A indústria brasileira deu os seus primeiros passos já no período colonial, porém, é considerada nova comparada à de outros países. Levou-se um bom período de tempo para crescer satisfatoriamente, e isso ocorreu no início do século XIX, através de investimentos autônomos estimulados pelo período monárquico e, principalmente para se solidificar e se estruturar a partir da década de 1930, com as medidas políticas apresentadas pelos governantes da época (Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek). Atualmente, o Brasil é considerado um dos países subdesenvolvidos mais industrializados do mundo e ocupa bons lugares no segmento em escala mundial.

Como muitas economias espalhadas pelo mundo, o Brasil se sustenta através de três pilares principais. A agricultura, responsável por boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) nacional; o setor industrial e o setor terciário, que engloba comércio e serviços.

O produto interno bruto (PIB) da indústria se estabilizou no ano de 2017, interrompendo uma sequência de quedas anuais que ocorriam desde 2014. Já que o setor industrial é um enorme termômetro da nossa economia. Se o setor vai mal, a economia sofre, se ele vai bem, a economia tende a avançar.

As indústrias, independentemente de seu setor de atuação, apresentam um papel importante em diversas instâncias de um país. É por meio delas que ele consegue ter maior autossuficiência de produtos, sem que dependa de outros países para obtê-los e consequentemente comercializá-los a população. Essa é também uma maneira de aumentar as possibilidades de exportação e elevar o consumo de mercadorias fabricadas em solo nacional. O Brasil, por exemplo, é um dos grandes exportadores de petróleo, soja, café, alumínio, entre outros.

O Brasil é o vigésimo maior exportador de matérias-primas e manufaturados do mundo, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior. Além de ser o país que se destaca na venda de soja e seus derivados.

Os produtos fabricados no solo brasileiro, são requisitados por inúmeros países de vários continentes, e para suportar tamanha demanda, o Brasil possui uma enorme quantidade de indústrias espalhadas em todo seu território.

A maior concentração de indústrias brasileiras está situada no Sudeste, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os estados mencionados detêm parques industriais modernos que atuam com grande destaque na produção de produtos químicos, além da indústria automobilística com tecnologia de ponta.

Outra região que se destaca no cenário nacional é a Região Sul, segundo lugar em industrialização, essa extensão do país desenvolve indústrias que trabalham no beneficiamento de produtos primários, atividade denominada de agroindústria, que desempenha um extremamente importante papel na economia nacional. A Região Sul sobressai também na fabricação de peças e metalurgia e na indústria automobilística.

O Sudeste, está vinculado a produtos tradicionais, como a produção têxtil, de açúcar e álcool. Entretanto, na atualidade o parque industrial dessa região têm ingressado em um processo de diversificação e modernização da indústria.

O Norte e o Centro-Oeste são as regiões que não tendem a se destacar no cenário industrial, e se encontram limitadas à agroindústria e ao extrativismo.


Veja também:


Nos últimos anos, a economia brasileira ficou marcada pela privatização das empresas estatais nas áreas de mineração, telecomunicações e bancária. Apesar de o Brasil enfrentar diversos problemas sociais e econômicos, o país está se desenvolvendo e ocupando um lugar de destaque no cenário internacional.

Algumas organizações driblaram a época de crise, estando em contato direto com seu consumidor utilizando a internet. Aproveitando essa oportunidade, o Portal Soluções Industriais tem como objetivo principal facilitar o contato entre as indústrias e os seus fornecedores em potencial, além de mantê-los atualizados com as inovações e as últimas notícias sobre o mercado industrial.

Com isso, a indústria brasileira volta a se aquecer buscando novas tecnologias capazes de atender todos os públicos.