O escritório é o local onde milhões de pessoas trabalham, nele, os funcionários dos mais diversos ramos passam a maior parte do dia sentados na frente de um computador. O conforto no seu local de trabalho é muito importante para uma maior produtividade, sem se preocupações externas.

Um dos problemas mais comuns das pessoas no local de trabalho é a dor nas costas, muitas vezes, problema pode acontecer por má postura, mas, a cadeira para escritório inadequada também auxilia nesse quesito.

Essas cadeiras devem ser adequadas para passar oito, nove, até 12 horas por dia, por isso, escolher o assento ideal é de grande responsabilidade!

Origem das cadeiras

A história da criação desse tipo de assento é longa, alguns estudos comprovaram que os hominídeos já usavam locais específicos, como pedras para se sentar. No remotíssimo ano de 2800 A.C, foi criado a cadeira, com o banco e encosto nas laterais, elas eram utilizadas por parte da nobreza do Egito antigo.

Até a idade média, o uso das cadeiras era muito restrito a figuras do clero, professores universitários, a nobreza e ao próprio rei. A palavra surgiu do termo em latim cathedra (cadeira de braços). No Brasil, as primeiras cadeiras chegaram de Portugal no século XVI, sendo usadas pelos grandes fazendeiros. Os assentos se popularizaram no país apenas no século XIX, com boa parte das cadeiras importadas da Europa.

Já a cadeira para escritório foi criada pelo arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright em 1904, devido a necessidade de ter móveis que tinham um padrão de construção e design. As cadeiras de escritório ganharam enorme popularidade no século XX, com escolas de arquitetura e design, fazendo diferentes tipos de assentos, com muitos deles existindo até hoje nas lojas.

Cadeiras de rodinha X Fixas

As cadeiras fixas e de rodinha são os modelos mais conhecidos do mercado. As características são diferentes.

A cadeira fixa não conta com rodinhas nos pés, elas são requisitadas para pessoas que não necessitam se transportar de um local de trabalho para outro, ela também serve para atender clientes na sala de espera, entre os modelos do mercado, ela tem o menor preço de cadeira para escritório.

Já a cadeira para escritório giratória conseguem se ajustar de acordo com o conforto, grande parte delas tem rotação feita em 360 graus, feito para funcionários que precisam de muita movimentação para virar o corpo.

Estilos de cadeiras

Existem vários de tipos de cadeira para escritório disponíveis no mercado, com diferentes aplicações e formatos. Os modelos mais comuns são:

Cadeiras de recepção/cadeira para escritório fixa: os assentos para recepcionistas tem uma arquitetura simplificada, destinada a pessoas que têm pouca mobilidade, além disso, essas cadeiras não tem ajustes nos braços e de posturas. Elas são consideradas as mais práticas e baratas do mercado.

Cadeiras para secretária/cadeira para escritório simples: assentos simples, que tem rodinhas, e sem braços nas laterais. É feita para funcionários que se movimentam e saem do lugar com frequência para um rápido atendimento. Em sua composição, é feito com materiais agregados como espuma injetada e polipropileno. Além disso, é confeccionado conforme as dimensões feitas na mesa de trabalho;

Cadeiras executivas: essas cadeiras são destinadas para atividades administrativas. Elas possuem diferentes regulagens de altura, postura e de inclinação dos braços da cadeira. Ela facilita a mobilidade e oferece um grau alto de conforto para usuários sentados por horas todos os dias; Ela serve também como uma boa cadeira para escritório home office ou se você trabalha em um coworking (espaços compartilhados de trabalho).

Cadeira Diretor: o assento com uma largura maior que uma cadeira do tipo secretária, com mais facilidade em se acoplar os braços. É um tipo de cadeira para escritório confortável ou aproximação, com opções de rodízios e pés fixos;

Cadeira para escritório presidente: cadeiras que tem um grande conforto na ergonomia. São adequadas para pessoas que querem mais espaço no seu assento, tem rodízios de poliuretano, encosto ajustável, apoio para cabeça com regulagem de inclinação e altura. São muito resistentes e destinadas para pessoas que utilizam por muitas horas;

Cadeira gamer: o E-sports é uma fama mundial, fazendo da cadeiras do tipo gamer serem o local de trabalho de muita gente. A cadeira tem os mesmos ajustes nos braços e de inclinação que a cadeira presidente, tem uma robusta construção metálica e tem grande mobilidade, aumentando e muito o conforto do usuário;

Cadeira para obesos: Esse modelo de assento é especial, em seu design com muita resistência a alto peso, consegue oferecer uma alta rotatividade e mobilidade, com encosto para os braços e de inclinação, para dar o máximo de conforto a esse grupo;

O que uma cadeira precisa ter?

Depois de conhecer os tipos de cadeiras mais comuns do mercado, agora é necessário saber, o que é necessário para uma boa cadeira? Não estou falando estritamente das matérias-primas usadas, mas, das condições ideais para o funcionamento normal de um assento.

  • Ergonomia: O conforto é fundamental para quem trabalha várias horas ao dia, com uma enorme quantidade de modelos diferentes, escolher o certo é fundamental para o seu dia a dia. Por isso, cadeiras para escritório com mecanismos de regulação da altura, da curvatura do encosto e altura dos braços e pernas é um ponto decisivo para o seu uso.
  • Normas técnicas: Todas as cadeiras precisam se adequar às normas da ABNT NBR 13962: 2006, que falam sobre móveis de escritório, que estabelece procedimentos regulatórios de estabilidade, resistência e de durabilidade das cadeiras.
  • Espuma: Cadeiras feitas com tecido confortável melhora a qualidade do trabalho. Um assento ideal para o seu conforto deve ter estofados leves, com maior densidade de espuma, e que ela não sofra deformidade após a utilização.

Manutenção

Para manter uma cadeira para escritório funcionando por muito tempo, é necessário que se siga alguns passos importantes, começando pela limpeza, é recomendado o uso de detergente e água em um pano úmido para limpar os braços e o estofado do assento. Já os pés e rodízios da cadeira, precisam ser limpas com uma esponja úmida e uma aspirador de pó portátil, para retirar o pó que fica encrustado no local.

Não exponha as cadeiras ao sol! Os tecidos são pouco resistentes a exposição prolongada, perdendo sua cor e durabilidade, se desgastando aos poucos.

As cadeiras tem um período certo para fazer manutenção, por isso, consulte o fabricante, e saiba a vida útil e a necessidade de reparos. Aliás, todo conserto deve ser feito por profissionais qualificados. Com essas dicas, a sua cadeira será usada por muitos anos, fazendo parte da sua vida.

Conclusão

Pela grande quantidade e variedade de cadeiras disponíveis, escolher a melhor cadeira para escritório é fundamental para a sua vida! Parece exagero, mas não. Você irá passar dezenas de horas semanais sentado nela, ficando mais tempo na cadeira, do que na cama, ou no sofá de casa.

Quer se interessou por esse artigo? Tem alguma dúvida sobre cadeiras para escritório? Deixe o comentário abaixo ou entre em contato conosco pelo Soluções Industriais!