É quase impossível fazer negócios hoje em dia sem um endereço de e-mail, concorda? O seu contato com clientes, parceiros e fornecedores, com certeza, passou por essa via de comunicação, ao menos uma vez.
Embora seja tentador tentar economizar fundos usando uma das muitas opções de correio eletrônico gratuitas disponíveis, quando você administra uma empresa é importante ter um endereço de e-mail profissional e, sem dúvida, vale a pena o investimento feito. Essa é uma das principais estratégias de tecnologia adotadas por empreendedores pois facilita a gestão da comunicação no dia a dia.
Ainda tem dúvidas? Acompanhe este post até o final e tire suas conclusões!
Qual a importância do e-mail profissional no meu negócio?
Para início de conversa, atualmente, a maioria das pessoas prefere enviar e-mails a ter uma conversa telefônica, o que torna praticamente impossível fazer negócios sem um endereço de e-mail.
Embora o pensamento de usar um serviço gratuito possa ser atraente, existem muitas razões pelas quais é importante investir em um endereço de e-mail profissional. Veja!
Ganhe credibilidade e confiança
A coisa mais importante em um negócio é ter uma imagem confiável. Quando as pessoas estão dispostas a gastar seu dinheiro em seu serviço ou produto, isso significa que eles têm plena confiança de que tomaram a decisão certa escolhendo você sobre a concorrência.
Encaminhar seus e-mails por meio do nome de domínio da sua empresa mostra que você está bem estabelecido — é legítimo e profissional.
Reduza as chances de ser sinalizado como spam
Os spammers não são pessoas muito confiáveis, e você adivinhou, eles usam endereços de e-mail gratuitos. O que significa que os filtros de spam são muito mais agressivos quando se trata de contas gratuitas.
Seria uma pena gastar todo esse tempo escrevendo mensagens ou boletins informativos apenas para que eles acessassem o lixo eletrônico. Um endereço de e-mail profissional reduz significativamente o risco de isso acontecer. Por quê? Porque eles têm uma reputação melhor aos olhos dos filtros de spam.
É provável que você veja um aumento nas taxas de entrega ao usar um endereço de e-mail profissional.
Valorize a sua marca
Branding não é apenas para o marketing de grandes corporações. É importante para os pequenos negócios também. Ter um endereço de e-mail profissional é uma parte importante da manutenção de uma imagem unificada.
Sua marca é mais do que apenas uma imagem. É a sua reputação, como as pessoas percebem você. É como eles se sentem sobre seus produtos ou serviços e sua equipe de atendimento ao cliente.
Organize-se
Por fim, mas não menos importante, um endereço de e-mail hospedado torna fácil o uso de qualquer software de calendário. Organizar-se ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável. Seus parceiros de trabalho vão agradecer por isso.
Como criar um e-mail profissional para minha empresa?
Para ter um e-mail profissional personalizado é preciso ter um domínio e contratar um serviço de hospedagem, que normalmente oferece esse serviço incluso no plano. Mas, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas etapas.
Registre um domínio do seu negócio
Para que o seu endereço de e-mail cause uma ótima impressão, a primeira coisa que você precisa fazer é comprar seu próprio domínio. O seu nome de domínio compõe sua identidade na internet.
Os nomes de domínio agem como uma espécie de atalho para o servidor que hospeda o seu site. Sem ele, as pessoas que visitam a página da sua empresa precisam digitar o endereço IP completo. Imagina a confusão!
Antes de comprar um domínio, é fundamental que você faça uma pesquisa sobre o nome que você pensa em dar. Afinal, o nome do seu site é, provavelmente, o primeiro contato que seu cliente terá com a sua empresa. Veja algumas dicas:
- Estude o seu mercado de atuação e descubra o que esse público quer. Fique atento aos principais termos de busca e palavras-chave mais procurados por eles.
- Tenha um nome de domínio atraente e de fácil memorização. Nada de nomes extensos ou difíceis de pronunciar.
- Para fugir de problemas legais, evite registrar domínios muito parecidos com outros já existentes, ainda mais se forem muito populares.
- Quando já tiver um número considerável de opções de nomes, pesquise-os nas redes sociais, como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.
- Se achar que está muito difícil escolher um nome de domínio, converse com pessoas próximas. Mostre suas ideias amigos e parceiros de trabalho. É provável que eles tenham uma visão diferente da sua e possam contribuir com pontos de vista surpreendentes.
Agora que você já sabe como escolher o nome do seu domínio, o próximo passo é comprá-lo. Esse processo é um tanto simples e pode ser dividido nos seguintes passos:
- verifique a disponibilidade do endereço escolhido;
- efetue o seu cadastro no provedor selecionado;
- faça o registro do domínio.
Contrate um serviço de hospedagem de site/e-mail
Domínio escolhido e registrado, é hora de hospedar o seu site. Em uma analogia simples, o domínio pode ser considerado o endereço físico da sua empresa e a hospedagem o local em que ela está.
A hospedagem, obviamente, precisa de um servidor físico conectado à internet, que atua como um HD de um computador, acomodando todos os bancos de dados dos sites. No geral, existem 4 tipos diferentes de servidores de hospedagem:
- compartilhados;
- Servidor Privado Virtual (VPS);
- dedicado;
- Cloud Hosting.
Embora todos os tipos de servidores funcionem como um centro de armazenamento para o seu site, eles diferem na quantidade de capacidade de armazenamento, controle, requisito de conhecimento técnico, velocidade do servidor e confiabilidade.
Aqui não tem muito segredo. Pesquise a empresa que você está considerando contratar, veja análises sobre os serviços que ela oferta e descubra o que outros clientes dela estão falando sobre os serviços prestados. Com esse relatório em mãos será fácil contratar o serviço de hospedagem ideal para a sua empresa.
Faça as configurações do seu e-mail
Se você concluiu as duas etapas anteriores, está a um passo de ter seu e-mail profissional configurado. Basta acessar o painel do serviço de hospedagem web que você contratou e seguir alguns passos básicos.
Normalmente, os painéis de provedores de hospedagem são muito parecidos e intuitivos, então não tem muito segredo.
Resumindo, o e-mail profissional lhe dará muito mais credibilidade aos olhos do destinatário — seja um cliente, um fornecedor ou até um investidor, e você pode obtê-lo de forma simples, rápida e com pequeno investimento.
Você se interessou por este artigo? Tem alguma dúvida a respeito? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato com a Locaweb!