O poder do site na estratégia de conteúdo

conteudo digital

O mercado está em constante mudança e as empresas precisam se adaptar. Manter a relevância que a marca exige visibilidade online e, para atingir esse objetivo o marketing digital é indispensável.

Não é mais sobre estar ou não na internet, e sim sobre se destacar entre os concorrentes que já estão lá. Modernizar a maneira como a empresa comunica com o cliente é um passo muito importante e é aqui que entra as estratégias de conteúdo.

Marketing de conteúdo é muito mais do que produzir conteúdo para redes sociais, sites e blogs. É, além disso, saber como esse conteúdo vai ser distribuído, qual o canal correto, para quem está sendo produzido, como aumentar a visibilidade e como mensurar os resultados.

Como estruturar a estratégia de conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo deve ser dividida em no mínimo 4 passos básicos, que são: 

  • planejar;
  • produzir;
  • distribuir;
  • mensurar.

Planejar

O planejamento é a parte mais importante, é através dele que a empresa define: pauta, palavras-chave, abordagem, objetivo e como os resultados serão mensurados. Ou seja, essa etapa define o caminho que a estratégia irá seguir.

Para começar o planejamento é necessário definir a persona, ou seja, quem aquele conteúdo deseja atingir e quais os atributos que ele precisa para atingir seu objetivo.  É importante pensar no perfil mais detalhado possível do que é o cliente ideal para sua empresa, por exemplo:

Carlos tem 40 anos, é empreendedor a 5 anos. Ele é casado a 20 anos e tem 2 filhos. Muito dedicado a sua família seu maior medo é não conseguir conciliar a gestão da sua empresa com o relacionamento familiar. 

Definir qual tipo de conteúdo será produzido também é essencial. Os mais comuns a serem usados em uma estratégia de marketing de conteúdo são: 

 

  • Blog posts;
  • Conteúdos para redes sociais; 
  • Materiais Ricos (e-books, infográficos, white papers, entre outros);
  • Vídeos;
  • Email marketing.

Mas não se limite a somente esses, existem muito mais maneiras de produzir conteúdo online e nunca se esqueça que o mais importante é criar um conteúdo que agrade a persona.

Produzir

Depois de planejar chegou a hora de começar a produzir. Um dos maiores desafios dos produtores é conseguir que a persona enxergue valor no material. Para isso é necessário produzir conteúdos relevantes.

Um conteúdo com relevância para o leitor é aquele que resolve um problema que ele possui e impacta o dia a dia de forma positiva. Imagine a seguinte situação:

Carlos busca mais conhecimentos em marketing digital. Ele é atraído por um conteúdo que tem o título de “Guia do marketing digital”, mas ao acessar esse material ele se depara com um conteúdo incompleto que não ensina sobre marketing digital e sim promove um produto da empresa que escreveu.

Frustrante né? Essa situação acontece porque as empresas não dão o devido valor para a produção de conteúdo ou não compreendem para quem estão escrevendo e em qual momento da jornada de compra o usuário está.

Importante: Não tenha receio de demorar um tempo maior para finalizar essa etapa, ela é importantíssima para o seguimento da sua estratégia de conteúdo.

Distribuir

Planejar quais ferramentas e canais serão utilizadas para divulgar o conteúdo é extremamente fundamental para essa etapa. Afinal, de nada adianta um conteúdo relevante e bem produzido se ele não alcançar a persona desejada.

Para descobrir onde o possível cliente está presente é necessário pesquisar, com base nos dados do público-alvo, quais são os canais que ele mais acessa e consome conteúdo. 

Além disso é importante também analisar quão complexo é o conteúdo que a empresa produz e se há disponibilidade de realizar a manutenção e cumprir com os prazos planejados

De nada adianta usar todos os meios possíveis para divulgar seu conteúdo, se não tem como realizar um bom trabalho em todas eles. Selecionar os canais que mais engajam sua audiência é essencial para realizar um ótimo trabalho.

Mensurar

Não ter noção dos resultados que sua estratégia de conteúdo estão gerando, significa desperdiçar todo tempo e esforço gastos nas outras etapas, afinal é impossível mensurar o que está funcionando ou não sem analisar os dados.

Para mensurar os resultados é possível ficar atento a alguns indicadores:

  • Número de acessos no seu site ou blog;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Geração de leads;
  • Rankeamento das páginas nos motores de busca (SEO);
  • Monitoramento das palavras-chave mais buscadas.

O site é uma ferramenta poderosa

Agora que já sabe como elaborar, executar e mensurar sua estratégia de conteúdo é necessário compreender qual a vantagem competitiva de criar um site e usá-lo a seu favor.

Estabilidade

As redes sociais estão em constante mudança e o usuário é completamente dependente da plataforma para pode ter sucesso ou não em meio a tantos outros concorrentes, já criar um site profissional proporciona uma experiência completamente diferente.

Realizar a gestão de conteúdos exclusivamente pelas mídias sociais pode ser um tiro no pé… Essa dependência da plataforma faz com que a empresa tenha que realizar alterações bruscas em sua estratégia a cada atualização da rede social.

Um ótimo exemplo é o Instagram que não apresenta mais as curtidas para os usuários, comprometendo o engajamento das publicações e obrigando as empresas a se adaptarem à nova realidade.

Com um site a história é diferente quem comanda e dita as mudanças, bem como com qual velocidade ela irão acontecer, é a própria empresa. Dessa forma ter um site permite que as empresas tenham estabilidade na produção de conteúdo e, consequentemente, criem um relacionamento fiel e duradouro com os visitantes.

Estrutura

Todos os elementos do site e a maneira que serão posicionados estão condicionados a prioridade da empresa. Sendo assim, o gestor do site tem toda liberdade necessária para personalizar o site de acordo com o que deseja.

Os conteúdos podem ser posicionados e divididos pelas abas do site como necessário, e, caso a empresa responsável pela criação de site possua um CMS (gestor de conteúdo), alterados a qualquer momento pelo gestor.

SEO

Toda a estratégia de conteúdo deve ser planejada e otimizada para SEO, é essa otimização que define em qual posição o site vai aparecer nos motores de busca, como o Google, e aparecer na primeira página do Google é extremamente importante para a relevância da empresa.   

Como já falado, a melhor forma de atrair o usuário é gerar conteúdos relevantes, e por isso ao falar de marketing de conteúdo o primeiro pensamento do produtor de conteúdo é criar posts para blog.

Caso a empresa opte por usar somente redes sociais ela não terá tanta relevância nos buscadores e perderá espaço para os concorrentes. As redes sociais são apoio e não canal principal.

Isso porque com a criação de um site, você passa a ser visto e reconhecido pelo Google e se a empresa é encontrada facilmente no Google ela agrega valor na visão do consumidor.

Concluindo

Visto todos os benefícios de ter um site e uma estratégia de marketing de conteúdo bem definidos é impossível continuar de fora desse mercado. Inove e agregue ainda mais valor a sua empresa ao criar um site profissional e uní-lo à uma estratégia de conteúdo completa e planejada.   

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