Atualmente, existem no mercado diversos tipos de softwares que podem atuar nos diferentes setores das empresas. Estes programas são adquiridos para múltiplos fins, como armazenar e processar dados, gerenciar estoques, monitorar rotas, etc.

Entretanto, alguns destes sistemas são desenvolvidos com muitas funcionalidades e, para algumas empresas, com processos mais específicos, uma parte dessas funções se tornam descartáveis. Para solucionar este problema, os desenvolvedores começaram a criar softwares junto de seus clientes, para que os programas possuam somente o necessário.

Dessa forma, surge no mercado os softwares on demand, um novo tipo de produto que se tornou uma opção mais interessante e viável para muitas empresas. Vamos conhecer mais sobre eles?

Mas afinal, o que é um software on demand?

Software on demand, ou software sob demanda, é um programa desenvolvido especificamente para o cliente, com o objetivo de atender às suas necessidades. O software pode ser aplicado em qualquer setor de uma empresa, seja ela micro ou grande. 

O objetivo deste tipo de programa é atender a empresa em todas suas demandas, o que o torna uma ótima opção. Suas vantagens vão da fácil usabilidade à melhora na eficiência dos processos, como você verá abaixo.

Vantagens de ter um software on demand

Para começar a enumerar as vantagens de um software on demand, é necessário primeiro refletir sobre quais as prioridades de sua empresa. Existem diversos sistemas e programas no mercado que podem atender perfeitamente as demandas de sua empresa, o que torna o investimento em um software on demand desnecessário.

Contudo, se a junção de diferentes softwares se tornarem inviáveis, por exceder os valores de investimento ou por se tornarem complexos em atuação conjunta, optar por um software on demand é a melhor opção.

As vantagens de um programa personalizado são variadas e você irá conferir na lista a seguir. Vamos lá?

Customização

Feito sob demanda, o software pode ter funcionalidades exclusivas para atender as necessidades de sua empresa. Além disso, você não irá gastar com funções desnecessárias, como pode acontecer ao comprar um software pronto. Estas funcionalidades podem ser descartadas em um software on demand, pois a personalização também permite isso.

Fácil implementação e expansão

Um software on demand é criado em concordância com os sistemas da empresa. Por isso, sua implementação pode ser realizada rapidamente e, caso haja a necessidade, novas funcionalidades agregadas ao programa ao longo do tempo. 

Melhor custo-benefício

Por atender as necessidades da empresa, o software on demand sai mais barato que a aquisição de diferentes programas com funções específicas e que trabalham separadamente. Lembramos, porém, que o fator custo-benefício varia de empresa para empresa devido a demanda de cada uma.

Aumento da eficiência

Com as funções necessárias presentes em um único software, os processos da empresa passam a ser realizados com mais eficiência e rapidez. Isso se torna possível pois não há a necessidade de lidar com diversos programas que, em alguns casos, não conseguem se comunicar com qualidade.

Como você viu, adquirir um software on demand pode ser o que falta para sua empresa melhorar em eficiência e produtividade. Porém, não se esqueça de avaliar todas as opções e se informar com especialistas, como os consultores da Izap, empresa que oferece este serviço.

Texto produzido por: Izap tecnologias e serviços.