmos que conseguimos lidar com qualquer desafio que surja em nosso caminho. Além disso, a adaptabilidade proporciona benefícios como:

  • Desenvolve a resiliência

Desafiar-se frente a mudanças não só ajuda a aprimorar as suas habilidades como solucionador de problemas, como também torna-o uma pessoa mais resiliente que sabe responder às frustrações e estresses diários, em todos os níveis, com superação e recuperação emocional. 

  • O destaca profissionalmente

Pessoas adaptáveis têm a tendência natural de se destacar nos ambientes de trabalho. Pois, em vez de se sentirem estressados sob pressão e “travarem”, tentam encontrar novas abordagens e soluções para o problema em questão. 

São pessoas, geralmente, autoconfiantes que confiam na sua capacidade de tomar decisões difíceis e transmitem essa confiança às pessoas ao seu redor.

  • Representa uma habilidade de liderança

Ao se tornar adaptável, o profissional pode guiar sua equipe por diferentes desafios e desenvolver habilidades de pensamento crítico

  • Melhora a produtividade

Quando se gasta menos tempo se preocupando com o que está acontecendo em um projeto, sobra mais tempo para pensar em como prosseguir e tomar atitudes. Ao gastar mais energia com as coisas que precisam ser feitas, também é possível ajudar a sua equipe a se tornar mais eficiente.

Orientações para desenvolver a adaptabilidade

Algumas pessoas têm o “dom natural” da adaptabilidade. Mas mesmo que você tenha sido agraciado com esse “dom”, saiba que ele pode ser desenvolvido. Veja agora algumas orientações  para criar, aprimorar e desenvolver a sua adaptabilidade por meio de exercícios e prática.

Aprenda a ser um solucionador de problemas

A resolução de problemas nos ajuda a resolver questões na medida em que elas surgem. E para que você se torne um solucionador, utilize um simples processo de 4 etapas:

  1. Identifique o problema a ser resolvido.
  2. Faça sessões de brainstorm para encontrar várias soluções possíveis.
  3. Defina a melhor solução encontrada.
  4. Implemente-a.

Usar a estrutura acima permite que você identifique problemas e solucione-os de forma estratégica, sem dar ouvidos ao medo e ao pânico e, dessa forma, evitar tomar decisões precipitadas. 

Abrace o novo

As coisas não ocorreram como você planejou? Mude o seu foco e curta as mudanças! Se algo está mudando em sua vida, não lute contra isso e sim tente entender a situação. 

As mudanças nem sempre parecem boas à primeira vista, portanto, cabe a nós aproveitar o momento para entender e superar o medo, tirar todas as dúvidas e tomar as decisões certas.

Pratique a atenção plena

Que tal dar menos atenção ao seu passado uma vez que você não consegue mudá-lo, mas pode aceitá-lo? Pensar sobre o que poderia ou deveria ter acontecido provavelmente não ajudará, e pode até piorar as coisas.

Concentre-se no que está acontecendo agora, analisando a situação da maneira como ela é. Com isso, pode-se deixar de lado as coisas que estão fora do controle e prestar atenção naquilo que pode ser mudado.

Procure sempre a capacitação profissional e pessoal

Por fim, para desenvolver a adaptabilidade, é preciso estar sempre em busca de conhecimento. Ele pode ser adquirido de forma simples, como assistindo a filmes e praticando o hábito da leitura. 

Além disso, é possível buscar por mais capacitação para desenvolver outras soft skills de grande importância, como acontece através do curso de PNL do IBND.