Os caminhoneiros e o transporte de cargas movimentam a economia brasileira!
É correto afirmar isso, uma vez que, os bens de consumo são distribuídos em todo país e nas regiões próximas às fronteiras, principalmente, pelo transporte de cargas rodoviário.Cerca de 58% da mercadoria que circula em todo o país é responsabilidade do transporte de cargas no sistema rodoviário, que é incumbido por movimentar boa parte do setor econômico.
São os caminhoneiros peças fundamentais para o abastecimento das cidades, seja no território nacional ou em regiões próximas às fronteiras.
Sem esse trabalho, é correto afirmar que o país vive uma situação de caos, pois, muitas famílias e estabelecimentos comerciais sofrem um grande impacto ao não receber as demandas necessárias para o dia a dia.
Greve dos caminhoneiros em 2018
Após três dias de protesto dos caminhoneiros, o governo brasileiro está extremamente preocupado com o efeito cascata sobre a economia da paralisação de caminhões no país. Se o movimento continuar a ganhar grandes extremidades, algumas empresas serão obrigadas a reduzir ou parar sua produção diante da impossibilidade de escoá-la, assim, gerando prejuízos para a economia num momento em que seu ritmo de recuperação está sendo mais lento do que o esperado.
Os motoristas desses grandes veículos exigem mudanças nas políticas de reajuste de combustíveis da Petrobras, e redução na carga tributária do diesel. A nova política adotada pela organização Petrobras em julho de 2018 é muito bem aceita pelos empresários, por acompanhar o padrão de outros países mais desenvolvidos. Porém, isso significa, que os valores dos combustíveis se sofrem alterações diárias, que acompanham a variação do câmbio e a cotação internacional do petróleo.
Como calcular o preço do diesel
Frota de caminhões
- Municipais: 78,11%;
- Estaduais: 14,8%;
- Federais: 7%.