Cada vez mais gente tem cuidado do carro com produtos e técnicas específicas para a tarefa. Por isso, o mercado global de produtos de limpeza para carros não para de crescer.
Para se ter uma ideia, em 2020, a venda global de itens para cuidados automotivos alcançaram US$ 10,36 bilhões. Já entre 2021 e 2028, a previsão é de um aumento anual de 4,3%.
Por que o mercado de produtos de limpeza de carros está em alta?
Os números em alta do mercado automotivo são um reflexo dos cuidados com o carro em casa, e também de empresas especializadas na estética automotiva. Especialmente aquelas focadas em uma limpeza ecológica do carro, que usam menos água e mais produtos.
Antes, cuidar do carro em casa significava água, sabão e uma cera para a lataria. Hoje, porém, os consumidores já entenderam que o cuidado especializado com o veículo traz mais vantagens.
Então, em vez de usarem detergentes de cozinha, por exemplo, os usuários procuram por detergentes automotivos. Em vez do pretinho comum, eles preferem o revitalizador para pneus; no lugar de uma simples cera, aplicam um vitrificador.
A razão disso vai além de querer manter o carro limpo. Na verdade, os consumidores já perceberam também que cuidar do veículo tem outros dois benefícios.
Primeiro, a durabilidade do automóvel. Se o carro é limpo, tratado e protegido com produtos como o vitrificador, ele dura mais. Afinal, os produtos especializados previnem danos, conservando as superfícies.
Em média, os brasileiros trocam de carro a cada três anos. A conservação do veículo é essencial, para garantir que esse tempo, se desejado, seja facilmente alcançado pelo usuário.
Além disso, um veículo bem-cuidado tem maior valor de mercado. Então, na hora de vender o carro, o dinheiro embolsado tende a ser mais vantajoso.
Mais do que cuidar do veículo em casa, o usuário também tem a opção de levar o carro a uma estética automotiva. As estéticas são diferentes dos lava jatos, mais especializadas e com serviços variados.
Enquanto um lava jato geralmente apenas lava o carro, com água e sabão, a estética usa produtos especiais e métodos para evitar danos, conservando o carro. Logo, é um negócio que tem atraído gente interessada em manter a limpeza e atenção ao automóvel em dia.
Veja também:
Distribuidoras de produtos também contribuem para setor
Outra fonte de bons registros para o mercado de limpeza automotiva, e que favorece a produção industrial em consequência, é a distribuição de produtos.
As lojas especializadas na venda destes itens têm se expandido, inclusive, por meio de franquias. São empresas que atendem ao público final, a profissionais e a estéticas automotivas, especialistas na realização dos produtos.
Dessa forma, os números do mercado global de produtos devem se manter em alta, como a previsão citada antes. Com a indústria, distribuição, vendas e serviços em crescimento, o ramo deve representar uma fatia cada vez maior da Economia mundial ao longo dos anos.
Até porque, a venda de veículos mantém uma crescente. Para se ter uma ideia, foram emplacados 74 mil veículos no primeiro semestre de 2021 no Brasil.
Artigo produzido pela equipe Acquazero.