Entre os imensuráveis elementos existentes no meio ambiente, podemos destacar uma série deles que, nos dias de hoje, já são produzidos na indústria.Alguns desses elementos também são utilizados em outras áreas. Entre eles, o gás nitrogênio é o componente de maior quantidade de oxigênio que respiramos.

Para termos ideia, o oxigênio é o elemento que constitui cerca de 78% de toda atmosfera. No entanto, ainda não é o elemento mais abundante da crosta terrestre.

Em 1772, Daniel Rutherford foi o responsável por descobrir o nitrogênio líquido, que se dá ao remover o oxigênio e o dióxido de carbono do ar.

Seu nome também conhecido se chama “azoto”, que significa “sem vida”, uma vez que o nitrogênio líquido não se alimentava a combustão.

Mas, como é feito e para que serve o nitrogênio líquido? Como ele é fabricado no ramo industrial? Continue a leitura e descubra de todos os detalhes a seguir.

O que é o nitrogênio líquido?

De forma geral, o nitrogênio líquido se trata de um elemento fabricado de forma industrial, por meio de um método de destilação fracionada.

Também conhecido como “azoto”, ou até mesmo pela abreviação “NL2”, essa substância é capaz de manter a temperatura ideal do ponto de congelamento, e é normalmente utilizado para essa função em substâncias básicas e diversos. O nitrogênio líquido tem o número ONU 1977.

Quando transformado em nitrogênio líquido, o elemento pode causar rápido congelamento ao contato com o tecido vivo.

Por essa razão, quando a substância não está em uso, ela é apropriadamente isolado em garrafas térmicas, também conhecido como botijão de nitrogênio, onde a temperatura é mantida durante poucas horas a algumas semanas.

Para que serve o nitrogênio líquido

Uma das primeiras formas de utilizar o nitrogênio líquido é por meio do processo de preservação real de animais e humanos, com o objetivo de reanimação futura.

Além disso, o nitrogênio líquido também pode ser um elemento utilizado no auxílio de combate às lesões da pele por meio do processo de crioterapia.

Já no ramo alimentício, o transporte de alimentos utiliza o nitrogênio líquido em sistemas de refrigeração e de congelamento, com o objetivo de manter a boa qualidade dos produtos.

Como é feito o nitrogênio líquido

Um dos métodos mais tradicionais da produção de nitrogênio líquido é por meio dos geradores de nitrogênio de membrana ou de Adsorção por Oscilação de Pressão (PSA).

Esses geradores separam o ar em seus componentes de uma maneira diferenciada, necessitando de um fluxo de ar comprimido para funcionar.

No entanto, uma das maneiras mais simples de obter nitrogênio é por meio de empresas especializadas no fornecimento de nitrogênio líquido.

Quais os benefícios do nitrogênio líquido?

Uma das principais vantagens do nitrogênio líquido é que a utilização desse componente se resulta em um excelente custo-benefício.

Além disso, se bem preservado, a substância pode ter uma alta durabilidade, e a empresa pode utilizá-la da maneira mais apropriada, de acordo com as suas necessidades.

Por fim, o nitrogênio líquido também é um elemento utilizado em diversas aplicações e em diversos ramos do mercado. Afinal, se trata de um produto versátil e que auxilia na preservação diária.

About the Author: Lucas Souza

Avatar
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados