A comunicação é essencial no nosso cotidiano, seja na rotina pessoal ou empresarial. E com os avanços da tecnologia, se comunicar ficou ainda mais fácil! Logo, as empresas do segmento B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer), ganham muitas oportunidades e vantagens para fazer negócios.

Aliás, os consumidores também ganham vantagens, pois, atualmente há diversas possibilidades de contatar uma empresa. Você pode entrar em contato através do e-mail, telefone, chat online e até mesmo pelo whatsapp.

Isso significa que os canais de comunicação são dispositivos que, basicamente, permitem auxiliar a comunicação entre pessoas e podem gerar impactos positivos nos resultados de um empreendimento. 

E em um mundo cada vez mais digital, os canais utilizados por empresas e consumidores são por telefone e através da internet devido a facilidade e eficiência para se comunicar. 

De fato, a comunicação é indispensável, e os meios de contato que você utiliza no seu negócio podem impactar significativamente nos resultados. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

O que são meios de comunicação?

Não há como negar que a comunicação é primordial para qualquer circunstância, seja para vendas, sanar dúvidas, buscar informações, e assim sucessivamente.

Por isso, os meios de comunicação são importantes, inclusive para as empresas, tendo em vista que é a forma de fazer com que a informação chegue até outra pessoa. 

Antes da era digital, os principais meios para se comunicar eram através de cartas e por telefone. Nos dias de hoje, isso ainda é possível, no entanto, o foco é voltado para o modo digital. Logo, os meios de comunicação podem ser subdivididos em diferentes categorizações: 

  • Individual: relacionado às mídias utilizadas para comunicação interna e para relações interpessoais simples, tais como: correio, e-mail, telefone e até mesmo o fax;
  • Massa/Mídia: são mídias voltadas para comunicação externa, ou seja, relacionada a comunicação mais ampla e sem restrições. É utilizada com o objetivo de atender ao maior número de pessoas. Os meios de secção: jornal, revista, rádio, televisão e internet.

Quais são as vantagens que os meios de comunicação oferecem para as empresas?

Embora o objetivo dos meios de comunicação seja basicamente comunicar, eles também podem oferecer muitas vantagens e benefícios para as empresas. 

Você já parou para pensar quais seriam essas vantagens? Além disso, já se perguntou se há possibilidade de aumentar suas vendas e gerar melhores resultados para a sua marca através dos meios de comunicação?

A verdade é que o meio que a sua marca se comunica com o público pode influenciar nos seus resultados, impactando metas e objetivos, tanto de modo positivo quanto negativo, basta utilizar corretamente para conquistar o seu público.

Contudo, com o avanço da tecnologia e a transformação digital, as mídias digitais se tornaram a chave para o sucesso das empresas, inclusive para o segmento industrial, pois há possibilidade dos consumidores contatarem grandes marcas de modo mais prático, ágil e eficiente!

Com os meios digitais é possível gerar a comunicação entre empresas e clientes, logo, você pode utilizar a fim de potencializar as vendas e fidelizar clientes. Sendo assim, o meio de comunicação oferece as seguintes vantagens: 

  • Entretenimento;
  • Aproximação entre marca e cliente;
  • Facilidade para descobrir novidades;
  • Possibilita o usuário a obter respostas sobre suas dúvidas;
  • Entre diversas outras vantagens;

Por causa da tecnologia, são muitas as vantagens dos canais de comunicação para os negócios usarem a seu favor. Veja a seguir quais são os meios mais utilizados!

Os meios de comunicação mais utilizados

Certamente você, como consumidor, pensou que o primeiro canal de comunicação é a televisão. Afinal, quando há critérios de notícias imprevisíveis, por exemplo, a primeira coisa a ser feita é buscar informações ou tirar dúvidas ao assistir aos jornais e programas ao vivo. 

Não à toa, pois de acordo com o Ibope, entre as pesquisas de opinião sobre qual é o meio de comunicação preferido da população, a TV continua disparado em primeiro lugar. Segundo a pesquisa, nove em cada 10 brasileiros assistem TV para se informar.

Por outro lado, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia – Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira feita pelo Governo Federal em 2016, mostra que 26% dos entrevistados consideram a internet como o canal preferido para se comunicar. 

Nesse sentido, as empresas que utilizam apenas um meio para contato, por exemplo, podem sofrer impactos negativos. 

Decerto que há possibilidade das empresas utilizarem os meios de comunicação individual e em massa a seu favor, então, veja a seguir quais são os mais utilizados!


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Site

Quando um determinado público, como os interessados em assuntos industriais, por exemplo, buscam informações de um serviço ou produto na internet, certamente a primeira ação é acessar um site.

Ou seja, uma empresa que investe em um bom website, com informações relevantes e do interesse do público, utiliza esse canal como o meio de comunicação para se aproximar do seu público e, consequentemente, fazer negócios. Não por isso, mas uma forma de atender as necessidades dos consumidores ao ter presença digital.

