Atualmente, muito se tem ouvido sobre os dispositivos, sistemas e ferramentas desenvolvidos pela indústria 4.0. Afinal, essas tecnologias trouxeram diversas mudanças significativas para as empresas, principalmente em relação a automatização dos processos.

Nos dias de hoje, as indústrias podem fabricar os seus produtos em um curto espaço de tempo, tudo isso graças a chegada das tecnologias. Nesse sentido, qualquer empresa que deseja manter o posicionamento de mercado precisa se adaptar e aplicar novos insights.

Agora, as tecnologias tem como objetivo conectar o mundo físico e o virtual, tornando os processos ainda mais produtivos, inteligentes, autônomos e econômicos. Para enfatizar o conceito da indústria 4.0, o termo é caracterizado pela construção de fábricas inteligentes, que se baseiam no desenvolvimento de processos físicos e virtuais, além do relacionamento movido pela inteligência artificial e a robótica. 

Dessa forma, entender como a tecnologia transforma e melhora o desempenho da rotina corporativa é fundamental. Pensando nisso, listamos abaixo alguns insights valiosos para você aplicar em sua indústria. Continue lendo!

1. Big Data

Talvez a coleta, o armazenamento e a análise de grandes volumes de dados são as principais características do mundo dos negócios atualmente. Afinal, imagine filtrar inúmeros dados e informações relevantes em questões de segundos?

Em contrapartida, se as informações não forem filtradas corretamente, se torna inviável conquistar diferenciais competitivos. Ao utilizar o Big Data, é fundamental integrar, analisar e classificar todos esses dados de maneira clara e precisa. 

O Big Data, embora seja um conceito relativamente novo, já é muito utilizado pelos fabricantes da manufatura. O sistema tem como objetivo coletar e analisar dados de várias fontes, incluindo sistemas e ativos de produção, bem como dados corporativos e programas de gerenciamento com o cliente. Ou seja, ele auxilia significativamente na tomada de decisões.

2. Robôs autônomos

Os robôs são sistemas cada vez mais usadas nas fábricas, uma vez que auxiliam em tarefas precisas e que exigem um grande número de repetições. Afinal, eles são autônomos, flexíveis e cooperativos. 

Seguindo a padronização, os robôs trabalham com os humanos, aprendendo com eles e melhorando os processos produtivos, além de serem infinitamente mais baratos que a mão de obra humana.

3. Internet das Coisas (IA)

A Internet das Coisas (IA) é uma das principais inovações no mundo empresarial. Os dispositivos são aumentados e integrados por sistemas de computadores conectados a tecnologia padrão. 

Em resumo, a IA permite que a comunicação seja mais efetiva e, principalmente, a integração de dispositivos em diversos departamentos da indústria. Isso também auxilia na coleta de dados e na tomada de decisões.

4. Computação em nuvem

Por fim, a computação em nuvem baseia-se na utilização de softwares ou aplicativos para compartilhar e armazenar cada vez mais serviços, além de permitir a análise mais detalhada sobre as informações do negócio. 

Agora que você já conhece essas insights de tecnologia empresarial, o que acha de aplicar alguma delas em seu negócio e ter sucesso?

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados