//Saiba as principais técnicas para utilizar corretamente as lavadoras de alta pressão

Saiba as principais técnicas para utilizar corretamente as lavadoras de alta pressão

A limpeza é um ponto crucial para boa qualidade de vida, e servindo também ajudar em um excelente ambiente para visitas. Isso não se restringe apenas às residências, um carro bem limpo e conservado ajuda na redução de custos de manutenção em várias partes do veículo, como vidros e a lataria dos carros, por exemplo.

No passado, a limpeza era feita manualmente, com o uso de um pano, água e detergente. Mas com o passar do tempo, as bactérias e sujeiras se tornaram mais difíceis de tirar. Por isso, a tecnologia ganhou destaque com equipamentos como a lavadora de alta pressão.

Criada na segunda metade do século XX, a máquina de lavar à pressão se tornou uma febre, e hoje, é referência na limpeza de alta qualidade em todo o mundo.

O que são as lavadoras de alta pressão?

As chamadas hidrolavadoras, ou simplesmente “lava jato”, são equipamentos úteis para fazer limpezas pesadas, para tirar sujeiras de pisos, azulejos, piscinas, carros, entre outros elementos que precisa de limpezas mais profundas.

Uma lavadora de alta pressão é composta por várias peças:

Motor: funciona através da rotação e da potência utilizada para o equipamento trabalhar e fazer o fluxo da água. Atua dependendo da utilidade e do tipo de limpeza executada do aparelho.

Cabeçote: também conhecidas como câmara de compressão, é a peça que trabalha no compartimento da passagem de água, que é comprimida pelos pistões. Nele, existe um canal específico para fazer esta passagem, e uma válvula para a saída do líquido a cada pistão;

Cárter: um tipo de recipiente que abriga os componentes necessários para fazer o acionamento dos pistões e do óleo, que lubrifica as mesmas peças;

Guia de pistões: Responsável pela sustentação e guia (como o nome já indica) dos pistões, em casos de problemas, essa peça consegue identificar o vazamento de óleo na lavadora, neste ponto, é necessário trocar os retentores que fazem parte da peça, para não danificá-la;

Pistões: responsáveis pelo movimento da entrada e saída de água da lavadora até a câmara de compressão, com um movimento pneumático, trabalha junto com o anel oscilante para a movimentação do líquido;

Mangueira: basicamente, da mangueira sai a água. Nela é possível regular a pressão e a potência da água, indo de acordo com o uso dela;

Bico: é o equipamento fundamental para controlar e dar precisão na hora de limpeza. Com ele, é possível fazer uma limpeza mais profunda no local desejado, além de regular a quantidade usada;

Bomba: a bomba da lavadora é um componente que serve para auxiliar o motor no fluxo da água e dar pressão no equipamento.

Vazão e pressão de uma lavadora

A melhor forma de como escolher lavadora de alta pressão é medir a potência do aparelho.

Para isso, é necessário entender a funcionalidade da pressão e da vazão. A pressão é a força definida pela sigla PSI (pounds per square), na qual a água sai da máquina, a forma de como a pressão atua é determinante para a limpeza de sujeiras com incrustação e difíceis de retirar.

Quanto maior o PSI, mais eficiente é a limpeza.

Já a vazão se define pela sigla LPM (Litros por minuto) relacionado com a quantidade de água que vai sair da máquina, de acordo com o tempo utilizado.

Com o conceito da vazão que é gasta no aparelho, pode-se perceber o poder que a máquina tem para limpar determinadas sujeiras e a quantidade de recursos (água e produtos de limpeza) usados para esse trabalho. Quanto maior o LPM, menor é o gasto no fluxo da água.

Por isso, é preciso saber o tipo exato de lavadora de alta pressão que atenda às suas necessidades, pois, um equipamento que tenha uma potência acima, pode causar danos na parede das casas, ou na pintura do carro.

Portanto, máquina certa irá ajudá-lo na limpeza cotidiana.

