As formas de consumo das pessoas mudaram desde a chegada das novas tecnologias e a transformação digital, com a internet elas pesquisam e consomem apenas conteúdos que são do interesse delas. E aí entra um ponto importante, que é conhecer bem o seu público e identificar o que eles estão buscando relacionados a seu setor.

Isso é extremamente crucial para você saber quais tipos de conteúdo deve oferecer para o seu público-alvo. Por isso, hoje uma agência de marketing digital aposta muito no marketing de conteúdo para atrair novos clientes.

Além disso, o marketing de conteúdo está ligado ao inbound marketing que é uma estratégia para compartilhar conteúdos de acordo com o interesse do público-alvo. Ou seja, o inbound acompanha toda a jornada de compra do consumidor, identificando qual a necessidade dele no momento.

Para isso, o inbound marketing se baseia em seis pilares que são: 

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Encantar;
  • Vender;
  • Analisar;

Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser utilizados para aplicar essas estratégias e atrair mais pessoas para a sua empresa. Vamos ver alguns exemplos?

 

1.Artigos

Os artigos podem ser publicados no blog da sua empresa e é um dos conteúdos que mais gera tráfego orgânico.

É por meio de artigos relevantes e de qualidade que um blog pode ser bem ranqueado no Google. A função desse tipo de conteúdo é compartilhar conhecimentos, educar, informar, orientar e tirar dúvidas do público.

Serve também como um conteúdo consultivo. Ou seja, sempre que o leitor precisar relembrar de uma dica, como fazer algo ou até mesmo dados que tenham sido citados no artigo é só ele acessar o post quando quiser.

O melhor de tudo é que você escolhe o que vai escrever para o seu blog e pode abordar sobre qualquer assunto, mas é claro que o apropriado é produzir conteúdos que sejam úteis e que façam sentido para o usuário. Ao contrário disso, não seria válido fazer um artigo que não é do interesse de ninguém, não é mesmo?

2.E-book 

Existe um ditado popular que diz assim: “caiu na rede é peixe”, essa expressão significa que tudo é aproveitável, que tudo serve, que tudo vale e que tudo é bom. No mundo do marketing digital, talvez isso não seja tão válido, principalmente quando o objetivo é conquistar novos clientes.

Se você quer ser um ótimo pescador de leads, precisa utilizar a isca certa e o e-book é uma das melhores opções para isso!

Os e-books costumam ser conteúdos bem específicos e estão disponíveis geralmente em formato PDF para as pessoas baixarem. Uma das vantagens do e-book é a oportunidade de aumentar o seu mailing, ou seja, a sua lista de e-mails ou contatos.

É importante enriquecer o seu e-book com imagens, cores, gráficos e infográficos. O E-book também pode ser um gatilho para enriquecer os posts do seu blog. Através de uma call to action (chamada para ação), você pode inserir o link do e-book e deixar que as pessoas façam o download do conteúdo.

3.Vídeo

 

Esse é um dos formatos de conteúdo que mais prende a atenção do público e desperta interesse em saber mais sobre o assunto que está sendo abordado.

Então, não descarte a ideia de produzir vídeos para compartilhar os seus conhecimentos, até porque se a pessoa que está assistindo gostar do que você ofereceu, ela vai assistir seus outros vídeos e quem sabe até indicar para outras pessoas.

Além disso, conteúdo em vídeo te aproxima mais do público por usar uma linguagem mais espontânea e não tão formal quanto na escrita, é também uma forma de interagir mais com as pessoas através dos comentários, fazendo vídeos ao vivo no Youtube.

Uma outra vantagem é que os vídeos não se limitam apenas ao Youtube. Eles podem, por exemplo, ser publicados no Facebook, no IGTV do Instagram e até serem incluídos em artigos de blog.

Conclusão

 

Hoje apresentamos alguns dos principais exemplos de conteúdo, que você pode começar a investir para melhorar a reputação, relevância e credibilidade da sua empresa.

Se esses conteúdos forem aplicados em conjunto com as estratégias de marketing de conteúdo e até mesmo contar com ajuda de uma agência de inbound marketing, você com certeza vai alcançar alguns benefícios como: aumento de tráfego, de visibilidade, de vendas, de leads e ainda pode melhorar o engajamento com o público e fidelizar os clientes atuais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da agência de marketing digital Tupiniquim, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmento