O marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias para chamar a atenção do público para seu negócio. Essa ferramenta é o ponto principal para que uma empresa consiga obter lucro e bons resultados. 

Nesse sentido, o marketing pode ser definido como o estudo do mercado, já que para obter sucesso dentro de uma empresa, é necessário estudar o mercado atual, para saber em que o empresário deverá investir em sua empresa. 

Por isso, é muito importante elaborar boas estratégias de marketing, para que a empresa possa estabelecer quais produtos e serviços vão chamar o público alvo do estabelecimento. 

De acordo com a American Marketing Association, a definição de marketing é a seguinte:

“Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Podemos afirmar então que, o marketing é nada mais nada menos que uma união de estratégias, com o intuito de desenvolver um valor de uma marca e/ou produto para oferecer a seu público alvo. Logo, pode impactar diferentes segmentos, como o da indústria têxtil, por exemplo. 

A Inovação do marketing nas indústrias

O marketing é um setor extremamente esperto e inteligente em uma empresa, portanto, se você anda percebendo que as suas estratégias de marketing não estão lhe dando o resultado esperado, talvez seja o momento de reavaliar os seus métodos.

Aliás, o marketing é considerado um método muito antigo, que já existia desde a época das negociações e movimentos na época do escambo. Claro que o conceito, as técnicas e as características mudaram com o tempo, já que o mercado vem sempre se atualizando de acordo com a tecnologia, porém, o intuito é o mesmo. 

Nos anos 40, o marketing começou a ser estudado, ganhando mais força logo depois da segunda guerra mundial, junto da crescente concorrência e precisão de uma regeneração na economia dos Estados Unidos. 

Já nos anos 50, Peter Ducker fez a divulgação do marketing sendo uma força para conseguir realizar mais vendas por meio dos processos de encantamento dos possíveis clientes, que depois caiu para os empreendedores. 

No Brasil, no mesmo momento, as agências brasileiras desenvolveram melhores campanhas de marketing, tendo como base as realizações elaboradas no exterior. Isso, dado ao fato de que as grandes empresas logo chegaram ocupando o mercado e trouxeram consigo uma visão de fora muito mais ampla, para nosso mercado.

Agora que já falamos um pouco sobre o que é o marketing, vamos ao foco deste artigo! Afinal, como o marketing está impactando a indústria têxtil? 


Veja também:


Como o marketing está impactando a indústria têxtil?

A indústria têxtil é responsável por fazer a transformação de algumas fibras em fios, desse fios em tecidos e desses tecidos em peças de roupas, itens para casa, como panos, dentre vários outros itens que precisam de tecido para serem fabricados. 

A indústria têxtil é considerada muito importante em nosso país, já que é responsável por uma média de 16,7% de empregos. Sem contar que é um setor com mais de 200 anos em nosso país, que oferece muitos negócios e segue concretizando a moda circular, considerada a maior cadeia têxtil do Ocidente. 

No Brasil, segundo informações do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiespexistem cerca de 27 mil indústrias têxtil. A expectativa é que esse mercado cresça em média 3,1% ainda esse ano. 

Essa indústria e a moda são consideradas parceiras de negócio, já que andam juntas o tempo todo, trabalhando no desenvolvimento de novas peças, sendo que uma depende da outra. 

Após a revolução industrial e aparecimento de novas tecnologias, as opções aumentaram ainda mais. A cada dia que passa, novas ideias de tendência surgem, seguidos por diversas formas de melhorar o desenvolvimento da produção e aumentar os resultados.

Aliás, já ouviu falar em Moda Circular? 

A Moda Circular é baseada em itens importantes para o crescimento sustentável e também para a economia. Esse conceito é relacionado em conseguir manter uma peça de roupa o máximo de tempo possível! 

As marcas de roupas famosas são um dos produtos escolhidos pelas pessoas para manter o estilo e opção da moda circular devido ao melhor custo benefício.

Os impactos do marketing no setor têxtil

A chegada da pandemia devido ao novo coronavírus (covid-19), ocasionou um grande impacto para a indústria têxtil e seu marketing digital pelo mundo. Em meio a crise, as pessoas passaram a economizar os gastos com o consumo de matérias primas que beneficia o meio ambiente, mas prejudicou algumas produções nas indústrias.

Os setores passaram a divulgar tendências de consumo sustentável para evitar a produção de peças em massa e, com isso, o marketing voltado a esta divulgação impactou no processo produtivo.

Embora as mudanças do período, o futuro da indústria têxtil será promissor, devido às mudanças e novos hábitos das pessoas, e pela maneira que a moda e suas tendências sofrem alterações ao decorrer dos anos.