Tipos de lavadoras de pressão

Existem uma gama de lavadoras de alta pressão no mercado, além das empresas, existem tipos específicos com diferentes aplicações e objetivos, para saber qual é melhor lavadora de alta pressão:

Lavadora de pressão residencial: esse modelo de lavadora tem aplicações simples, dedicada a limpezas de pisos e azulejos com um menor consumo energético;

Lavadora de alta pressão profissional: a máquina também serve para aplicar em residenciais, mas pode ser usada em comércios, lojas e casas maiores, o principal ponto positivo é a mobilidade do produto para qualquer local;

Lavadora Comercial: as máquinas de pressão comerciais servem para grandes ambientes como: prédios comerciais, residenciais, além de serem úteis como lavadora de alta pressão profissional para lava rápido;

Aspirador de pó e lavadora de alta pressão: esse modelo específico conta com dupla função, pois além de limpar sujeiras difíceis, pode atuar na aspiração do pó em pisos sujos;

Lavadora de alta pressão com aplicador de detergente: Essa máquina é um tipo de lavadora comercial, acompanhada com acessórios como aplicadores e recipientes para detergentes, escovas e biqueiras;

Lavadora industrial: a lavadora de alta pressão industrial é útil para a limpeza de grandes ambientes externos como calçadas, caminhões e grandes edifícios, possuem uma enorme potência e vazão de água no equipamento.

Vantagens nas lavadoras

A questão financeira é a principal vantagem na hora de comprar o produto, as lavadoras de alta pressão gastam em média 80% menos água que as mangueiras, com uma maior eficiência na limpeza. Existem opções de combustão elétrica e a gasolina do equipamento.

Além disso, é um equipamento que economiza energia elétrica, tem facilidade de movimentação, entrega maior conforto ao operador e faz o serviço rapidamente, graças a pressão exercida contra a sujeira.

Dicas de uso

Para o manuseio da máquina, são necessários alguns cuidados na hora de utilizar a lavadora de alta pressão. O primeiro está na hora da compra, todas as lavadoras de boa procedência tem certificações da portaria 371 do Inmetro (Instituto Nacional de Meteorologia), com rígidos testes de prevenção contra acidentes.

O primeiro requisito na hora de utilizar o aparelho está na instalação, veja se a voltagem da rede elétrica está compatível com a lavadora, as especificações sobre a tensão está no manual de instruções. Abasteça a lavadora com água e um detergente neutro. 

Um outro passo importante para a limpeza é certificar a posição da mangueira, não deixe a peça dobrada, ou próxima a elementos cortantes. Além disso, evite mover a lavadora pelo cabo ou pela mangueira, isso pode danificar a vida útil das peças.  No término de uso, desligue o interruptor, aperte o gatilho para tirar a pressão e retire o cabo da tomada.

E para evitar imprevistos, deixe o equipamento longe de crianças e não direcione o jato para elas e para animais, pois o impacto poderá causar acidentes.

Manutenção

Uma das principais atividades para manter a vida útil de um produto é a manutenção. No caso das lavadoras, esse passo é fundamental, começando pela troca periódica do óleo da bomba, feita a cada três meses.

Verifique também se todas as peças estão em bom estado, isso é importante para evitar problemas no pistão e na pistola do equipamento.

Mesmo que o usuário tenha algum conhecimento básico do aparelho, é fundamental que, em casos de problemas, leve a uma assistência técnica especializada para fazer um exato reparo no produto.

Toda empresa tem um tempo de garantia na venda da lavadora de alta pressão, se estiver dentro da garantia, auxilia no melhor conserto da máquina.

Conclusão

A lavadora de alta pressão é um aparelho fundamental para a limpeza de diferentes de pisos, automóveis com uma alta qualidade.

Existem diferentes tipos de aparelhos, por isso, escolher o equipamento ideal evita problemas com pressão exagerada de uma máquina inadequada. Por isso, procure a melhor empresa e onde comprar lavadora de alta pressão.

Além de econômica, a lavadora entrega conforto para todos os usuários, sem a necessidade de fazer grandes esforços na movimentação e no uso do produto.

Se tiver cuidados como o posicionamento da mangueira, a limpeza pode ser feita com muita qualidade. As lavadoras são as melhores opções para pessoas que exigem qualidade, com custo-benefício e eficiência.

Você gostou deste artigo? Tem alguma dúvida a respeito? Deixe seu comentário, ou entre em contato conosco pelo Soluções Industriais!