Se você está construindo, reformando ou repaginando, este artigo vai te ajudar na hora de escolher os móveis para sua sala de estar.

Quando o assunto é decoração, talvez não exista um cômodo mais importante. Na verdade, isso é muito pessoal, mas se tivermos que deixar algo “para depois” (um móvel, uma pintura ou objeto decorativo), dificilmente faremos isso na sala de estar, concorda?

Isso porque é na sala que recepcionamos as visitas, os nossos amigos e familiares, para uma boa conversa ou um cafézinho. Até mesmo para um almoço ou jantar, até que tudo fique pronto, alguém sempre vai esperar na sala, certo?

Justamente por isso, queremos que ela fique, além de bonita, o mais confortável possível. Não pense que para uma sala confortável é só ter móveis bonitos. É claro que isso é importante e vai impactar na decoração, mas quero dizer que conforto está ligado a funcionalidade, e funcionalidade é distribuir/organizar as coisas de maneira que elas, de fato, funcionem! Por exemplo, de nada adianta um “big” sofá se ele tira seu espaço de circulação e faz com que você esbarre ou tropece nas coisas.

Para exemplificar e facilitar sua vida na hora de mobiliar e decorar sua sala de estar, abaixo estão algumas dicas. E sim, parecem óbvias, mas é como dizem “o óbvio às vezes precisa ser dito”!

1 . Sofá ideal para Sala de Estar

Primeiro, é importante saber que a escolha dos móveis, em qualquer cômodo, vai depender, além do estilo de decoração seguido, do tamanho dele.

Essa é a primeira coisa a se avaliar antes de comprar o sofá: ele cabe na sua sala?
Tenha em mãos (ou na cabeça) as medidas do cômodo quando for comprar os móveis, seja em loja física ou pelo site.

Se o sofá for retrátil, certifique-se das medidas dele aberto também, para então comparar com as medidas do cômodo e saber se, quando aberto, ainda ficará um espaço confortável para circulação. Se não tiver muito espaço, opte por um modelo fixo mesmo. Utilize puffes (que possam ser guardados ou colocados nas laterais) quando quiser apoiar os pés.

A cor pode ser um dilema na hora de escolher o sofá, mas o mais prático é optar por cores claras e neutras. Isso porque, além de ser a maior peça da sala de estar, o sofá não é algo que será trocado com tanta frequência. Ou seja, optar por tons neutros e claros, além de não pesar o ambiente, não vai fazer com que você enjoe rápido.

As cores mais fortes você pode deixar para as almofadas, quadros e outros objetos decorativos!

2. Distância entre Sofá e TV

Para quem não tem uma sala de TV separada, essa dica é bem importante.

Para quem não sabe, há um espaço ideal a ser deixado entre o sofá e a TV, que proporciona uma boa imagem, sem prejudicar a visão.

Se pesquisar sobre isso, vai encontrar diversas tabelas que ilustram qual tamanho de TV é ideal para cada espaço. Por exemplo, utilizando uma TV de 32 polegadas, a distância mínima recomendada é de 1,2 m e máxima de 2,4m. Para a de 50 polegadas, distância mínima de 1,9m e máxima de 3,8m, e assim vai.

3. Mesa de Centro

A mesa de centro sem dúvidas dá um charme à decoração além de se tornar muito útil. Só não se esqueça que, assim como o sofá retrátil, se você não tiver espaço, ela pode atrapalhar ao invés de ajudar.

Agora, se sua sala é grande, espaçosa, é só escolher o modelo e ser feliz!

Há Mesas de Centro dos mais diferentes formatos e acabamentos no mercado. Um exemplo de modelo sofisticado e muito querido pelos amantes da decoração, é a Mesa Saarinen de Centro. Ela pode ser encontrada com o tampo oval ou redondo, e com o tampo em madeira natural, madeira laqueada, granitos e mármores.

Falando em mesas de centro, as mesas laterais também são muito úteis e não exigem muito espaço.

Uma dica é extra é definir previamente o estilo de decoração e segui-lo na escolha das cores e móveis. Isso vai facilitar bastante todo o processo, além de levar mais personalidade ao seu lar!

Este artigo foi originalmente desenvolvido por Hariane Diniz, redatora do Blog Essência Móveis, onde você encontra conteúdos de decoração e móveis de design.