//A importância de um site para a sua empresa

A importância de um site para a sua empresa

Não há dúvidas que a internet está em processo de evolução constante, e já é realidade na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Os números desse avanço são impressionantes e retratam um pouco do comportamento da população atual.

Em relatório emitido sobre economia digital no ano de 2017 pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), foi constatado que o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de usuários da rede. Com média de 120 milhões de pessoas conectadas, ficamos atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.

O IBGE já havia divulgado esse número de internautas no mesmo ano em questão, a pesquisa também revelou o percentual de acessos do brasileiros onde o celular aparece em primeiro lugar sendo utilizado por mais de 90% por pessoas de todas as regiões.

Apesar da imposição dos smartphones, outras formas como computador (63,7%), tablet (16,4%) e televisão (11,3%) também são utilizadas em todo país para navegar pela web.

Conforme esse cenário se estabelece, se torna habitual recorrermos a internet quando surge uma necessidade seja ela qual for. A urgência de rapidez e praticidade na hora de realizar compras, estudos ou pesquisas em geral, mostra a mudança no comportamento da população.

Devido a esse alto grau de influência das redes na vida das pessoas, é visível a importância de ter uma plataforma digital para empresas que desejam vender seus produtos e serviços. É simples, a internet é o melhor lugar para se conectar com os clientes em potencial e de todos os nichos existentes.

Hoje a porta de entrada de uma empresa é o seu site, as pessoas que passam por ela são seus clientes em potencial, que buscam informações de seus produtos e serviços. No mundo digital, não há limites para expansão do seu negócio.

Abaixo listamos 4 pontos que reforçam essa ideia, mostram a importância de criar um site e, caso já tenha, o porquê otimiza-lo.

1. Online 24 horas por dia e 7 dias por semana

Crescimento da marca

Um site pode atingir milhares de pessoas independente do país onde estão. Além de quebrar barreiras geográficas, ele pode ser acessado a qualquer momento do dia, ou seja, é possível aumentar o relacionamento com o público e ter interação entre o consumidor e a plataforma através de conteúdos postados.

2. Marketing de conteúdo para o seu site

O marketing de conteúdo é a melhor forma para se conectar com o público-alvo, já que os consumidores estão sempre à procura de informações dos produtos e serviços.

Identifique o perfil dos seus clientes, entenda suas necessidades e a solução que você pode dar. Dessa forma é possível criar conteúdos relevantes e objetivos a quem te segue, atendendo o que procuram e mostrando que eles podem confiar em você.

3. Crescimento da marca

Reconhecimento da marca

Fortalecer a marca de uma empresa é essencial para passar credibilidade ao consumir, desde as visitas ao site até a tomada de decisão, a compra.

Agregar valor à marca demanda esforços e tempo, mas a internet pode facilitar. Além do próprio site da organização, investir em outros canais também é uma boa estratégia.

No setor industrial, por exemplo, empreendedores investem em plataformas marketplace para o público B2B em busca de visibilidade nos buscadores onlines e, consequentemente, leads qualificados (próximo tópico).

Um bom posicionamento nos buscadores online facilita que o público encontre a empresa quando for pesquisar por produtos e serviços do seu ramo.

4. Leads qualificados

Como alavancar vendas com website

Os leads são as pessoas interessadas no seu produto, ou seja, o seu público-alvo. A palavra qualificado significa clientes em potencial, que tem interesse no seu produto, perfil de comprador.

Um site estruturado e atrativo é fundamental para gerar bons leads. Com a otimização adequada e automação de alguns processos, como campos no portal para o visitante fazer seu cadastro, é possível ter os contatos desses possíveis clientes arquivados em um banco de dados.

É preciso que os clientes encontrem o seu site nos buscadores, se interessem pelo conteúdo, despertem interesse pelo produto, adquiram confiança e, por fim, realizem a compra.

Depois dos pontos levantados, fica evidente o poder que um site tem e a importância da criação dele.