Os negócios e-commerce têm crescido muito ultimamente por conta da internet. Esta se popularizou muito, e trouxe consigo mais comodidade e praticidade para a vida das pessoas.
Inclusive, a internet influencia o comportamento dos consumidores de muitas maneiras, pois por meio dela, eles podem ter acesso a diferentes opções de lojas para um mesmo produto ou serviço.
As lojas físicas continuam ativas, mas as lojas on-line possibilitam que as pessoas comprem o que quiserem, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Essas facilidades atraíram também os olhares de muitos empreendedores, que viram nesse modelo de negócios uma excelente oportunidade de vendas.
Só que não basta simplesmente fazer um site e querer vender, é necessário levar em conta sua qualidade e a experiência que o usuário terá ao navegar.
Por isso, existem diferentes estratégias focadas na experiência do consumidor, englobando as características das páginas.
Além disso, é importante investir em marketing de relacionamento, inteligência artificial, dentre outras técnicas, para o aprimoramento da navegabilidade do seu comércio online.
Tudo isso faz parte da construção de uma plataforma e-commerce que, mais do que vender aquilo que o cliente precisa, preocupa-se em oferecer a ele muita qualidade em tudo o que envolve o processo de compra.
Por que o e-commerce precisa ser melhorado
No Brasil, as plataformas e-commerce têm crescido exponencialmente, visto que estamos vivendo em um país onde o número de usuários da internet está entre os maiores do mundo.
Mesmo com as diversas crises pelas quais o País está passando, as pessoas continuam comprando cada vez mais por esses canais. Mesmo assim, é importante garantir a melhor acessibilidade.
Isso porque, a cada dia, novos negócios desse tipo surgem, um mais completo do que o outro, que atestam a melhor experiência para o cliente desde o primeiro clique.
Além disso, é possível vender qualquer tipo de produto, o que atrai ainda mais a atenção das pessoas. E além dessa grande variedade, os preços mais baratos também são muito atraentes.
A alta demanda aumenta a concorrência, afinal, cada vez mais os e-commerce querem atender às necessidades dos clientes.
Para destacar-se nesse meio, é necessário conhecer as melhores estratégias e ferramentas, para que o consumidor se sinta satisfeito e volte a fazer negócio.
Principais ferramentas e estratégias para a melhoria do e-commerce
Tendo essa necessidade de melhoria em vista, algumas das principais estratégias que podemos mencionar para melhoria de plataformas e-commerce são:
1 – UX – User Experience
Essa expressão, traduzida para o português, significa “experiência do usuário”. Trata-se de como uma pessoa sente-se ao acessar a página de uma empresa.
Sendo assim, ela tem tudo a ver com as plataformas e-commerce, já que elas dependem diretamente de suas páginas na internet para vender seus produtos e serviços.
Inclusive, o UX está relacionado com a sensação que uma pessoa tem ao acessar sua plataforma, incluindo blogs e aplicativos. Essa estratégia engloba algumas vertentes que a constituem, tais como:
Design
Se uma pessoa entrou no site de uma fabricante de empilhadeira elétrica e quer saber como falar com um vendedor, o design da página deve ajudá-la nisso. Portanto, o link de contato deve estar facilmente localizável, assim como o preenchimento do formulário de contato deve ser facilitado.
Quando isso acontece, podemos dizer que o usuário teve uma experiência positiva. Mas quando o contrário acontece, ele se sente frustrado. Portanto, um bom design ajuda a plataforma a fechar mais vendas.
Usabilidade dos botões
Todos os sites possuem botões que levam os usuários a realizar uma ação importante para eles. Uma boa plataforma e-commerce, não deve cuidar bem apenas do botão de compra, mas também de todos os outros.
Cada página deve funcionar adequadamente, e esses links devem ser facilmente encontrados no site. Dessa maneira, fica mais fácil para o cliente utilizá-los e ter acesso à ação que deseja.
Arquitetura da informação
A arquitetura da informação é importante porque é ela que ajuda as pessoas a encontrarem o que estão procurando.
Dentro do site de uma marca, existem muitas possibilidades de ação, mas cada uma delas deve ser facilmente encontrada. No ambiente digital, esta arquitetura pode ser aplicada em:
- Softwares;
- Aplicativos;
- Sites;
- Blogs.
É por meio dela que as informações serão encontradas e organizadas em uma estrutura facilmente compreensível. Tudo isso seguindo uma lógica e as possibilidades de interação.
Dessa maneira tudo o que envolve hierarquia, categoria e qualquer elemento que favoreça a navegação em uma plataforma e-commerce traduz o conceito de arquitetura da informação.
Além disso, ela é importante porque desenvolve melhor produtos e serviços orientados a oferecer qualidade na navegação e na usabilidade.
2 – Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia importante para qualquer tipo de organização, desde empresas de manutenção industrial, até um pet shop virtual. Isso porque ela visa estabelecer um relacionamento com o cliente, garantindo a satisfação dele e fidelizando-o.
Para qualquer empresa, custa muito mais caro conquistar um novo cliente do que fidelizar aqueles que ela já tem. Por isso, é indispensável que todo o atendimento e relacionamento com o consumidor seja bem construído.
Para isso existem muitas estratégias, e uma delas são os programas de fidelidade. Para as plataformas e-commerce, é muito importante aplicar esse conceito para que o cliente volte a fazer negócio.
Por exemplo, um programa de pontos pode estimular o cliente a comprar. Mas, para isso, é necessário obter um banco de dados com informações sobre o comprador.
Durante uma nova compra, o histórico desse banco de dados pode mostrar o acúmulo de pontos e, ao atingir uma meta pré-estipulada, o cliente é contemplado com um desconto ou brinde. O marketing de relacionamento também se aplica ao atendimento ao cliente.
Mesmo uma loja virtual precisa garantir um canal de atendimento, e os colaboradores devem ser treinados para atendê-los de acordo com a cultura da empresa.
3 – Inteligência Artificial
A implantação de inteligência artificial (IA) tem um grande impacto nas plataformas e-commerce. Essa tecnologia tornou-se uma grande tendência para os negócios virtuais, o que pode melhorar sua performance online.
Isso porque ela oferece uma experiência única para as compras virtuais. Afinal, os e-commerce sempre oferecem a mesma jornada de compras aos consumidores. Mas isso pode ser mudado graças à Inteligência Artificial.
Ela oferece mais personalização do site com base em critérios pessoais que vão de acordo com os gostos, preferências, necessidades, produtos e aversões dos clientes da plataforma.
Isso acaba por diminuir custos e aumentar o ticket médio, além de aumentar a incidência de compras. Tudo porque, até mesmo as ofertas são enviadas de maneira personalizada, por meio de uma inteligência de dados que aumenta o lucro.
4 – Estudo da persona
É muito importante que uma revenda virtual de válvula de esfera monobloco latão forjado e outras empresas invistam na definição de sua persona.
Esta é uma definição assídua do tipo de cliente ideal de uma empresa, criado com base em estudos feitos a partir do público-alvo. Um exemplo de persona seria:
André, 36 anos, solteiro, formado em tecnologia da informação. Gosta de viajar e está sempre em busca de inovações. Com base em um perfil bem delimitado, fica mais fácil para as marcas entenderem quais são os gostos, necessidades, preferências e até aquilo que eles não gostam e não comprariam.
Com base na persona, é possível personalizar o atendimento, a venda de produtos e impactar o cliente de maneira positiva.
5 – Técnicas de copywriting
O copywriting é uma técnica de produção de conteúdo que tem como principal objetivo convencer o leitor a realizar uma ação.
Ele tem caráter persuasivo e faz uso de gatilhos que despertam a atenção do leitor e o seu interesse sobre determinado produto ou serviço. E tudo isso tem como foco aumentar as conversões em vendas.
No entanto, para que essa estratégia funcione, é importante que a empresa faça uso de métodos como:
- Saber quem é o público-alvo;
- Estabelecer um tom de conversa;
- Criar títulos atraentes;
- Criar conexão com o leitor;
- Usar verbos de ação.
O copywriting é fundamental para os negócios virtuais, pois por meio dele é mais fácil convencer o leitor e criar um senso de urgência para a compra de determinado produto.
Conclusão
Os e-commerce ocuparam um grande espaço no mercado, afinal, eles são mais fáceis e práticos para os clientes. Mas existem diversas plataformas atualmente, e o consumidor moderno está cada vez mais exigente.
E para sair na frente, não basta apenas vender um bom produto, é necessário cativá-lo por meio de uma experiência positiva e adequada. Por isso, é necessário estar por dentro das principais estratégias.
Neste artigo, você aprendeu algumas das principais, para que, dessa maneira, mais do que ter um negócio online, possa transformá-lo num grande sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.