//5 dicas essenciais para elaborar um bom planejamento estratégico

5 dicas essenciais para elaborar um bom planejamento estratégico

Com um mercado cada vez mais competitivo e uma situação econômica muitas vezes instável, fica cada vez mais crucial dentro do seu negócio elaborar estratégias e planejamentos de forma inteligente e assertiva, com uma margem baixa de erro, para que tudo aconteça da forma planejada. 

Afinal, qualquer pequeno deslize pode significar um desastre dentro da sua empresa ou na sua indústria que comercializa disco abrasivo. Por este motivo, um bom planejamento estratégico pode te ajudar nessa jornada, visando seus pontos fracos, fortes e tudo aquilo que você pode melhorar para trazer resultados positivos para o seu negócio.

Por este motivo, no conteúdo de hoje, nós iremos te dar 5 dicas essenciais para elaborar um bom planejamento estratégico para sua empresa. Ficou interessado? Então não deixe de acompanhar. 

Neste artigo você vai encontrar:

O que é um planejamento estratégico?

Antes de colocar nossas dicas em prática, é importante saber do que se trata um planejamento estratégico. Em resumo, podemos definir como um plano de desenvolvimento que tem como objetivo traçar o melhor caminho para os resultados desejados.   

Os benefícios de um bom planejamento estratégico para sua companhia são inúmeros. Podemos citar alguns como, maior assertividade nas tomadas de decisões, aumento da produtividade e a durabilidade do negócio.

Porém, apesar de todos esses benefícios, infelizmente muitos gestores resistem em implementar esse processo nas organizações, isso por considerarem um processo complexo e de alto investimento. 

Para mostrar que ele pode ser executado de forma prática, abaixo separamos alguns passos iniciais que podem servir como pontapé inicial para a construção de um bom planejamento estratégico. Confira! 

Dicas para elaborar um planejamento estratégico 

Analise sua situação atual 

A primeira parte de um planejamento estratégico é começar a entender os motivos dele ser executado, ou seja, é preciso fazer uma autorreflexão sobre sua situação atual para ter uma noção maior do que precisa ser mudado dentro do seu negócio. 

Veja dentro da sua empresa quais são os pontos que precisam de mais atenção, colete dados de resultados, feedbacks de clientes e faça uma análise geral para que você consiga entender melhor e refletir os pontos que necessitam de uma mudança. 

Estipule suas metas e objetivos 

Após uma reflexão interna bem elaborada dentro do seu negócio de estruturas metálicas, é hora de estipular metas e objetivos de forma realistas, o que você quer alcançar com determinadas mudanças? Até que ponto quer chegar? Quais são suas metas e objetivos?

Tudo isso deve ser observado e pensado, preferencialmente de curto a médio prazo, é preciso dar um passo de cada vez e um planejamento visando os próximos dois até 5 anos, podem ser a melhor solução para que você seja efetivo. 

Coloque tudo no papel e desenvolva um plano de ação

Tendo metas e objetivos bem definidos, você deve começar a colocar tudo no papel e desenvolver um plano de ação, afinal, a parte teórica você já conseguiu dominar que é justamente o que sua empresa deve mudar e seus objetivos, falta colocar um pouco de prática. 

Crie planilhas e coloque tudo de forma organizada, todas as ações que você quer realizar precisam estar muito bem pensadas, desenvolva um plano de ação ou vários se for o caso, condizentes com aquilo que quer alcançar, sendo efetivo e traçando atitudes compatíveis com as metas estipuladas. 


Veja também:


Delegue tarefas e deixe responsáveis para cada processo

Bom, com tudo mais ou menos organizado, é preciso separar as funções que cada profissional deve executar, por este motivo, a delegação de tarefas acaba sendo algo crucial em um bom planejamento estratégico. 

Ninguém consegue realizar todas as tarefas de uma empresa de aplicação de manta asfáltica sozinho, certo? Então deixe cada setor ou profissional responsável por uma atividade essencial dentro do seu negócio, isso vai ajudar e balancear o trabalho e fazer com que cada um tenha uma parte importante dentro do seu planejamento. 

Monitore com frequência e faça alterações se for necessário

Por fim, com todas as etapas alinhadas é hora da monitoração, então analise os dados e informações, veja quais os resultados você está obtendo e busque monitorar com frequência o desenrolar do seu planejamento estratégico. 

Faça mudanças caso necessário e não se esqueça de se manter sempre dentro das suas metas e objetivos traçados, as métricas são fundamentais para que você tenha controle e saiba exatamente até que ponto você quer chegar. 

Importância da ferramentas na elaboração de um planejamento 

O mercado está cada dia mais dinâmico e é necessário manter as práticas do seu negócio atualizadas. Novas estratégias de marketing digital, ferramentas de gestão e tendências de mercado podem transformar rapidamente a forma como acontecem as relações comerciais.

Há uma grande quantidade de dados gerada diariamente pelas transações decorrentes da operação de uma empresa, ter controle e saber analisar esses dados, transformando-os em informação que auxilie na tomada de decisão dos gestores e pode significar a permanência da empresa no mercado. A KPI surge como uma ferramenta útil para auxiliar nessa tarefa.

Por este motivo, definir ferramentas para monitoramento é essencial. Ou seja, é o caminho ideal para identificar se os resultados estão sendo de acordo com o esperado. Nesse sentido, é possível definir quais serão os KPIs, indicadores-chave de desempenho.

Dessa maneira, será possível acompanhar e analisar se as metas foram definidas em relação ao número de clientes, por exemplo, se em determinado período houve o aumento de novos clientes. 

Seja para vendas, lucro, faturamento, prospecção, produtividade, índice de erros, entre outros, os KPIs são indispensáveis para o seu planejamento estratégico.

Conclusão

Como vimos durante o conteúdo, é quase impossível obter grandes resultados sem um planejamento estratégico interessante.  Isso faz com que empresas de todos os nichos conquistem uma comunicação objetiva e entenda melhor as necessidades dos clientes, quem é, de fato, o público alvo e os desejos e cuidados para com seus funcionários.

Um bom planejamento estratégico deve considerar aspectos como: o modelo de negócio da sua empresa, os objetivos desejados, a escolha das metas e os indicadores que serão utilizados para mensurar os resultados da companhia. 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe compartilhar nas redes sociais. 

By |2022-06-22T13:48:27-03:0022 de junho de 2022 |Dicas|

Sobre o autor:

Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Leave A Comment

Whatsapp Marketing para o Empreendedor Vendas no Instagram Vendas industriais e internet Vantagem Competitiva Tudo sobre aplicação de manta asfáltica