Escolher onde sua empresa vai armazenar arquivos e informações importantes para o funcionamento dela é algo extremamente importante. Ali estão dados que garantem a continuidade do seu negócio, bem como dados sigilosos e de terceiros cuja privacidade deve ser mantida.

Além disso, uma empresa produz diariamente diversos tipos de documentos seja em papel ou digitais, e que podem ser exigidos a qualquer momento por consumidores, fornecedores ou órgãos de fiscalização, por exemplo.

Assim, tê-los acessíveis e organizados facilita a rotina de trabalho, ainda mais frente ao novo cenário que o mundo está enfrentando. Visto que muitas empresas estão em home office e nem todos os integrantes da empresa terão acesso aos documentos físicos no mesmo instante que se fizer necessário.

Pensando nisso, preparamos este texto para mostrar a importância de armazenar arquivos na Nuvem e como isso pode facilitar o dia-a-dia da sua empresa. Continue a leitura!

Armazenar arquivos na Nuvem

O primeiro ponto a se analisar é o espaço para armazenar as informações, pois esse sempre foi um problema para as empresas. Por quê? Visto que conforme os dias passam e a empresa cresce, maior será a quantidade de informações a serem arquivadas, concorda? E ninguém vai querer perder dados importantes.

Entretanto, para solucionar esse problema, as empresas podem contar com as vantagens das soluções de Backup em Nuvem e File Server para armazenar os arquivos.

Tais ferramenta, como as demais em Nuvem, contam com Cloud Computing e oferecem grande capacidade de armazenamento em servidores, o que permite acesso de qualquer lugar que se esteja no globo através da Internet. Dessa forma, a empresa ganha maior autonomia, pois consegue acessar seus dados de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso por si só, contribui muito para as companhias que tiveram que adotar o regime de home office, concorda? 

Sendo assim, há diversas alternativas para tornar sua empresa 100% online utilizando a nuvem. Confira!

Por que utilizar a Nuvem?

Quando falamos em armazenar arquivos em nuvem, há a necessidade de se ressaltar que uma certa complexidade que se deve à duas causas importantes, que são principalmente a segurança das informações ali contidas e a disponibilidade, pois tal serviço precisa estar sempre online.

Uma vez que, para as empresas é imprescindível ter contratos que garantam a segurança e disponibilidade das informações. E para isso, tem a opção de contar com o File Server Cloud, ou melhor, Arquivo em Nuvem.

Arquivo na Nuvem

Quando se opta por utilizar serviços, programas e arquivos armazenados em Nuvem, a empresa terá acesso de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, seja através do computador, Smartphone, tablet, e terá que apenas fazer login e ter conexão com a Internet para acessar seus dados e documentos online.

Isto é, ao armazenar arquivos na Nuvem não será mais necessário usar HD externo, Pen Drive, ter servidor ou algum outro equipamento físico na empresa. Sem contar que não precisará se preocupar com a segurança, visto que é possível restringir os acessos e permitir somente logins autorizados.

Quando se fala em transformação digital, aqui está o primeiro passo, que é a utilização da Nuvem para disponibilizar os arquivos e informações para as empresas, independente do horário e local, e consequentemente assim, aumentar a produtividade e colaboração em equipe.

Google G-Suite

O Google G-Suite nada mais é que um pacote de aplicações e serviços desenvolvido pelo Google, que conta com ferramentas como e-mail corporativo, baseado no Gmail, como também armazenamento e compartilhamento de arquivos, seja online ou offline, sendo feito pelo Google Drive.

Dessa forma, pelo Google Drive você consegue armazenar arquivos, desde documentos, textos, vídeos, fotos, músicas, e compartilhá-los com outros usuários da sua empresa, por exemplo, e ainda de forma segura. Além disso, você consegue acessar os arquivos de qualquer lugar e a qualquer hora, independente do dispositivo.

Assim, com os dados compartilhados na Nuvem, sua equipe consegue trabalhar Home Office. Uma vez que os colaboradores não vão precisar de espaço físico para desempenhar algumas funções. Em outras palavras, eles poderão armazenar arquivos, compartilhar e elaborar documentos com maior velocidade e agilidade.

Gostou de saber mais sobre como armazenar arquivos na nuvem pode ser vantajoso para sua empresa? Ainda mais em regime de home office? Através dessa tecnologia muitos gestores estão conseguindo maior produtividade, economia e garantia de segurança de dados para suas empresas, mesmo distantes do local de trabalho.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.