Nos dias de hoje, se você não tem um site do seu negócio, dificilmente o público encontrará sua marca. Afinal, quem não é visto não é lembrado! 

Portanto, através de um website é possível divulgar a marca e atrair visitantes com estratégias de marketing digital.

E-mail marketing

O e-mail não se trata apenas de um canal de comunicação interpessoal. Acontece que as empresas utilizam essa ferramenta como a principal para se comunicar com os clientes a fim de divulgar a empresa, serviços e produtos. Inclusive é a ferramenta principal para se comunicar com os colaboradores, que neste caso, é relacionado a comunicação interna. 

Já ao relacionar-se aos assuntos de vendas e resultados, o e-mail marketing é um meio de comunicação indispensável na atualidade. Com ele é possível comunicar ao enviar lembretes, por exemplo, e gerar outras formas de relacionamentos com os clientes e potenciais. 

Além disso, você pode investir em chamadas criativas para atrair o consumidor através de ações de marketing e impulsionar as vendas da empresa.

Por sua vez, devido à LGPD (Lei geral de Proteção de Dados), que passou a vigorar em setembro de 2020, as empresas só devem disparar campanhas de e-mail marketing para aqueles usuários que autorizaram, ou seja, quando houver consentimento. Basicamente, o usuário autoriza ao fornecer seus dados pessoais,como o nome, e-mail, e telefone para contato, por exemplo.

Então, o consumidor que você deseja atingir não pode se sentir invadido pela sua marca, ou até mesmo não ter autorizado o recebimento de e-mails, o que se torna spam. Tenha cautela nos disparos e se atente nos horários de envios.

Blog

Você quer aumentar os resultados da venda da sua empresa, mas não investe em blog? 

Se acreditar que essa ferramenta não gera retornos para a sua empresa, basta imaginar que você pensa em comprar um produto, mas deseja saber mais informações, para que serve, como funciona, vantagens e benefícios, dentre outros. Ao acessar um blog da empresa, poderá tomar a decisão de compra.

Portanto, um blog certamente vai gerar a comunicação e relacionamento com o público, logo, influencia no número de tráfego na página e, consequentemente, nas conversações. Ou seja, sua marca passa a ser reconhecida, tendo em vista que é um modo de oferecer informações para o seu público e, assim, maximizar os resultados em vendas. 

Até porque, o blog é essencial para conquistar o público de interesse, ou seja, tem a capacidade de atrair os potenciais clientes de modo orgânico, sem a necessidade de investir em anúncios para acessarem o site e seus conteúdos educativos. 

Redes sociais

As redes sociais são outro meio de comunicação online, logo, uma marca que utiliza um blog e une com as redes sociais, ou seja, quando divulga conteúdos no blog e compartilha nas redes, tendem a aumentar as chances de atrair mais visitantes para a página.

Além disso, permite aproximar-se com o público, gerar engajamento e assim sucessivamente. Logo, cria relacionamento e pode tornar o público fiel, que além de comprar mais vezes na sua empresa, podem estar sempre conectados a fim de ter acesso às informações, novidades, conteúdos exclusivos, entre outros.

Telefone

Há quem pense que o telefone não é o meio de contato mais utilizado. Embora a tecnologia avance, permitindo a facilidade de contato através da internet, esse meio é um dos mais importantes para as empresas.

Se ainda restam dúvidas, imagine que você precise comprar um produto ou necessite sanar dúvidas o quanto antes, por exemplo. Certamente vai contatar a empresa via telefone.

Por outro lado, as marcas que buscam repassar informações e ter uma negociação eficiente, entram em contato através do telefone para resolver a situação de modo imediato. 

Um lead que solicita a cotação de um produto ao fazer o preenchimento do formulário e, na sequência, a empresa responsável liga para o consumidor, é um exemplo disso. 

Por essa razão, é mais que necessário ter uma equipe qualificada para prestar um bom atendimento ao cliente, tanto para os ativos quanto para os receptivos.

Chat e SMS

É quase impossível negar que o chat e o SMS não são os meios de contato mais utilizados em tempos digitais.

Muitos consumidores podem contatar uma empresa através de aplicativos, como o WhatsApp e interagir com o chat online. Além disso, os chats também podem ser visualizados facilmente ao acessar o site, como um marketplace B2B, por exemplo. 

E com a tecnologia, é possível investir na ferramenta chatbots, que nada mais é que os robôs que fazem um atendimento inicial ao cliente e que pode solucionar o problema do usuário, otimizando o tempo de atendimento. Em alguns casos não há necessidade da intervenção humana. 

Há também, o SMS, que se torna uma excelente opção para os envios de novidades, promoções, status do pedido, e até mesmo lembretes para o cliente em relação ao vencimento fatura, a fim de evitar atrasos no pagamento, por exemplo.

Afinal, como os meios de comunicação podem impactar nos seus resultados?

Os canais de comunicação influenciam os resultados de qualquer negócio, seja para resultados voltados para o público interno ou externo.

Quando o assunto é relacionado a entregar informações para o público externo de um empreendimento, basicamente, o meio utilizado pode impactar nos resultados das vendas e fidelização, e até mesmo na imagem da empresa.

De acordo com a pesquisa 2018 State of Global Customer Service, realizada pela Microsoft, os canais preferidos dos clientes brasileiros para buscar atendimento são:

  • Telefone e outros canais por voz (33%);
  • Live Chat (21%);
  • E-mail (18%);
  • Autoatendimento online (15%);
  • Mídias sociais (10%);
  • SMS/mensagem de texto (2%).

Com esses dados, você consegue compreender como o canal utilizado pela sua empresa pode influenciar nos resultados de vendas, satisfação, dentre outros fatores que contribuem para o sucesso da marca?

Uma vez que a empresa atende as necessidades do seu público-alvo e de acordo com o meio de contato desejável, maiores serão as chances de fidelizar clientes e se destacar das marcas concorrentes. 

Para aumentar suas vendas, apostar nos diferentes meios de comunicação é fundamental. Mas lembre-se de realizar o follow up, que significa acompanhamento. Afinal, é de suma importância fazer o acompanhamento de um processo após a execução da etapa inicial para obter melhores resultados.  

No caso de vendas, por exemplo, faça o follow up após o primeiro contato do cliente através dos diferentes meios de contato, como o telefone, email e whatsapp, a fim de aumentar os seus resultados.

Dessa forma, realize os envios de follow up após o lead (potencial cliente) se interessar pelos seus produto e/ ou proposta. Com isso, aumenta a probabilidade de fazer a conversão de lead.

Por que é importante usar mais de um meio de comunicação?

Se estiver se perguntando “por que é importante usar mais de um meio de comunicação?”, saiba que uma vez que a marca está presente em diferentes canais para contato, como telefone, whatsapp e e-mail, é possível atender as necessidades do público e gerar uma experiência positiva com a empresa.

De forma geral, investir na comunicação com os clientes e os potenciais clientes, nada mais é do que uma forma de incentivar o engajamento do público com a empresa e, consequentemente, potencializar os resultados nas vendas e se destacar da concorrência.

Nesse sentido, é preciso estar disponível em mais de um meio de contato a fim de ter uma boa comunicação com o cliente e, além de tudo, estabelecer a confiança e boa reputação do negócio devido à experiência positiva do público. 

Segundo um estudo da DMA Insight, realizado em 2019, revela quais são os canais de comunicação favoritos em cada estágio da jornada do cliente: 

  • Atendimento ao cliente: 48% gostam de ser atendidos por e-mail, 25% por mensagens de texto e 20% pelo telefone;
  • Pré-venda: 57% preferem e-mail, 15% gostam de anúncios online e 14% querem receber publicações de blogs e mídias sociais;
  • Pós-venda: 57% preferem receber e-mails, 27% escolhem as mensagens de texto e 9% querem contato face a face.

Portanto, os meios de comunicação impactam nos resultados da empresa devido à preferência dos clientes e potenciais na jornada de compra. Neste sentido, é muito importante investir em diferentes meios para contato, a fim de oferecer uma experiência positiva com os consumidores. 

Conclusão

Os meio de comunicação impactam nos resultados de uma empresa e, por essa razão, é ideal utilizar diferentes canais de contato e estar disponível para cliente e potenciais, tendo em vista que isso pode influenciar na experiência do cliente que possui preferência por um canal de comunicação específico, seja ele o telefone, e-mail, ou whatsapp, por exemplo.

Por isso, os diferentes canais são de suma importância para permitir a comunicação dos usuários com a empresa e gerar o relacionamento.

Até porque, estar em contato com o consumidor e gerar o relacionamento é um dos objetivos de qualquer negócio, pois, esses meios são utilizados para divulgar produtos e/ou serviços, além de acompanhar a jornada de compra do cliente. 

Utilizar mais de um meio de contato é o modo de atender as necessidades do público, oferecer opções de acordo com a preferência e, consequentemente, promover a satisfação do consumidor e aumentar suas vendas gerando excelentes resultados para a sua empresa. 

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About the Author: Thais Teixeira

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Formada em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Gosta de aprender coisas novas e dialogar para trocar conhecimentos. Escolheu cursar Jornalismo porque é interessada em ajudar as pessoas através da comunicação. Enxerga o marketing como uma forma de comunicar e alcançar pessoas, entregando sempre uma experiência única e especial ao leitor. É Assessora de Imprensa e criadora de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais.

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