5 técnicas de email marketing para indústrias

computer 3368242 1920

Ao pensar em marketing para indústrias, a tendência é que pensemos em marketing B2B (business-to-business). Isto é, marketing de uma empresa para a outra. Dessa forma, as abordagens, estratégias e conteúdos devem ter propósitos específicos para agregar nas suas ações de marketing. 

E para esse tipo de contexto empresarial, o email marketing é extremamente efetivo. É a forma que você tem de se comunicar diretamente com fornecedores, clientes e futuros clientes. Além de ser um canal super eficiente para reforçar seu posicionamento de mercado.

Garanta uma comunicação alinhada e produtiva da sua marca. Veja as 5 técnicas que separamos para te orientar na construção de campanhas de email marketing. 

5 técnicas de email marketing para indústrias

A construção de email marketing em si, pode parecer simples. Sentar, selecionar temas e explorá-los ao longo do corpo de um e-mail, certo? 

Errado! Apesar de a prática tornar o processo mais fácil, existe uma série de fatores e técnicas em pauta que garantem seu sucesso nessa empreitada. É disso que vamos falar abaixo:

#1 Crie uma estratégia e conheça sua persona

Em primeiro lugar, todas as suas ações de marketing, não apenas com email, devem ser fundamentadas em uma estratégia que traga um objetivo para o que está sendo feito.

Se uma campanha será enviada semanalmente, deve-se definir em estratégia por qual razão, qual o objetivo final, metas traçadas, qual abordagem de comunicação será usada, etc…

E para pensar em tudo isso, nossa dica é que você e sua empresa estudem sua persona. Entender com quem você está falando garante que sua estratégia faça sentido, e que com isso você cause o impacto que deseja neste público. 

Resumindo, você precisará criar X documentos essenciais:

#2 Crie uma base e segmente ela

Se você ainda não tem uma base de contatos, seu foco deve ser em construir ela. Preocupe-se em contratar um CRM e construir iscas para conversão do público. Seja um botão para newsletter ou um catálogo especial, tudo isso pode ser traçado na sua estratégia. 

Junto com a criação da base, deve-se pensar no cultivo dela de forma segmentada. Algumas pessoas estão em um processo de decisão de compra diferente de outras. Alguns contatos tem interesses diferentes de outros e você deve levar isso em conta para não lotar a caixa de entrada de todos de forma inconsistente.

Você pode optar por segmentar sua base por:

  • Clientes
  • Prospects
  • Fornecedores
  • Ex fornecedores
  • Ex clientes
  • Tipo de produto que compra

Essas são só ideias, porque na realidade a segmentação depende muito de cada negócio. Cabe a você entender de que forma seu público avança em diferentes etapas da jornada de compra.

#3 Tenha consistência e seja presente

É importante levar em conta no seu plano de marketing a consistência nos conteúdos. E isso vai desde a frequência de envios, até a linguagem usada para comunicar o que você deseja.  

Concentre-se em distribuir as campanhas muito bem ao longo das datas, para não sobrecarregar a persona com seus conteúdos e saturar o seu nome/da sua marca. 

Por outro lado, é preciso manter a frequência e a presença para não ser esquecido. Veja uma sugestão de tópicos para incluir no seu planejamento de email marketing para indústrias:

  • Newsletter
  • Promocionais
  • Eventos
  • Conteúdo útil e relevante

#4 Copywriting é o elemento chave para o sucesso com email marketing

Copywrite é uma técnica de escrita que consiste, basicamente, em “escrita persuasiva”. Isto é, é um tipo de discurso cujo estilo é publicitário e focado em articular elementos de marca. Seja para finalidades promocionais ou não. 

Dentro do copywriting, existem inúmeras técnicas, modelos de construção de texto e direcionamentos específicos. Uma rápida pesquisa te permitirá encontrar listas e mais listas de dicas de técnicas. 

Alguns exemplos:

  • Storytelling
  • Gatilhos (de urgência, escassez, apelo emocional, apelo ao medo etc.)
  • Metáforas e exemplos

Concentre seus esforços em garantir que seus emails sejam feitos nesse estilo. Afinal, seu objetivo é persuadir o leitor a tomar uma ação, que geralmente é um clique. 

#5 Ideias de conteúdo para marketing industrial

Para concluir, selecionamos algumas ideias de conteúdo para você explorar em seus emails. Anota aí no planejamento!

  • Novidades do mercado
  • Técnicas e dicas práticas
  • Divulgue materiais de outros canais
  • Eventos do mercado
  • Novidades institucionais da sua empresa (que sejam inovadoras!)

Invista nessas dicas e veja com seus próprios olhos o crescimento que você cultivou!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redação da Marfin Co., site de marketing digital repleto de conteúdos gratuitos para leitura. 

Artigo Anterior

Como funciona uma câmara fria

Próximo Artigo

Como solicitar um empréstimo para investir na sua indústria

Escreva um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *