Na história humana, a preparação de alimentos teve inúmeras mudanças, tudo isso graças à tecnologia, que conseguiu uma série de formas diferentes de misturar e preparar novos alimentos.

A batedeira foi uma dessas principais invenções. Além de diminuir o tempo para preparar bolos, tortas e pizzas, foi a grande invenção do século para dar um maior conforto na preparação de massas dos mais diversos tipos.

E o mais eficiente de todos os aparelhos é a batedeira planetária, que consegue ter uma série de vantagens, principalmente as batedeiras industriais, que conseguem dar uma grande eficiência na mistura de diferentes ingredientes e para criar novos doces e salgados.

Quando surgiu a batedeira?

Para saber a origem da batedeira planetária, é necessário voltar até o início do século XX, mais exatamente em 1915, quando o engenheiro norte americano Herbert Johnson observava a forma manual de misturar os pães nas padarias e criou a batedeira de mão, dando maior rapidez na mistura.

Em pouco tempo, esse equipamento se tornou febre nos Estados Unidos mesmo em tempo de guerra, se tornando um objeto fundamental na casa dos americanos.

Mas anos depois, surgiu a batedeira mecânica, produzindo mais qualidade na mistura de alimentos, a partir do uso de uma manivela, que auxiliava no mecanismo do aparelho para misturar em menos tempo.

E por último surgiu a batedeira elétrica, que fazia diferentes movimentos planetários. No Brasil, este aparelho surgiu em 1978, e logo virou febre no país, graças às suas características, que eram adequadas a todos os tipos de máquina e tinham diferentes rotações do eixo e no redor da tigela, substituindo assim o uso das mãos.

O que é batedeira planetária?

O nome planetária das batedeiras se referem a mistura da massa, que é feita no sentido de rotação dos planetas. Uma das principais diferenças das batedeiras planetárias em relação aos outros modelos é a enorme quantidade de massas capazes de serem trabalhadas por ela. A máquina serve para trabalhar tanto com massas leves, pesadas, pastosas e líquidas como: tortas, bolos, massas de pizza, cremes, mashmallow, claras em neve e panquecas.

Além disso, esse produto tem três tipos diferentes de batedeiras de metal, uma destinada a massas leves, outra para massas incorporadas e pastosas e a terceira para pesadas. Ela é recomendável para serviços profissionais e funções industriais, pela grande capacidade de misturar simultaneamente diversos ingredientes.

A composição da batedeira planetária resistente, feita com aço SAE com um bom tratamento térmico, com caixas de redução de banho à óleo, junto a bacia em aço inox AISI 304 com mecanismos de elevação, além de travas de segurança nas laterais da batedeira.

Essa máquina é referência em batedeira planetária forte, e de grande durabilidade. E uma cinta de reforço no tacho, e com um excelente sistema de batimento na região tacho do aparelho.


Veja também:


Benefícios das batedeiras

Todas as baterias planetárias devem ser feitas de acordo com a norma regulamentadora número 12 (NR-12) do governo federal, que define as referências técnicas, os princípios e medidas de proteção para a segurança do trabalho e da integridade dos funcionários.

O que faz das batedeiras planetárias um aparelho tão especial em relação aos outros. As condições que tornam a batedeira planetária funcionando de maneira única em relação as outras são:

Rodízios: com ótimas engrenagens em aço especial temperado, as batedeiras industriais tem rodízios blindados de fácil locomoção nos pé do equipamento. Isso faz com que tenha maior facilidade para levar a máquina de um local para o outro.

Segurança: além disso, as batedeiras contam com grades de proteção para evitar a saída de ingredientes, tornando o local mais limpo, e acaba com o desperdício da máquina. Conta também com um botão de emergência para desligar a máquina em momentos de falhas e fácil acesso a cuba da batedeira, que não permite sair do lugar;

Tampa fixa: as batedeiras possuem um mecanismo de fixação da tampa, que funciona sem vibrações e outras interferências externas que prejudiquem o funcionamento do produto, sendo mais uma peça de proteção para a máquina;

Vários modelos: existem diferentes modelos de batedeiras, todos eles com um design moderno, sendo que cada máquina trabalha de acordo com a demanda, indo desde batedeira planetária industrial 20 litros, até modelos de 40, 60 e 80 litros, com diferentes velocidades;

Potência: o motor da bateria chega a ter um poder de até 1.5 Cv, com um baixo nível de ruído, devida a sua eficiente construção mecânica. Graças a isso, possuem uma maior automação, praticidade para trabalhar com massas pesadas e difíceis de manusear, Além de dar grande economia energética ao equipamento;

Cronômetro eletrônico: a máquina tem um eficiente timer, com um sistema que funciona eletronicamente para ligar com até dez diferentes tipos de velocidades, com o tempo que cronometra automaticamente na hora de bater os ingredientes e quando desligar o aparelho;

Integração elétrica: com o sistema de ligar e desligar o produto, também é possível controlar toda a atividade da máquina, programando o tempo, quantidade, potência e a velocidade utilizada pela batedeira planetária.

Conta também com um Relé de Segurança, responsável por fazer o monitoramento de todo o sistema elétrico, com um duplo canal para o autoteste e um painel em baixa voltagem de 24 volts;

Versatilidade: o aparelho é adaptado para diferentes tipos de peças como ganchos, (usado em pizzas), raspadores (para bolo de arroz e outros equipamentos com baixa consistência). Ele ajuda também na redução de esforço da mão-de-obra;

Higienização: as batedeiras possuem uma excelente facilidade para a limpeza do equipamento, precisando apenas de um pano úmido e detergente para a higienização, além de uma estrutura de elevação do tacho melhora a limpeza no pavimento.

Conclusão

A batedeira planetária é uma opção elétrica de altíssima versatilidade, com três diferentes batedeiras, para massas leves, incorporadas e pesadas. Altamente seguro, possuem vários acessórios para garantir a integridade dos operadores e não permite o desperdício do produto.

Dessa forma, a batedeira planetária é boa para trabalhar com atividades profissionais e principalmente industriais, com necessidade de misturar diferentes tipos de ingredientes ao mesmo tempo. A batedeira planetária é a melhor opção para o seu negócio!

Você gostou deste artigo? Tem alguma dúvida a respeito? Deixe seu comentário, ou entre em contato conosco pelo Soluções Industriais!