O perfil do consumidor mudou e já não é novidade para ninguém que o comércio eletrônico não para de crescer. Atualmente, grande parte das pessoas preferem a comodidade de fazer compras online do que se deslocar até uma loja física. É nesse cenário que muitas lojas tentam se reinventar e expandir seus negócios através da internet. A pergunta que fica é: qual é a melhor plataforma para criar uma loja virtual?

Todo empreendedor que possui uma loja, seja ela pequena, de médio ou grande porte, e deseja explorar o e-commerce para alcançar novas oportunidades de vendas e crescimento, se esbarra com a necessidade de encontrar uma plataforma eficiente.

Mas, o que é uma plataforma para loja virtual?

A plataforma disponibiliza as funcionalidades e recursos necessários para o desenvolvimento da sua loja online. Ela possui ferramentas que viabilizam a criação e o gerenciamento do seu e-commerce. É com essa mesma tecnologia que é possível inserir itens com seus respectivos preços, adicionar meios de pagamento, administrar o envio e frete dos pedidos, analisar relatórios estratégicos para o seu negócio, entre outras soluções específicas.

Para que você não fique confuso, não podemos deixar de explicar que, uma plataforma é composta por dois ambientes fundamentais: front end e back end.

Front End

O Front End de uma plataforma de e-commerce é a parte do sistema que corresponde ao layout, ou seja, como ela é vista por quem acessa a loja. Funciona como uma vitrine, exibindo produtos e outros conteúdos.

Back End

Diferente do Front End, o Back End é a parte por trás da “vitrine” da loja. É o ambiente administrativo do sistema, ou seja, é ele que viabiliza o cadastro de produtos, controle do estoque, pedidos, verificação de pagamentos, dentre outras tarefas administrativas.

Agora, que entendemos um pouco mais a respeito das plataformas para lojas virtuais, podemos ir direto ao ponto. Selecionamos dicas precisas de como escolher uma plataforma eficiente para sua loja virtual. Veja:

1- Conheça as funcionalidades da plataforma

Antes de escolher uma plataforma, saiba o que ela pode fazer pelo seu negócio. É essencial ficar por dentro de todas as funcionalidades que o sistema oferece. Faça uma pequena lista com os recursos apresentados e busque saber como eles podem trazer benefícios para sua loja virtual. Imagine que não adiantará de nada optar por uma ferramenta que solucionará apenas parte dos seus problemas.

2 – Verifique as possibilidades de integrações

Outras características fundamentais para serem observadas são as possibilidades de integração entre a plataforma e outras tecnologias, incluindo sistemas que você já utiliza, se for o caso. A integração da plataforma com diferentes mecanismos e ferramentas de vendas irão otimizar a  gestão do seu e-commerce. Afinal, uma loja na internet ainda necessita de muitos processos importantes.

3 – Opte por segurança

Procure se informar sobre o servidor em que seu e-commerce ficará armazenado. É ele quem precisa garantir segurança e estabilidade para sua loja na internet. Uma plataforma eficiente irá assegurar que nenhuma informação da sua empresa seja perdida ou roubada. Contar com um bom servidor será essencial para manter seu negócio longe de problemas na rede.

4 – Atendimento e suporte

Busque saber se o fornecedor oferece um bom serviço de atendimento e suporte a seus clientes ou se a comunicação será terceirizada. O mais recomendado é optar por empresas especialistas, que se responsabilizam pelos projetos e interesses dos clientes.

5 – Recursos mobile

Com a popularização das novas mídias, a maior parte dos acessos à internet são feitos via mobile, seja por smartphones, tablets ou outros componentes. Por isso, contar com um site responsivo, que adapta a sua loja a todos esses dispositivos, é fundamental para inserção e consolidação do seu negócio na web.

6 – Veja exemplos de sucesso de outros clientes

Durante a escolha da plataforma, aproveite para pedir detalhes e exemplos de outros clientes que utilizam a tecnologia oferecida pela fornecedora. Preste sempre atenção em empresas que se adequam à realidade e característica do seu segmento. Um fornecedor que gera resultados e agrega valor aos seus clientes sempre terá casos de sucesso disponíveis para apresentar.

7 – Garanta que todo o procedimento de compra seja eficiente

Lembre-se de verificar o funcionamento de todo o procedimento de compra e pagamento da plataforma. O ideal é optar por ferramentas com  Checkout Transparente, por exemplo, que garante que todo o processo de compras será realizado dentro da sua própria loja virtual, sem precisar redirecionar o comprador para o site de um terceiro.

E por fim, empresas que contam com plataformas flexíveis saem na frente na competitividade do mercado. Por isso, escolha a plataforma que permite personalizações e gere valor a sua loja virtual.

Ainda existem outros requisitos relevantes, que podem ser levados em consideração na hora de escolher a plataforma para o seu e-commerce, mas, acreditamos que com estas dicas, você encontre a plataforma mais eficiente para o seu negócio.