Ao pensar em marketing para indústrias, a tendência é que pensemos em marketing B2B (business-to-business). Isto é, marketing de uma empresa para a outra. Dessa forma, as abordagens, estratégias e conteúdos devem ter propósitos específicos para agregar nas suas ações de marketing. 

E para esse tipo de contexto empresarial, o email marketing é extremamente efetivo. É a forma que você tem de se comunicar diretamente com fornecedores, clientes e futuros clientes. Além de ser um canal super eficiente para reforçar seu posicionamento de mercado.

Garanta uma comunicação alinhada e produtiva da sua marca. Veja as 5 técnicas que separamos para te orientar na construção de campanhas de email marketing. 

5 técnicas de email marketing para indústrias

A construção de email marketing em si, pode parecer simples. Sentar, selecionar temas e explorá-los ao longo do corpo de um e-mail, certo? 

Errado! Apesar de a prática tornar o processo mais fácil, existe uma série de fatores e técnicas em pauta que garantem seu sucesso nessa empreitada. É disso que vamos falar abaixo:

#1 Crie uma estratégia e conheça sua persona

Em primeiro lugar, todas as suas ações de marketing, não apenas com email, devem ser fundamentadas em uma estratégia que traga um objetivo para o que está sendo feito.

Se uma campanha será enviada semanalmente, deve-se definir em estratégia por qual razão, qual o objetivo final, metas traçadas, qual abordagem de comunicação será usada, etc…

E para pensar em tudo isso, nossa dica é que você e sua empresa estudem sua persona. Entender com quem você está falando garante que sua estratégia faça sentido, e que com isso você cause o impacto que deseja neste público. 

Resumindo, você precisará criar X documentos essenciais:

#2 Crie uma base e segmente ela

Se você ainda não tem uma base de contatos, seu foco deve ser em construir ela. Preocupe-se em contratar um CRM e construir iscas para conversão do público. Seja um botão para newsletter ou um catálogo especial, tudo isso pode ser traçado na sua estratégia. 

Junto com a criação da base, deve-se pensar no cultivo dela de forma segmentada. Algumas pessoas estão em um processo de decisão de compra diferente de outras. Alguns contatos tem interesses diferentes de outros e você deve levar isso em conta para não lotar a caixa de entrada de todos de forma inconsistente.

Você pode optar por segmentar sua base por:

  • Clientes
  • Prospects
  • Fornecedores
  • Ex fornecedores
  • Ex clientes
  • Tipo de produto que compra

Essas são só ideias, porque na realidade a segmentação depende muito de cada negócio. Cabe a você entender de que forma seu público avança em diferentes etapas da jornada de compra.

#3 Tenha consistência e seja presente

É importante levar em conta no seu plano de marketing a consistência nos conteúdos. E isso vai desde a frequência de envios, até a linguagem usada para comunicar o que você deseja.  

Concentre-se em distribuir as campanhas muito bem ao longo das datas, para não sobrecarregar a persona com seus conteúdos e saturar o seu nome/da sua marca. 

Por outro lado, é preciso manter a frequência e a presença para não ser esquecido. Veja uma sugestão de tópicos para incluir no seu planejamento de email marketing para indústrias:

  • Newsletter
  • Promocionais
  • Eventos
  • Conteúdo útil e relevante

#4 Copywriting é o elemento chave para o sucesso com email marketing

Copywrite é uma técnica de escrita que consiste, basicamente, em “escrita persuasiva”. Isto é, é um tipo de discurso cujo estilo é publicitário e focado em articular elementos de marca. Seja para finalidades promocionais ou não. 

Dentro do copywriting, existem inúmeras técnicas, modelos de construção de texto e direcionamentos específicos. Uma rápida pesquisa te permitirá encontrar listas e mais listas de dicas de técnicas. 

Alguns exemplos:

  • Storytelling
  • Gatilhos (de urgência, escassez, apelo emocional, apelo ao medo etc.)
  • Metáforas e exemplos

Concentre seus esforços em garantir que seus emails sejam feitos nesse estilo. Afinal, seu objetivo é persuadir o leitor a tomar uma ação, que geralmente é um clique. 

#5 Ideias de conteúdo para marketing industrial

Para concluir, selecionamos algumas ideias de conteúdo para você explorar em seus emails. Anota aí no planejamento!

  • Novidades do mercado
  • Técnicas e dicas práticas
  • Divulgue materiais de outros canais
  • Eventos do mercado
  • Novidades institucionais da sua empresa (que sejam inovadoras!)

Invista nessas dicas e veja com seus próprios olhos o crescimento que você cultivou!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe de redação da Marfin Co., site de marketing digital repleto de conteúdos gratuitos para leitura.