A plataforma aérea é um  equipamento essencial para que seja possível ter mais segurança, além de agilizar o andamento dos projetos em que necessita a elevação de profissionais.

Muito requisitada em obras de construção civil e empresas do ramo industrial, a plataforma aérea se tornou extremamente necessária, pois permite o ganho de mais produtividade e eficiência nas operações, assim como também faz com que os trabalhadores possam utilizar as suas ferramentas em pontos elevados.

Esse equipamento também é muito versátil e está disponível em diferentes modelos, tamanhos e formatos, seja do tipo tesoura, articulada, telescópica, mastro, entre outros.

Além disso, a forma mais simples de usufruir da funcionalidade do equipamento é por meio da locação de plataforma aérea, que por sua vez, permite ainda mais segurança e tranquilidade de uso pela equipe.

Ou seja, a plataforma aérea tem como finalidade auxiliar e agregar as atividades diárias de uma empresa.

Neste post, você irá conhecer mais sobre a plataforma aérea, quais as vantagens da locação de plataforma e descobrir outras opções eficientes de trabalho em altura. Veja abaixo:

O que é a plataforma aérea

A plataforma aérea é uma das categorias de plataforma elevatória. De forma geral, ela se consiste em um dispositivo mecânico utilizado para possibilitar que pessoas ou equipamentos acessem áreas elevadas, ou seja, em altura.

Uma plataforma de trabalho aéreo, também conhecida como dispositivo aéreo, plataforma de trabalho elevatória, caminhão caçamba ou plataforma de trabalho móvel de elevação é um dispositivo mecânico usado para fornecer acesso temporário a pessoas ou equipamentos a áreas inacessíveis, geralmente em altura.

Em outras palavras, as plataformas elevatórias são utilizadas normalmente para trabalhos em alturas, seja em empresas do ramo de construção civil ou indústrias, entre outras.

Elas promovem a segurança e conforto para o trabalhador que atua com processos em altura. Entre outros equipamentos, como andaimes ou escadas, as plataformas aéreas são as opções mais seguras e versáteis.

Quais os modelos da plataforma aérea

Ao contratar o serviço de locação de plataforma aérea, é possível encontrar diferentes modelos do equipamento. Veja abaixo sobre cada um deles: 

  • Plataforma aérea articulada: é ideal para alcançar áreas de difícil acesso com segurança. Por ter uma geometria versátil, ela promove mais velocidade quando se trata de trabalhos em terrenos irregulares. Elas são mais utilizadas na construção civil, manutenções, instalações e como categoria de transportadores aéreos industriais.
  • Plataforma aérea tesoura: é ideal para carregar cargas mais pesadas, pois seu foco é promover mais estabilidade e segurança durante o desenvolvimento das tarefas. Além disso, ela também é útil para ocasiões onde é preciso de mais elevação ou em espaços mais reduzidos.
  • Plataforma aérea veicular: a locação de plataforma aérea veicular vai agilizar com precisão o andamento dos seus projetos. Ela consegue alcançar pontos elevados com agilidade.
  • Plataforma aérea mastro: esse modelo de plataforma costuma ser utilizado em operações de manutenção em espaços mais fechados.

Quais as vantagens da locação de plataforma aérea?

Abaixo, veja todos os detalhes sobre as vantagens e benefícios de investir na locação de plataforma aérea para o seu negócio:

Versatilidade

A maioria das empresas que optam por comprar uma plataforma aérea para a sua utilização, na maioria das vezes, estão limitadas a usufruir apenas de um modelo.

Enquanto isso, ao locar plataformas aéreas, é possível escolher qual será o modelo do equipamento para determinada situação.

Cada modelo pode ser útil e específico, e por isso, realizar a locação de plataforma aérea com uma empresa especializada proporcionará uma gama maior de possibilidades.

Redução dos custos

Além disso, optar por Investir na compra de uma plataforma aérea pode gerar um alto custo, e por isso, não é uma opção viável para muitos negócios.

Sendo assim a locação de plataforma aérea acaba se tornando uma alternativa que reduz os custos, uma vez que sua empresa apenas terá que utilizá-la nos momentos necessários, sem ter um investimento alto.

Outra vantagem ao locar plataformas aéreas é que os gastos em relação a manutenção dos equipamentos também estão isentos.

Otimização do tempo de trabalho

A locação de plataforma aérea também proporciona a otimização do tempo de trabalho, pois qualquer risco de dano ao equipamento, o mesmo é trocado com agilidade e rapidez pela locadora do equipamento.

Ou seja, sua empresa estará dispensada de qualquer preocupação quanto ao que se relaciona com a manutenção. Muito pelo contrário, o equipamento estará em pleno funcionamento.

Segurança

Também não podemos deixar de lado que locar plataformas aéreas também é um meio de garantir a segurança dos profissionais responsáveis pela mão-de-obra. A segurança é um fator vital e que deve sempre ser levado em consideração pelas empresas.

Outras opções de trabalho a altura

Também existem outras formas de realizar atividades e procedimentos em altura. Muitas das vezes, esses processos são mais práticos e podem solucionar as necessidades do negócio. Veja abaixo quais são as formas:

Cesto aéreo

O cesto aéreo (ou cesta aérea) é semelhante a plataforma aérea, no entanto, é mais utilizado para a realização de procedimentos como troca de lâmpadas, podas de árvores, dentre outras atividades.

O diferencial do cesto aéreo é o isolamento, que por sua vez, serve para que o equipamento seja utilizado nas atividades em redes energizadas. E por isso, evita danos aos operadores, como, por exemplo, receber uma descarga elétrica.

No entanto, o cesto aéreo também consegue proporcionar a elevação de profissionais especializados.

Transportadores aéreos industriais

Os transportadores aéreos industriais tem como finalidade promover a movimentação de peças no processo produtivo de uma indústria, maximizando o tempo e evitando estoque de peças e matérias-primas.

Ou seja, os transportadores aéreos industriais realiza o transporte de peças de um local para o outro, evitando assim, o uso de empilhadeiras circulando no interior das fábricas e, consequentemente, diminuindo os riscos de acidentes entre os colaboradores.

Mais segurança com a locação de plataforma aérea

Ao longo do post, entendemos que a plataforma aérea é um dispositivo mecânico que tem como função alargar cargas ou profissionais em altura, para que seja possível realizar tarefas e atividades com mais segurança e otimização do tempo.

Dentre os diversos modelos existentes de plataformas aéreas no mercado, o mais viável é poder ter como possibilidade a escolha por meio de uma empresa especializada em locação.

Dessa forma, sua empresa terá maiores variedades de escolha para suprir suas necessidades, além de reduzir consideravelmente os custos, otimizar o tempo, aumentar a produtividade e, acima de tudo, ter a segurança dos seus colaboradores garantida!