Construir prédios e casas não é tarefa fácil, mas com um bom planejamento de obra tudo fica melhor. Certamente, todo bom Engenheiro sabe disso e não negligencia o planejamento da obra de maneira nenhuma.
Portanto, para aqueles que estão começando sua carreira na engenharia civil, sabemos o quanto é difícil colocar a “mão na massa” pondo em prática tudo aquilo que aprendeu sobre gestão de projetos na construção civil.
Para ter uma obra com início, meio e fim com eficiência sem problemas graves é preciso ter planejamento detalhado e bem pensado. Por isso, vamos listar aqui três dicas para fazer um excelente planejamento para a sua obra de construção.
3 grandes dicas para fazer um excelente planejamento de obra
Estude o orçamento da obra e pense em materiais
Antes mesmo de começar a obra é preciso pensar em alguns detalhes, e não podemos negar que o financeiro é essencial. Não adianta começar uma obra sem recursos e deixar ela parada pela metade, ninguém quer isso.
Então, a melhor coisa a fazer é documentar no planejamento de obra os detalhes financeiros. Esse primeiro passo é primordial e se você é um gerente de obra, com certeza, sabe muito bem disso!
Quanto precisaremos de material, quanto precisaremos de mão de obra, a empresa pode custear tudo isso?
Veja alguns detalhes que podem ser listados:
- Custo para fazer a fundação;
- Cálculo de custos de equipamentos e ferramentas;
- Cálculo geral do orçamento de obra;
- Taxa paga para a construtora;
- Terceirização ou contratação de mão de obra;
- Financiamentos e parcelamentos;
- Cálculo do retorno sobre o investimento (ROI).
Sendo detalhista é provável que os problemas serão evitados no seu planejamento de obra.
Desenhe o planejamento detalhado
Como um bom planejador de obra você precisa desenhar ou anotar os detalhes da obra. Certamente, o arquiteto terá alguns dados que podem ser compartilhados, então você precisa fazer o seu planejamento alinhado ao mesmo.
Não deixe de anotar tudo! Você pode usar a tecnologia como ajuda, usar planilhas e softwares especializados para fazer o planejamento de obra eficiente.
Pode usar um sistema ERP, assim você poderá ter uma visão geral ampliada da obra. Afinal, não existe planejamento só na mente, é preciso usar ferramentas especializadas.
Faça o cronograma ou diário da obra
Após ter um planejamento geral documentado, você terá o controle de tudo o que está sendo e que será realizado na obra e isso é ótimo. Desta maneira, você pode criar o cronograma diário da obra.
Afinal, você detalhou os prazos de construção para não atrasar a entrega da construção. Portanto, o cronograma diário lhe dará o controle presente do que está sendo construído.
Assim é possível focar em partes mais importantes, controlar custos, controlar detalhes mínimos da construção durante todos os dias.
Com um cronograma diário da obra você poderá:
- Controlar e mapear o orçamento e custos da obra;
- Ter um plano mais realista;
- Ter flexibilidade no plano, pois, nem tudo sai como planejado;
- Controlar a previsibilidade da obra.
Com a obra regularizada e com todo o planejamento geral, diário, mensal ou anual a obra será bem construída. Os problemas que surgem no percurso serão amenizados e evitados e todos os resultados serão ótimos.
Tudo o que toda construtora precisa, não é verdade? Então agora, vamos lá e mãos à obra!